TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA EMPRESA SEMEATO S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por finalidade verificar a diversificação que forma a estrutura de uma fabrica, analisando aspectos de como se tornou uma metalúrgica muito conhecida no estado do Rio Grande do Sul, que sua principal lucratividade esta na criação e venda de máquinas agrícolas. Iremos distinguir as diferenças e semelhanças que se relacionam com os princípios das teorias de Taylor e Fayol. Explicaremos como é a comunicação entre os fornecedores, clientes, vendedores, e outras pessoas que participam dentro e fora da empresa, e a circulação das informações internas e externas, e os canais comunicativos formais e informais. Iremos apresentar também a imagem cria a importância que a empresa cria e se destaca sobre a comunidade. Analisaremos a forma pela qual são realizadas as decisões estratégias a respeito da aplicação da fabricação e venda. Reconheceremos os laços de amizade profissionais dos colaboradores e grupos que influenciam a cultura e o ambiente organizacional, a forma pela qual é dividido os cargos e setores, e as politicas do setor de recursos humanos, e como está classificada a liderança.

2 DESENVOLVIMENTO

Fundada em 1965, a Mecânica Agrícola Rossato Ltda, tem por objetivo suprir a falta de peças de reposição, foi uma das primeiras fabricas de lançamento de implementos agrícolas, da década de 1970, com a grande expansão na economia agrícola a empresa passou seu nome para Semeato. Atualmente com 3.431 funcionários.

Dividida em oito unidades que são respectivamente: Unidade I - Passo Fundo/RS, Nesta unidade são montados os modelos das máquinas TDNG, TDAX, SSM e PD; Unidade II - Passo Fundo/RS, Esta unidade produz peças em ferro fundido, nodular e cinzento com capacidade de produção de mil toneladas/mês; Unidade III - Passo Fundo/RS, engenheiros mecânicos e agrônomos estudam e testam novas tecnologias para maquinário e técnicas de plantio direto, Unidade IV - Passo Fundo/RS, Compreende também o Centro de Gestão Comercial e Marketing do Mercado Interno e Externo; Unidade VI - Carazinho/RS, Essa unidade possui uma linha de fabricação de plástico completa, com injeção de plástico e rotomoldado para abastecer as demais unidades do grupo; Unidade Csa - Butiá/RS, Sua alta qualidade e desempenho são garantidos, por meio da composição do aço alto carbono (SAE 1O8O) e pelo processo de laminação cruzada, o qual reduz fissuras no disco e aumenta sua durabilidade; Unidade Csa - Vespasiano/MG, as barras chatas, barras redondas, blocos para estampos, anéis e peças forjadas são produzidas de acordo com os padrões internacionais.

As funções de Henri Fayol que são planejar, organizar, dirigir e controlar se relacionam com a empresa:

O Planejamento esta na parte administrativa onde são criados planos estratégicos para a elaboração de projetos de peças agrícolas, e as rotinas, tarefas, e a analise da quantidade de peças que são vendidas,

Organização, esta na execução das tarefas, de modo que cada profissional especializado atinja a melhor eficiência;

Direção, esta na forma pela qual os gerentes e supervisores, lideram os subordinados a atingirem o objetivo da empresa;

Controle é visto nos setores que são responsáveis: controle de qualidade (analisa as peças); logística (quantidade, e faz o transporte de peças); 5s(responsável pela Utilização, Organização, Limpeza, Higiene, Disciplina do ambiente de trabalho), PCP (controla a quantidade do que será produzido) contabilidade (salários de todos os funcionários), financeiro (o dinheiro que é liberado para), RH (politicas da empresa).

A comunicação da empresa pode ser analisada pelas correspondências internas e externas que são cartas, envelopes e caixas, sistema telefônico, e no sistema pelo qual em todos os setores e unidades são interligados pela rede, tem também um sistema em que esta na distribuição de malotes com arquivos confidenciais, são enviados e recebidos pelos setores internos, e externos que são outras fabricas. Utilizam um software de ERP chamado "SINAI" que armazena todas as informações mais importantes da empresa de forma dinâmica para que todos os setores possam efetuar consulta e registrar processos através desse esquema para demonstrar os resultados da empresa, possui recursos como a função de bate-papo, chats, para a troca de mensagens entre todos os colaboradores que estão em toda a unidade e também com vendedores externos.

A linguagem formal está presente nas reuniões de gerentes, diretores e executivos em que são abordados assuntos de interesse da empresa havendo eficiência e eficácia na comunicação por estarem as principais pessoas que administram a empresa. O acesso na intranet que é utilizado para comunicação interna, e a internet para comunicação interna e externa além.

Como a empresa fabrica implementos agrícolas e efetua a venda para clientes do meio rural utiliza uma linguagem mais informal para se comunicar com esses clientes . e por outro lado a linguagem formal é utilizada pelos funcionários em ocasiões, em que a mesma seja necessárias, no caso reuniões a nível gerencial e de diretoria e a linguagem mais informal na interação diária entre colegas de mesmo setor.

Existem barreiras que dificultam a circulação de informações, podemos citar entre elas o recebimento de e-mail interpretado de forma equivocada, interpretações de mensagens recebidas via chat e bate papo de modo inadequado e os “ruídos” que surgem através de conversas via telefone e de conversas informais nos corredores da empresa.

A comunicação é influenciada de forma positiva ou negativa através da influencia de novas tecnologias disponíveis, de forma positiva com o uso de ferramentas para divulgação de produtos e serviços, auxiliando na expansão de vendas e crescimento como um todo e de forma negativa, com o mau uso das tecnologias como o uso de redes sociais pessoal no ambiente de trabalho, dispersando a atenção do funcionário, isso é tratado pela politica da empresa em que se for constatado o mau uso da tecnologia em favor pessoal, prejudicando com isso o processo da empresa o funcionário pode ser penalizado, até mesmo com o desligamento do mesmo.

Semeato é uma grande empresa, que proporciona uma grande quantidade de empregos e que apresenta uma ótima tecnologia que fornece aos agricultores uma forma de trabalho mais fácil e qualificada.

Os fatores culturais envolvem a cultura, a subcultura e a classe social do consumidor que define o perfil de produtos que serão consumidos. A cultura inclui os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com