TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTA ROTATIVIDADE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Por:   •  3/10/2018  •  Artigo  •  5.268 Palavras (22 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO

NEIRISILE BORGES DE NOVAIS

TAINARA PEREIRA LIMA

ALTA ROTATIVIDADE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Brasília-DF

2018

[pic 2]

LICENCIATURA EM ADMINISTRAÇÃO

NEIRISILE BORGES DE NOVAIS

TAINARA PEREIRA LIMA

ALTA ROTATIVIDADE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Albert Einstein, como registro parcial para obtenção de título de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. José Roberto Nunes.

Brasília-DF

2018


ALTA ROTATIVIDADE DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

[1] Neirisile Borges Novais

 ² Taynara Pereira  Lima

Resumo

O presente artigo visa ressaltar a intensidade de como as coisas estão se transformando, diversos são os motivos que contribuem para isso. Uma das áreas empresariais que vem passando por constantes mudanças é a de recursos individuais visto que tem ligação com um dos fundamentais itens de uma empresa, ou seja, as pessoas. Evidencia-se que ter os profissionais como aliados dentro da organização tornou-se um desempenho muito competitivo para a empresa. A administração de recursos individuais passa a ter um papel cada vez mais notório, amplo e significativo, visto que não apenas faz a parte burocrática, inclui também de fato uma conexão de companheirismo, clareza e partilha relacionados as suas metas e objetivos com os funcionários. Assim, o artigo demonstra a importância de manter os funcionários instigados por meio de motivação num ambiente que se sinta agradável.

Palavras chave: organização, recursos, motivação, mudanças.

Abstract

This article aims to highlight the intensity of how things are changing, the reasons that contribute to it. One of the business areas that is undergoing constant change is that of individual resources since it has a connection with one of the fundamental items of a company, that is, the people. Evidence that having the professionals as allies within the organization has become a very competitive performance for the company. The management of individual resources has an increasingly prominent, large and significant role, as it not only makes the bureaucratic part, it also includes in fact a connection of fellowship, clarity and sharing related to its goals and objectives with employees. Thus, the article demonstrates the importance of keeping employees instigated by motivation in an environment that feels pleasant.

Key words: organization, resources, motivation, changes.

INTRODUÇÃO

Tal estudo tem como objetivo analisar a causa e os fatores da elevada rotatividade nas organizações e diminuí-la, com base em livros e artigos científicos percebendo que a seleção de pessoas malfeita tem grande influência sobre este assunto. Os recursos humanos da organização devem estar induzindo os funcionários com benefícios para que direcionem suas necessidades e apresentem orgulho em trabalhar, ter um plano de vida profissional ajuda-o a reter fazendo com que ele tenha probabilidade de crescimento e se dedique a isso.

Desse modo a maior rotatividade de funcionários também denominada como turnover, é a frequência com que profissionais imigram e saem de uma empresa, é um dos outros propósitos mais relevantes a serem analisadas dentro de uma organização. Isto destaca ainda que há algo inadequado na empresa que precisa ser aprimorado, portanto, cabe ao gestor ou líder da empresa identificar as suas causas e consequências, que ocasionam tal parâmetro tão dispendioso. Diante do conteúdo observado este artigo tem por objetivo reconhecer os mecanismos, empregados através organizações, tendo como foco maneiras de reter os servidores para equilibrar os princípios e aplicações depositados nos mesmos. Assim evidenciando que as organizações têm por finalidade lucros e não almeja perder capital humano, havendo o desligamento a perda ainda é muito maior. Portanto, o setor de recursos humanos deve ponderar bem antes da prática de admissão, é importante captar pessoas que apresentem resultados.

A filosofia de desenvolvimento desse artigo é a de pesquisa bibliográfica. Foi projetada uma pesquisa com base em materiais publicados em livros e pesquisa cientifica. O mercado de trabalho passa constantemente por mudanças, inclui também em tempos de crise, é essencial que a empresa consiga se deparar com maneiras cada vez mais eficientes de manter o pouco critério de rotatividade de pessoas dentro da sua organização.

De acordo com Chiavenato (2004), as pessoas enfrentam a ser o diferencial concorrido em uma organização, já que é através dela que se mantém e se promove o sucesso, ou seja, é nas pessoas que se enfatiza o potencial para o desenvolvimento e progresso da empresa.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Ribeiro (2006, p.4) “A gestão de pessoas é uma das áreas que tem vem decorrendo variações e alternâncias nos últimos anos. ” O departamento de recursos humanos tem como objetivo conduzir as ligações dentro de uma organização, sendo dessa forma, atender todas as necessidades e exigências da empresa.

O papel do Rh é escolher pessoas apropriadas com o melhor perfil profissional, além disso, deve proporcionar colaboradores bem preparados e instigados para estabelecer uma organização. Primeiramente com uma contratação que tem por finalidade atingir pretendentes capacitados e selecionando pessoas corretas para cada função vigente com o objetivo de manter e aumentar a produtividade. Com a ampla competividade do mercado existem diversas ações que devem ser feitas para conquistar e manter um colaborador na empresa.  Um dos problemas que atualmente vem contribuindo e impressionando os gestores são evidentemente as saídas e danos de pessoas em uma empresa.

A satisfação no trabalho influencia na elevada rotatividade, os trabalhadores insatisfeitos têm mais probabilidade de se demitir dos que certas justificativas, dessa forma, ocasionando, custo muito dispendioso para a organização (SHERMERHORN, HUNT E OSBORN, 1999 p, 94)

Entretanto quando se acrescentam um servidor cai à lucratividade e pode atingir associados sua empresa  Para que haja a reposição esse profissional precisa recrutar, escolher e praticar, outra pessoa isso leva um certo tempo, somente o novo servidor se adequa  a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (237.4 Kb)   docx (79.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com