TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE AMBIENTAL

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

3 ANALISE AMBIENTAL

 A partir da analise ambiental estudada referente ao microambiente e macroambiente, o qual o microambiente são forças que interferem diretamente na organização como: o cliente, os concorrentes e os fornecedores e o macroambiente são forças sociais que atingem a empresa, como: as variáveis demográficas, econômicas, sociais, tecnológicas. Segundo Chiavenato (2005, p. 71), “ambiente é tudo o que está além das fronteiras ou limites da organização”. Baseado neste processo foi realizado a identificação das variáveis as quais mais beneficiariam a empresa no futuro, visando prever os desafios que possa enfrentar para assim tomar as decisões necessárias para atingir os objetivos esperados.

3.1 Microambiente

O microambiente é formado pelas forças imediatas ligadas a empresa, considera as expectativas dos clientes, concorrentes e fornecedores. De acordo com Porter (1979), o microambiente apresenta um conjunto de demandas que se constitui, em grande parte, oportunidades de negócios para tipos específicos de organizações.

3.1.1 Empresa

Toda empresa é formada por pessoas e é nelas que existe a possibilidade de sucesso ou fracasso da organização, pois através de uma equipe formada por profissionais nas áreas que abrange todo o setor administrativo, financeiro, contábil, departamento de compras, vendas e marketing que interfere diretamente nos objetivos e metas estabelecidas. A gerencia de marketing leva em consideração todos esses grupos, o qual forma o ambiente interno para desenvolver ações e planos de marketing.

Conforme (KOTLER, 2000, p.42) “As empresas têm maiores chances de se saírem bem quando escolhem seus mercados-alvo com cuidado e preparam programas de marketing customizados”.

3.1.2 Clientes

Clientes são indivíduos ou empresas que se beneficiam de produtos e/ou serviços disponíveis pelas empresas, em troca de recurso financeiro para satisfazer as necessidades e desejos.

Segundo Chiavenato (2000 p.82), clientes são os elementos que compram ou adquirem os produtos ou serviços, ou seja, absorvem as saídas e os resultados da organização.

Desta forma é necessário identificar o cliente em foco, saber quem são eles, o que procuram, qual o objetivo que eles querem conquistar, para poder auxilia-los nas possibilidades que a empresa oferece.

3.1.3 Concorrentes

A concorrência é uma competição entre as empresas que trabalham com o mesmo ramo de negócios, com o intuito de obter o maior e melhor crescimento no mercado, fatos que influenciam no momento da escolha para o cliente são: o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade e a imagem que o produto gera junto aos clientes e é preciso atingir vantagens e um diferencial, para posicionando a oferta contra a dos concorrentes para conquistar o cliente.

“A orientação de marketing sustenta que a chave para alcançar as metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvo selecionados, baseia-se em quatro pilares: mercado-alvo, necessidades dos clientes, marketing integrado e lucratividade.” (KOTLER, 2000, p.41).

Com o avanço da tecnologia, o acesso aos mais variados sites do ramo de suplementos, é necessário fazer a analise da concorrência, quais as necessidades dos clientes, onde o concorrente esta deixando a desejar, para formular uma estratégia para ganhar mais espaço no mercado.

A Internet está criando um novo e enorme arsenal de recursos para aqueles que são hábeis em coletar informações sobre os movimentos dos concorrentes. Atualmente, as empresas colocam toneladas de informações em seus sites, fornecendo detalhes para atrair clientes, parceiros, fornecedores e franqueados – e essas mesmas informações estão ao alcance dos concorrentes em um clicar de mouse.” (KOTLER, 2000,p.250).

3.1.4 Fornecedores

Os fornecedores são a relação entre empresa e consumidor, a partir deles que origina os recursos primordiais para a empresa produzir os bens e serviços.

Segundo Chiavenato (2004), fornecedores são as empresas e/ou os indivíduos que fornecem recursos ou insumos necessários ao funcionamento do negócio.

  A partir de uma pesquisa de mercado de fornecedores, é possível verificar os possíveis fornecedores, os produtos oferecidos por eles, a localização, os preços e as formas de pagamento, para então escolher o fornecedor que ofereça produtos de melhor qualidade pelo melhor preço.

3.1 5 Intermediários

Os intermediários do marketing auxiliam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Fazem parte os bancos, as financeiras, as agencias publicidade e propaganda, empresas de telecomunicação, revendedores com a intenção de criar um bom relacionamento com os clientes para promover a satisfação.

3.1.6 Publico

O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos, as empresas incluem diversos tipos de público.  Segundo Kotler apresenta sete tipos de públicos: púbico financeiro, público da mídia, público do governo, público de defesa do consumido, público local e o público geral.

Para preparar um plano de marketing para empresa atingir o publico alvo é preciso planejar um diferencial para atrair seu principal cliente. Conforme KOTLER, 2000, p.279 ‘’ A empresa pode criar um produto ou serviço mais adequado e oferecê-lo a um preço apropriado ao público-alvo’’.

3.2 Macroambiente

O macroambiente é formado por uma analise que inclui fatores como: o ambiente demográfico, o ambiente econômico, o ambiente natural, o ambiente tecnológico, o ambiente político e o ambiente cultural, o qual pode oferecer oportunidades e ameaças para a empresa. Auxilia o profissional de marketing a aplicar suas estratégias, para garantir o retorno de seus investimentos, gerando lucro para a empresa e respeitando os princípios da responsabilidade social.

3.2.1 Ambiente Demográfico

O ambiente demográfico é o estudo da população em relação ao tamanho, faixa etária, sexo, localização, ocupação, classe social, entre outros dados estatísticos, a partir dos dados coletados é possível diferenciar os grupos de clientes, identificar qual o segmento seguir, as necessidades e o poder aquisitivo dos clientes, para estimar o publico alvo e o melhor meio de comunicação que devera ser usado para atingir de modo eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com