TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE LOGÍSTICA EM UM LABORATÓRIO DE ANALISES CLINICAS (MULTILAB)

Por:   •  8/3/2019  •  Monografia  •  4.646 Palavras (19 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 19

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE LOGÍSTICA EM UM LABORATÓRIO DE ANALISES CLINICAS (MULTILAB)

João Paulo Fabris

jp_fabris@hotmail.com

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Escola de Administração e Negócios

RESUMO

O crescente aumento da competitividade empresarial leva as organizações a buscarem maneiras de aperfeiçoar seus processos com a finalidade de otimizar a operação e de reduzir custos. Uma das formas para se obter esses resultados está na melhoria do gerenciamento do transporte e no gerenciamento de estoque, ambos pertencentes à Gestão de Operações. Neste contexto, estuda-se a utilização dos veículos de coleta dos exames e aplica-se a curva ABC como um método usado para a identificação da importância de cada um dos produtos utilizados no laboratório, classificando-os com base em seu valor monetário. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a roteirização das viagens de coleta e a aplicação do método da curva ABC na gestão de estoque do almoxarifado. Como estratégia, adotou-se uma pesquisa bibliográfica, analisando-se livros e artigos que tratam do assunto abordado, bem como, a utilização de uma pesquisa in loco para a obtenção dos dados avaliados, através de um estudo de caso de um laboratório de análises clínicas.

Palavras-chave: Logística, Roteirização, Gestão de Estoques, Gestão de Operações, Curva ABC.

1     INTRODUÇÃO

        O estudo da logística passa a ser visto como estratégia competitiva, que agrega valor aos clientes, incluindo atividades que disponibilizam bens e serviços aos consumidores onde e quando eles desejarem utiliza-los (BALLOU, 2010).

Uma boa administração logística deve interpretar cada atividade na cadeia de suprimentos como contribuição no processo de agregação de valor.  Quando pouco valor pode ser agregado, torna-se questionável a existência da atividade. Assim, agrega-se valor quando os consumidores estão dispostos a pagar, por um produto ou serviço, dentro de uma expectativa de atendimento. A logística sintetiza o processo mais importante de agregação de valor (BALLOU, 2010).

Entretanto, muitas empresas sofrem com a falta de um bom sistema de transporte e armazenamento, o que limita a circulação de mercadorias, ou seja, o que os clientes conseguem transportar por conta própria. O sistema ineficiente força as pessoas a viverem próximas dos locais de produção, além de ater o consumo das mesmas a uma pequena variedade de produtos (BALLOU, 2010).

As metas da logística são as de disponibilizar o produto ou o serviço certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente certo e ao preço justo. “O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível” (BOWERSOX, 2004).

Observa-se que a logística tem o potencial de agregar valores importantes e integrar de maneira eficiente os recursos, estuda as situações para evitar perdas e retrabalho, por isso consegue ganhar valor e reduzir custos, e levando a resultados mais eficazes, tanto na visão do cliente, que adquire produtos com maior valor agregado, quanto na visão da organização, que explora as oportunidades de mercado e aumenta o desempenho da empresa, mantendo-a competitiva.

De acordo com Porter (1985), a vantagem competitiva de uma empresa pode ser identificada por sua cadeia de valores. A cadeia de valores fraciona o processo da empresa em atividades relevantes, facilitando assim o entendimento dos custos, bem como os potenciais de diferenciação. Em sua visão, as empresas ganham vantagem competitiva quando executam atividades estrategicamente importantes de maneira eficaz (SANTOS et al. 2010).

As atividades de valor de apoio são aquelas relacionadas aos suprimentos, desenvolvimento, infra-estrutura, entre outras, que contribuem para o resultado do produto ou serviço. Dentro deste contexto, a logística insere-se agregando valor ao processo como um todo, desde o transporte de matéria-prima, transporte interno, armazenamento, expedição, até o transporte ao cliente e garantia de um bom nível de serviço na pré-venda, venda e no pós-venda (SANTOS et al. 2010).

Segundo Santos et al. (2010), a correta gestão das atividades da cadeia de valor garante o nível de serviço desejado e um processo eficiente, o que gera maior percepção de valor pelo cliente. Na medida em que garante que suas expectativas serão atendidas, garante também que os valores de tempo, lugar, qualidade e informação esperados pelo cliente sejam satisfeitos.

        A pergunta norteadora é: A Logística pode agregar valor na Gestão de Operações de um laboratório de análises clínicas? Como Objetivo geral, identificar quais as atividades logísticas são importantes na agregação de valor. Os objetivos específicos são: a) como os princípios logísticos tornam um a logística do laboratório realmente importante; e b) como a logística pode melhorar a qualidade de trabalho de um laboratório neste trabalho.

Para isso busca-se entender os processos que ocorrem na Gestão de Operações, especificamente no recolhimento das exames realizados nos vários clientes e postos de atendimento, e no almoxarifado de laboratório, com foco nos reagente de hematologia.

2     FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1  Logística Empresarial

Para Ballou (2010, p. 26) “a logística empresarial é um campo relativamente novo do estudo da gestão integrada, além das áreas tradicionais das finanças, marketing e produção”. Os objetivos da logística empresarial estão alinhados com a conclusão dos objetivos envolvidos nos processos da cadeia de abastecimento. Resumindo o objetivo da logística empresarial consiste em criar ações que permitem ajudar a empresa a aumentar seus resultados dentro no menor tempo possível (BALLOU, 2010).

Ainda segundo Ballou (2010, p.81), “os elementos básicos de serviços que o profissional de logística pode controlar, estão dentro do conceito do ciclo do serviço”, assim as empresas devem buscar meios de monitorar seus ciclos do serviço.

Para Ballou (2010, p.26), o de ciclo do serviço é o “lapso de tempo entre o momento em que o pedido do cliente, a requisição de um serviço é colocado, até o momento em que o produto ou serviço é recebido pelo cliente”. Conforme Ballou (2010), o período de tempo deverá ser visto sob a perspectiva do cliente, e da capacidade logística da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (427.8 Kb)   docx (235.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com