TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        .....................

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO............................................................5

2.1.1 Conceitos e Definições.......................................................................5

2.1.2 Existem diferenças entre treinamento e desenvolvimento?.................6

2.2 BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO.............................................................7

2.3 ETAPAS DOS PROGRAMAS DE T & D.....................................................8

2.3.1 Diagnóstico.........................................................................................9

2.3.2 Elaboração do programa de treinamento:...........................................9

2.3.3 Implementação do programa de treinamento:....................................10

2.3.4 Avaliação dos resultados...................................................................11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        .......................................

4 REFERÊNCIAS        .......................................................................................................


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:

                                     O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES

Resumo:

Atualmente as empresas já compreenderam que são as pessoas que fazem a diferença nos seus negócios e adotam o treinamento e desenvolvimento como uma estratégia para formar equipes competentes e de alta performance. As organizações estão conscientes da importância do treinamento como instrumento para melhorar e aumentar a produtividade e rentabilidade empresarial. Treinar e desenvolver pessoas são conceitos muito próximos, pois seus métodos de aprendizagem são muito similares, o que diferencia um do outro é a questão do tempo, pois o treinamento é orientado para o presente, foca o cargo atual, busca preparar o funcionário para os resultados imediatos de desempenho, enquanto o desenvolvimento é um processo mais longo, prepara o individuo para ocupar cargos futuros na empresa ou para adquirir novas competências necessárias para os desafios e estratégias da empresa (CHIAVENATO, 2008).

Palavras-chave: Treinamento, desenvolvimento, estratégia, produtividade e desempenho.


1  INTRODUÇÃO

O treinamento e desenvolvimento têm aspecto fundamental na evolução dos paradigmas, pois desde o início do sistema de fábricas já se constatavam inabilidades dos trabalhadores, o que influenciava a eficácia da produção (CHERNS, 1982 apud MALVEZZI, 1999). Malvezzi (1999) ainda salienta que o treinamento no contexto da Administração Científica, que foi a primeira teoria administrativa surgida no século XX, a partir do trabalho de autores como Taylor e Ford. De acordo com essa teoria, seria por meio da formação profissional que se garantiria a competência para o exercício da tarefa. Assim, começou-se a ensinar os procedimentos aos funcionários, “adestrando-os” nas habilidades requeridas. Sob essa visão, o trabalhador foi assumido como um ser fragmentado em habilidades e traços de personalidade, ou seja, a habilidade era entendida como algo objetivo e existente dentro do indivíduo.  

A atualização das empresas tornou-se imprescindível para deixá-la á frente de seus concorrentes, destarte nesse mundo de disputas acirradas, onde vantagens tornam-se um diferencial e seus colaboradores fundamentais para esse evolutivo e transformador. O indivíduo é essencial para a realização das tarefas e cumprimento de prazos e metas, independentemente se possui á sua disposição diversos aparatos tecnológicos ou não, as pessoas são fundamentais para que esse trabalho seja concluído. A frente de qualquer máquina está o homem, ele é capaz de pensar e desenvolver soluções que elas não podem fornecer às empresas, com isso o investimento feito para capacitação e qualificação de seus funcionários dá-se necessário para o próprio crescimento organizacional.


  1.  DESENVOLVIMENTO

  1. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

2.1.1 Conceitos e Definições

Desde o inicio são relatadas situações em que uma pessoa ensinava a realização de uma atividade para as outras, com o objetivo fundamental de preservar as espécies, assim já era um tipo primitivo de colocar um treinamento em prática. O treinamento é “o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO; TAVARES, 2001, p. 125). Carvalho e Tavares (2001) acrescentam que, com o passar do tempo, além da preocupação básica com tarefas operacionais, é necessário se preocupar com princípios técnicos, comportamentais e morais relacionados ao cargo.

Na visão de Flippo (1970 apud MALVEZZI,1999), o treinamento é o ato de aumentar o conhecimento e a destreza de um empregado para o desempenho de determinado cargo ou trabalho. Dessa maneira, o treinamento é um processo educacional de curto prazo por meio do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes perante aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2002). Os treinamentos têm o objetivo de provocar mudanças no comportamento do funcionário, para que ele trabalhe de acordo com os princípios da empresa. O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudanças de comportamento (CHIAVENATO, 2002), que são: a) A transmissão de informações; b) O desenvolvimento de habilidades; c) O desenvolvimento ou modificação de atitudes; d) O desenvolvimento de conceitos. Sendo assim, as empresas podem realizar um treinamento visando modificar apenas um tipo de comportamento ou, então combinar dois ou mais tipos, dependendo do objetivo que ela pretende alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com