TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

  ANALISE DE MERCADO PARA A TECBRASIL       

Por:   •  24/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.291 Palavras (22 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


sumÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ANALISE DE MERCADO PARA A TECBRASIL        4

2.2        MODAIS DE TRANSPORTE E INCOTERMS        9

2.3        RISCOS E SOLUÇÕES PARA EXPORTAÇÃO        12

3 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

        Em um mercado altamente competitivo e variável como é o de comércio exterior, estar sempre atualizado com as demandas e as novas tendências de mercado deixou de ser um diferencial para se tornar uma questão de sobrevivência, mas para conquistar o mundo é preciso adotar estratégias de gestão eficazes, contar com ferramentas que forneçam diferenciais competitivos e antes de tudo, conhecer a realidade do mercado exterior, como também suas tendências.

O processo de internacionalização de empresas brasileiras tem sido objeto de pesquisas, visto a mudança de posicionamento do atual governo em relação ao Mercosul, formado basicamente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A criação do Mercosul refletiu em uma maior diversificação industrial entre os países membros, que implicou num aumento relativo da participação de setores mais intensivos em Tecnologia. Isto, por sua vez, refletiu num aumento da intensidade tecnológica das exportações e, consequentemente, num esforço doméstico de inovação que é a principal fonte de crescimento da produtividade econômica de uma nação. (KIM & NELSON apud NONNENBERG & MESENTIER, p. 1, 2011). Porém esse cenário foi sendo prejudicado pela crise econômica mundial e por medidas protecionistas de países como os Estados Unidos.

        Para sobreviver a esse cenário, empresas de tecnologia como a TecBrasil, cujo mercado atualmente se restringe ao Mercosul, necessita de um plano estratégico que a faça expandir sua área de atuação de forma a internacionalizar as exportações de seus produtos além do bloco econômico.

        Para tanto, é preciso desenvolver um estudo para inserir a TecBrasil no mercado internacional. Iniciaremos com uma análise de mercado que traga informações sobre os países que mais importam ou que tenham interesse em importar produtos eletrônicos. Em seguida serão apresentados dados sobre os modais de transporte e cláusulas contratuais necessárias para a exportação dos produtos. E, finalmente, serão discutidos os riscos e as soluções para que essas exportações ocorram de maneira segura e sustentável.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1.  ANALISE DE MERCADO PARA A TECBRASIL

        O bloco econômico denominado Mercosul, nasceu em 1991 com finalidade de integração política, econômica e comercial entre os membros Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além de gerar riqueza por meio da liberdade e da expansão comercial, aprovou instrumentos normativos que passaram a permitir a livre circulação de pessoas, possibilitando também o desenvolvimento social. Contudo, conforme VIDAL (2011), passados 20 anos da criação do bloco, os documentos apresentados já na XL Cúpula do Mercosul:

“revelam a preocupação dos formuladores de políticas para o bloco com a fragilidade do processo de integração quando não se avança de forma equilibrada em suas dimensões política, econômica, comercial e sociolaboral”. (VIDAL, p.19, 2011)

        Como explica GUIMARÃES (2012), a integração econômica, social e política decorrente da criação de um bloco é apenas um instrumento da política de desenvolvimento que, ao ampliar mercados e torná-los mais estáveis, contribui para desenvolver a cooperação, em especial a tecnológica e social e ao estimular a coordenação política das nações-membro. Entretanto, num cenário comprometido por uma grave crise financeira mundial como a ocasionada em 2008, essa integração naturalmente pode ser afetada.

        Contudo, as oportunidades surgidas com a criação do Mercosul beneficiaram diversos setores produtivos brasileiros, mas somente aqueles que conseguiram combinar as forças internas com as oportunidades externas, transformando-as em capacidades, conseguiram criar vantagens competitivas que permitiram expandir seus negócios para além de suas fronteiras. (CANDIA, p.2, 2003).

        Dito isso, para que seja possível identificar mercados internacionais em potencial para a exportação dos produtos da empresa TecBrasil, bem como identificar suas características locais e quais são as oportunidades para os produtos obterem uma maior fatia no setor, precisa realizar um estudo de mercado com base em uma avaliação quantitativa e qualitativa do nicho em que se atua e em que se pretende atuar. Sendo a primeira, uma análise do risco por meio de escalas de impacto e probabilidade, e a segunda, uma análise do impacto e efeitos do risco com base em dados numéricos.

        Essa modalidade de estudo busca analisar o porte do mercado em volume e valor, os públicos-alvo e seus hábitos de compra, bem como a concorrência e o cenário econômico de forma a prever fatores que podem atrapalhar no consumo do produto, como leis e outras barreiras à entrada dos produtos no mercado escolhido.

        Somente dessa forma será possível atestar aos acionistas que a empresa conhece o mercado a atingir e as demandas necessárias para atendê-lo. Para tanto, é necessário que o plano de negócios contenha informações sobre segmentação, sobre o mercado-alvo, sobre necessidades do mercado-alvo, concorrência, barreiras de entrada e regulamento (CARVALHO, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (383.5 Kb)   docx (478.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com