TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE OPERACIONAL - ESTUDO DE CASO EMPRESA MAGAZINE LUIZA

Por:   •  17/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este estudo foi realizado com a finalidade de avaliar a empresa Magazine Luiza S.A. O objetivo é averiguar quais fatores colaboraram para o sucesso atingido pela empresa desde sua criação, momento contemplado desde a abertura de seu capital na bolsa de valores. O avanço da tecnologia é um dos fatores que colaboram para o seu crescimento. A metodologia empregada foi por meio de um estudo de caso, com um acesso ao seu acervo do banco de dados. Expusemos a empresa Magazine Luiza, partindo da sua fundação e abordando os episódios ressaltantes durante a sua trajetória, que aprecia o momento de aquisições e incorporações, junto às mudanças no modelo de negócios, benfeitoria logística e modernização do setor comercial. O crescimento das receitas e o lucro da empresa apresentaram seu valor de mercado multiplicado, transformnado a empresa e deixando gigantesca no setor varejista e se tornando uma das mais importantes companhias nacionais.

Palavras-chave: Modelo de Negócios. Benfeitoria Logistica. Modernização do Setor Comercial. Valor de Mercado. Setor Varejsita.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................5

2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................6

2.1. Maganize Luiza e Sua Cultura Organizacional.........................................................6

2.2. Magazine Luiza e Seu Estilo de Liderança...........................................................6

2.3. Magazine Luiza a Sua Missão, Visão e Valores...................................................7

2.4. Ramo de Atividade...................................................................................................8

3. AREA DE RECURSOS HUMANOS..........................................................................9

3.1. Recrutamento e Seleção..........................................................................................9

3.2. Admissão e Demissão............................................................................................10

4. TECNOLOGIA DO AMBIENTE EMPRESARIAL DO MAGAZINE LUIZA................11

5. CONCLUSÃO..........................................................................................................13

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Tudo começou com um sonho do casal de vendedores Luiza e Pelegrino Donato, de constituir um comércio que gerasse emprego para toda a família em Franca, interior de São Paulo, onde fez nascer à rede de varejo Magazine Luiza S.A. Para escolher um novo nome para a loja de presentes adquirida por eles em 16 de novembro de 1957, os fundadores criaram um concurso cultural numa rádio local, convidando os clientes a participar com sugestões e como Luiza era uma vendedora muito popular na cidade, os ouvintes escolheram o seu nome. Assim surgia o Magazine Luiza, trazendo muita inovação e comunicação transparente norteando os princípios da Companhia.

A produção e a venda de produtos e serviços das mais diversas naturezas têm são fundamental no seu método de funcionamento. Faz parte dessa dinâmica uma série de campos que podem ser explorados, como a produção de mercadorias, prestamento de serviços, logística, ampliação de tecnologias. O setor varejista tem papel extraordinário por fazer a intermediação entre fabricantes e consumistas.

Será empregado um estudo de caso sobre o Magazine Luiza. Uma importante varejista que teve um grande crescimento resultante das táticas de marketing que visam o relacionamento com o cliente e a união do meio digital ao físico. O presente estudo terá como finalidade avaliar sobre o crescimento da empresa de varejo Magazine Luiza e entender seu crescimento e adaptação no cenário digital. Já a metodologia utilizada envolve diante a um estudo de caso, aonde a empresa disponibilizou muitas informações.

O Brasil é um país com capitalismo relativamente adolescido, porém tem particularidades e muitos problemas como as características onde o recinto de negócios pode vir a instável, a vulnerabilidade a externalidades negativas; o espaço político que pode ser tortuoso, com modificações constantes nas diretrizes e nas variáveis macroeconômicas; e o caso onde o consumidor é heterogêneo, possuindo vários desejos e outras rendas desiguais; também fatores que revelam um espaço desafiador. Mesmo com todas essas particularidades, determinadas a empresa Magazine Luiza poderá vir a se destacar no mercado?

As perspectivas do Magazine Luiza para o futuro é continuar investindo em seu ramo de atuação para que haja um aumento da frequência de compras de clientes, em especial, nos meios digitais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Maganize Luiza e Sua Cultura Organizacional

A assimilação da cultura organizacional está sempre agregada absolutamente ao que o pesquisador considera como cultura (FREITAS, 2007). Neste sentido:

verifica-se uma ampla multiplicidade de pesquisadores que usam conceitos, técnicas, consignações e passos abordando diversos aspectos. Cada corrente reivindica para si o diagnóstico mais fiel dos acontecimentos culturais e desconhecem a ajuda de outros olhares, instalando uma verdadeira luta pelo comando intelectual do campo (FREITAS, 2007, p. 35).

No caso da Magazine Luiza a sua cultura organizacional está profundamente centrada na valorização dos seus colaboradores e no respeito aos seus clientes. Valorizam as pessoas, e sempre as colocam em primeiro lugar. Isso se reflete no relacionamento com seus clientes e na política de gestão de pessoas que sempre adotam. A Magazine Luiza conta com pilares importantes que dão a eles sustentação e vitalidade para disseminar a cultura pioneira e inovadora do Jeito Luiza de Ser:

A infraestrutura neste sentido é composta por três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com