TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Ambiente Organizacional

Por:   •  30/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARCIA TATIANA LUTZ

RA 1740905

LAVACAR SENNA

PIM V

 

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

MARCIA TATIANA LUTZ

RA 1740905

LAVACAR SENNA

PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista.

Orientador: Gustavo Nascimento

 

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

2018

RESUMO

A Lavacar Senna está situada na cidade de Toledo/PR, ela é uma empresa do ramo de prestação de serviços na categoria lava jato manual, oferta serviços de higienização e estética automotiva. Por ser uma empresa pequena contando apenas com seis colaboradores, possui fácil gerenciamento de recursos humanos. Baseado numa administração voltada às pessoas, ela possui políticas de cargos voltadas a melhoria contínua na prestação do serviço. Para tal utiliza métodos de avaliação de desempenho que identifica possíveis falhas e busca de forma conjunta com seus colaboradores elaborar um plano de ação eficaz.

A matemática financeira auxiliou na implantação do negócio e auxilia o gestor nas tomadas de decisões, de curto e longo prazo.

Palavras-chave: Cargos, Avaliação de desempenho, Matemática Financeira.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        2

2. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        3

5.1 POLÍTICA DE CARGOS        10

6. MATEMÁTICA FINANCEIRA        13

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

6. REFERÊNCIAS        16

APÊNDICE A – AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO        18


1. INTRODUÇÃO

        O Projeto Integrado Multidisciplinar V visa integrar conhecimentos teóricos com a prática realizada nas empresas, por meio de uma pesquisa de levantamento de dados e características inerentes às disciplinas estudadas e suas correlações com a empresa.

        A empresa estudada foi a Lavacar Senna, de pequeno porte e familiar. Seu foco é voltado à prestação de serviço de estética automotiva especializada, simplificadamente, lavagem e higienização de veículos automotores. Ela está situada na Avenida Primeiro de Maio, Vila Pioneira – Toledo PR.

        Fundada em 2012, atua na região de maior densidade demográfica da cidade, possui localização privilegiada, pois existe um intenso tráfego de veículos em tal via. Assim como outras empresas do ramo, o ambiente é um tanto quanto rústico, no sentido de falta de lapidação e acabamento, porém possui um aconchegante escritório com área de espera para os clientes.

        Trabalham na empresa o proprietário, exclusivamente na administração e gerenciamento da empresa, e cinco outros colaboradores na prestação do serviço, sua estrutura organizacional e o quadro de cargos serão apresentados no capítulo desenvolvimento de recursos humanos.

        A empresa possui uma segmentação geográfica, absorvendo a maioria dos bairros de Toledo respeitando um raio de 20 Km de abrangência do ponto central de sua localização.

        A fim de conhecer o propósito da empresa, após uma breve entrevista com o proprietário, foram definidas a missão e a visão da empresa, que visam assegurar o correto alinhamento entre colaboradores e organização, a fim de melhorar o grau de comprometimento coma empresa. A fim de melhorar a prestação de serviços da empresa, ela utiliza a ferramenta de avaliação do desempenho de seus colaboradores.

2. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Sabe-se que a avaliação de desempenho busca avaliar e estimular a atuação dos colaboradores da organização, porém para que ela tenha o efeito desejado deve-se seguir uma espécie de “roteiro”, ou seja, existem algumas etapas a serem percorridas antes, durante e depois da implantação de uma avaliação de desempenho.

Chiavenato (2009, p.113) afirma que “a avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada ocupante no cargo, bem como de seu potencial de desenvolvimento. Toda avaliação é um processo para julgar ou estimular o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa.”

Primeiro deve-se esclarecer o que é desempenho para a organização, pois num sentido global, o conceito de desempenho é utilizado para medir performances, resultados, rendimentos, capacidade, etc. Na organização o desempenho está ligado ao comportamento dos colaboradores, oque é esperado que eles fizessem e o que eles realmente estão fazendo. Assim sendo, desempenho depende da escolha dos parâmetros a serem avaliados, e quem fixa esses parâmetros é quem desenvolve a avaliação, com base em um planejamento prévio.

Conclui-se então que desempenho é “o comportamento real do empregado face a uma expectativa ou um padrão de comportamento estabelecido pela organização

2.1 ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

        Para que a avaliação de desempenho obtenha um resultado que sirva de diretriz para melhoria da organização, sua implantação deve seguir algumas etapas, entre elas as mais importantes são:

  • Análise do ambiente organizacional
  • Escolha do objeto de avaliação
  • Escolha do responsável pela avaliação
  • Escolha da metodologia a ser aplicada na avaliação
  • Implantação do processo

A seguir demonstrar-se-á cada uma delas.

2.1.1 Análise do ambiente organizacional

Na etapa de análise do ambiente organizacional, faz-se um diagnóstico total da organização, identificando seu perfil. Isto inclui: conhecer o negócio e sua posição no mercado, conhecer o grau de tecnologia usado nos processos, o estilo gerencial e o modelo de gestão, conhecer a real importância dada ao setor de Recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (142.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com