TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE CUSTOS FAZEM A DIFERENÇA ENTRE EMPRESAS

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.678 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 CONHECIMENTO DOS CUSTOS        

2.2 GECON, ABC E RKW        

2.3 ANALISE DE CUSTOS FAZEM A DIFERENÇA ENTRE EMPRESAS        

2.4 CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO        

2.5 MATEMATICA FINANCEIRA E COMERCIAL NA ADMINISTRAÇÃO DE UMA EMPRESA        ....................................................................................................................

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de expor como o conhecimento de custos pode ter uma contribuição para se obter uma gestão com qualidade e eficiência, visando se ter uma boa analise para tomadas de decisões, reduzindo os custos para poder estar mais competitivo perante o mercado.

Veremos também a vital importância, bem como conceitos e objetivos da contabilidade, matemática financeira e comercial perante a administração de uma empresa          


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. O CONHECIMENTO DOS CUSTOS DE UMA EMPRESA PODE CONTRUIR PARA SUA MELHOR GESTÃO.

        Podemos começar entendendo que custo é um gasto gerado na produção de um bem ou prestação de serviço para gerar um novo bem ou serviço.

        Os custos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os custos diretos são aqueles que possuem medidas de consumo, por exemplo: matéria prima, embalagens, mão de obra utilizada na produção, entre outras. Os custos indiretos não possuem medidas objetivas e só podem ser alocados de maneira estimada e algumas vezes arbitrárias, por exemplo: chefias, salários administrativos, etc. Uma segunda classificação seria a dos custos fixos e variáveis. Os custos fixos são aqueles que não apresentam variação em relação a quantidade produzida, podemos citar como exemplo o aluguel. Os custos variáveis são aqueles que tem relação direta com a quantidade produzida, como por exemplo podemos citar a matéria prima.

        O conhecimento dos custos dentro de uma empresa resulta em uma melhoria do controle da mesma, colabora na elaboração de orçamentos e na comparação entre o orçado e o realizado, também pode ser considerada uma ferramenta importantíssima para a tomada de decisões, pois nos fornecem informações cruciais a curto e a longo prazo sobre medidas de corte de produtos, terceirização de serviços, redução de custos, etc.

        Os custos de uma empresa resultam da combinação de diversos fatores, entre os quais: a capacitação tecnológica e produtiva relativa a processos, produtos e gestão; o nível de atualização da estrutura operacional e gerencial; e a qualificação da mão-de-obra. De modo geral, reflete nos custos uma série de variáveis, tanto internas como externas. Entre as variáveis internas estão o modo de operar, os comportamentos e as atitudes. Entre as variáveis externas incluem-se o nível de demanda e os preços dos insumos. Quanto mais estruturada for a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de um sistema de custos. Uma vez que estruturar um sistema de custos é um assunto que mistura metas simples e um tratamento de dados complexo, é necessário definir seus objetivos.

Uma empresa apura seus custos com vistas: a. ao atendimento de exigências legais quanto à apuração de resultados de suas atividades e avaliação de estoques; b. ao conhecimento dos custos para a tomada de decisões corretas e o exercício de controles.

        Para atender às exigências legais, a empresa precisa adequar seus métodos de apuração de custos aos princípios contábeis e estar em conformidade com as normas e as legislações vigentes. Já para a tomada de decisões, podem ser empregados quaisquer métodos de custeio capazes de fornecer informações que atendam às necessidades gerenciais da empresa.

        Como visto acima os custos são determinados para que se atinjam os objetivos relacionados à determinação do lucro, ao controle das operações e à tomada de decisões. Além desses objetivos, as informações geradas pela contabilidade de custos subsidiam: A determinação dos custos dos insumos aplicados na produção; a determinação dos custos das diversas áreas que compõem a empresa; as políticas de redução dos custos dos insumos aplicados na produção ou das diversas áreas que compõem a empresa; o controle das operações e das atividades; a administração, auxiliando-a na tomada de decisões ou na solução de problemas especiais; as políticas de redução de desperdício de material, tempo ocioso etc.  a elaboração de orçamentos.

A contabilidade de custos também auxilia na solução de problemas relacionados: ao preço de venda; à contribuição de cada produto ou linha de produtos para o lucro da empresa; ao preço mínimo de determinado produto em situações especiais; ao nível mínimo de atividades exigido para que o negócio passe a ser viável; ao gerenciamento dos custos; a diversos problemas específicos.

2.2 PESQUISA SOBRE OS TEMAS: GECON, ABC E RKW

GECON ou modelo Gestão Econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Também conhecido por Grid Economics and Business Models Works.

Idealizado pelo Prof. Armando Catelli2 no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com