TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

ANALISE DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

(ISS EQUIPAMENTOS HOSPITALARES)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4

2 A EMPRESA..........................................................................................................................5

3 APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ANÁLISE SWOT.................................................6

4 APLICAÇÃO DA METODOLOGIA CINCO FORÇAS DE MICHAEL PORTER....6

4.1 RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES....................................................................6

4.2 BARREIRAS À ENTRADA DE CONCORRENTES......................................................6

4.3 PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES........................................................7

4.4 PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES.......................................................7

4.5 BENS SUBSTITUTOS...................................................................................................7

5 A MISSÃO.......................................................................................................................7

6 A VISÃO..........................................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

As organizações encontram-se em um cenário competitivo muito acirrado e para manter-se no mercado as empresas necessitam desenvolver estratégias e definir um objetivo. Desse modo foi desenvolvido uma pesquisa para investigar o posicionamento geral da empresa e elaborar um planejamento estratégico.

Diante disto adotou-se como método de pesquisa a aplicação da ferramenta de analise swot onde será possível pesquisar na organização, suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaçase omodelo de cinco forças de Michael Porter quepossibilita analisar o grau de atratividade de um setor da economia.

Kotler (2000), cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. Analisam-se as competências de marketing, financeiras, de fabricação e organizacionais e classifica cada fator como uma grande força, uma força, uma característica neutra, uma fraqueza ou uma grande fraqueza.

Com análise SWOT através dos dados coletados, é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a empresa está inserida, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado. O objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).

Omodelo de cinco forças de Michael Porter identifica um conjunto de cinco forças que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos. São elas: Rivalidade entre concorrentes; Barreiras à entrada de concorrentes; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores; Bens substitutos.

2  A EMPRESA

A estudada foi a ISS Equipamentos Hospitalaresque está no mercado a mais de 10 anos, atuando na região de Sergipe e Alagoas, destacando-se pelos excelentes serviços de comercialização, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos. Com parceria comercial dos mais conceituados fabricantes de equipamentos médicos que possibilita ofertar aos seus clientes, equipamentos com excelência qualidade e opções de compra direto da fábrica com condições especiais de faturamento.

Em constante desenvolvimento, a empresa possui Laboratório Técnico próprio, equipado com analisadores e simuladores, calibrados com padrões rastreáveis pela RDC/Inmetro, e disponibiliza um corpo de profissionais especialmente treinados para efetuar assistência técnica nos mais diversos equipamentos.

O objetivo do seu trabalho é auxiliar nas resoluções, desde a aquisição de equipamentos médicos e execução de treinamentos, até a definição de obsolescência. Atuando diretamente com as equipes administrativas e de enfermagem em hospitais e clínicas.

A missão da ISS é disponibilizar produtos e serviços na área de venda e assistência técnica de equipamentos hospitalares em Sergipe e Alagoas, investindo na capacitação de sua equipe e no compromisso em atender às necessidades dos clientes, preocupando-se com a agilidade dos serviços, a eficácia na solução de problemas e o respeito ao meio ambiente.

A visão é tornar-se referência em serviços e produtos na área de vendas e assistência técnica de equipamentos hospitalares na Região Nordeste até 2017.

No desenvolvimento de suas atividades, a empresa assume o compromisso com os seguintes pontos:

  • Oferecer produtos e serviços de qualidade;
  • Compromisso no cumprimento de acordos com o cliente;
  • Clareza na relação com o cliente;
  • Respeito ao meio ambiente;
  • Busca permanente pela capacitação dos colaboradores;
  • Atenção com a apresentação de colaboradores e da empresa;
  • Compromisso com a saúde, segurança e bem estar de clientes e colaboradores;
  • Melhoria contínua do sistema de gestão;
  • Atendimento a leis e normas vigentes.

3- APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ANÁLISE SWOT

AMBIENTE

Pontos fortes

Pontos Fracos

Ambiente interno

S

W

Forças

Fraquezas

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SEUS COLABORADORES

ADMINISTRAÇÃO CENTRALIZADA NOS SÓCIOS, OS QUAIS NÃO POSSUEM PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS ATIVIDADES DO DIA-A DIA

PRODUTOS E INSTRUMENTOS DE TRABALHO DE ALTA QUALIDADE

POUCO INVESTIMENTO EM DIVULGAÇÃO

IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

CUSTOS ELEVADOS

CERTIFICADO DO INMETRO

Ambiente externo

O

T

Oportunidades

Ameaças

ABERTURA DE FILIAIS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

PERDA DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL (DEPENDENCIA DE FORNECEDOR)

AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO NO SETOR PRIVADO

CONCORRÊNCIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com