TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO - UMA HABILIDADE HUMANA

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 11

A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA E ACONTECIMENTOS SACIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINSTRAÇÃO

        INTRODUÇÃO

Em todas as disciplinas e áreas do conhecimento, seja ela exata humana ou biológica, é de fundamental importância o estudo investigativo dos primeiros pensadores de determinado assunto, bem como de suas respectivas teorias, princípios e fórmulas.

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. As características marcantes principalmente de Taylor evidenciaram suas contribuições para época, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Existem três aspectos chaves que devem ser apontados nesta definição: dá maior ênfase ao elemento humano na organização, focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades, incluiu o conceito de que a realização dos objetivos pessoais de seus membros deve ser integrada à realização dos objetivos organizacionais é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar.

ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.

• Habilidade Técnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetos físicos e concretos; consiste em saber utilizar métodos e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas.

• Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.

• Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO

                Antigamente as pessoas viviam mais na forma de improvisos, sem saber exatamente no que ocasionariam de bom ou ruim para elas, por tanto Taylor, Fayol e Hawthorne, foram os percussores de teorias para que existisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas empresas, com maior eficiência e maior produtividade nas organizações.

        Os percussores:

        TAYLOR

                A Teoria Cientifica de Taylor surgiu com o que chamamos de ‘’ênfase nas tarefas’’ surgiu durante a Revolução Industrial com a racionalização do trabalho no nível operacional como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salario.

        Cada teoria foi criada possuindo uma “abordagem” e, significa dizer que, cada estudo que se transformou em uma teoria teve um enfoque, uma maneira de enfatizar ou evidenciar os valores e relações econômicas, sociais e políticas da época em que foram criadas.

                Provando o avanço revolucionário que a Ciência Administrativa alcançou e para acompanhar as rápidas mudanças atuais, todas essas

        Teorias foram desenvolvidas buscando a adaptação necessária à sobrevivência das organizações em geral.

   *         Seleção científica do trabalhador – tarefas mais comparáveis com sua aptidão e após muito treino.

   *         Tempo-padrão – trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa.

   *         Plano de incentivo salarial – remuneração proporcional ao número de peças produzidas.

   *         Trabalho em conjunto – interesses dos funcionários (altos salários) e da administração da fábrica (baixo custo de produção) podem ser conciliados.

   *         Gerentes planejam operários executam – planejamento de responsabilidade da gerência.

   *         Divisão do trabalho – tarefas divididas no maior número possível de Sub-tarefas.

   *         Supervisão – deve ser funcional, especializada por áreas.

   *         Ênfase na eficiência – uma única maneira certa de executar uma tarefa.

FAYOL

Um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno.  Dizendo que a arte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos, onde pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, sendo eles.

1. Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;

2. Funções Comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação.

3. Funções Financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.

4. Funções de Segurança, relacionadas com a proteção e preservação de bens.

5. Funções Contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções Administrativas, relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. 

ELTON MAYO

Fundador das relações Humanas, professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Wardvard, a pós cinco experiências em Hawthorne, Mayo passa a dotar os seguintes pontos de vista.

   * O trabalho é uma atividade tipicamente grupal; o operário reage como membro de um grupo e não como um indivíduo isolado.

   * A organização eficiente é incapaz de elevar a produtividade se as necessidades psicológicas não forem descobertas, localizadas e satisfeitas.

   * As Relações Humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com