TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA SOJICULTURA NO MUNICÍPIO DE MARAU

Por:   •  14/4/2020  •  Artigo  •  6.283 Palavras (26 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 26

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO DA SOJICULTURA NO MUNICÍPIO DE MARAU

Maikon Basso

Resumo

No atual processo de modernização e crescimento, através da internacionalização da economia, o agronegócio apresenta-se como uma grande força, além de ter sua importância reconhecida na economia interna. Nesse cenário, é de fundamental importância que os agricultores, mais especificamente os produtores de soja, conheçam as etapas que envolvem todo o processo produtivo – da escolha da semente e dos insumos, passando pelo plantio até a comercialização da safra. Com essa finalidade, o presente trabalho teve como objetivo, a partir de uma pesquisa por meio da aplicação de um questionário à 10% das famílias produtoras do município de Marau, analisar o perfil do sojicultor de Marau, entendendo o seu processo decisório nas diversas fases do planejamento e execução da safra. Para a obtenção dos resultados finais, foi feito um embasamento teórico abordando assuntos referentes a soja e sua importância no agronegócio, a logística, enfatizando o transporte e a comercialização da soja e, por fim, os papéis agrícolas como forma de financiamento da produção. A seguir, a partir do método, definiu-se as fases que foram percorridas na elaboração e aplicação dessa pesquisa, caracterizada como um estudo de caso e classificada como descritiva quantitativa. Finalizando, os dados coletados na pesquisa foram tabulados e analisados, podendo afirmar que o objetivo do trabalho foi alcançado, levando em consideração que foi possível entender o perfil e a cultura do sojicultor do município de Marau.

Palavras-chave

Agronegócio. Agricultores. Soja. Perfil.

Abstract

In the current process of modernization and growth, through the internationalization of the economy, agribusiness presents itself as a great force, in addition to having its importance recognized in the domestic economy. In this scenario, it is of fundamental importance that farmers, more specifically soy producers, know the stages that involve the whole production process - from the choice of the seed and the inputs, through the planting until the commercialization of the crop. With this purpose, the present study aimed to analyze the profile of the Marau soymilk farmer, by means of a questionnaire to 10% of the production families in the municipality of Marau, understanding their decision making process in the various phases planning and execution of the harvest. In order to obtain the final results, a theoretical background was made addressing issues related to soy and its importance in agribusiness, logistics, emphasizing the transportation and commercialization of soybeans and, finally, agricultural roles as a way of financing production. Then, from the method, we defined the phases that were covered in the elaboration and application of this research, characterized as a case study and classified as quantitative descriptive. Finally, the data collected in the research were tabulated and analyzed, being able to affirm that the objective of the work was reached, taking into account that it was possible to understand the profile and the culture of the sojicultor of the municipality of Marau.

Keywords

Agribusiness. Farmers. Soy. Profile.

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o Brasil vem buscando integrar-se na economia internacional. Nesse processo de modernização e crescimento através da internacionalização da economia, o agronegócio apresenta-se como uma grande força, além de ter sua importância reconhecida na economia interna.

Conforme dados da Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior [ABRACOMEX] (2016), o agronegócio vem se destacando como segmento importante na economia mundial e, no Brasil não é diferente, respondendo por 49,60% do valor total das exportações do país no período de janeiro a julho de 2016, sendo que a soja representa 39% desse total, constituindo o setor de maior destaque.

Ojima (2004) destaca que o ingresso da soja no país ocorreu em 1882, incentivada principalmente pelo aumento da demanda internacional, e que a partir de então, dentre as várias cadeias do agronegócio, tem se tornado uma das mais importantes para a economia do Brasil. O autor infere, ainda, que a cultura começou a se expandir com mais vigor no país a partir dos anos 1970, conquistando, a partir da segunda metade da mesma década, a segunda posição na produção mundial levando em consideração que nesses últimos trinta anos houve um crescimento contínuo na área plantada, na produção e na produtividade.

No Rio Grande do Sul as condições climáticas são consideradas favoráveis para a agricultura, consequentemente para o cultivo de grãos, com destaque para as regiões noroeste e norte, onde se localiza o município de Marau, que tem como a principal cultura a soja, seguida pelo milho e pelo trigo, lembrando que também é cultivada a aveia e a cevada (Montoya, 2001).

Para realizar o plantio, mais especificamente da soja, sabe-se que os investimentos são elevados e nem sempre os agricultores disponibilizam de todos esses recursos. Por isso, a maioria dos produtores, dependem de fontes de financiamentos, por exemplo, a Cédula de Produto Rural, a Soja Verde e créditos agrícolas bancários, com a finalidade de levantar recursos para a realização do plantio.

Como dependem de alguma fonte de financiamento, esses sojicultores acabam comprometendo parte de sua próxima safra para o pagamento do mesmo. Outro fator que deve ser considerado como crucial no processo produtivo é a comercialização da safra. Vários canais de comercialização são disponibilizados aos produtores, entretanto, a maioria entrega toda a produção para os cerialistas sem analisarem alternativas de venda. Acredita-se que isto ocorra por motivos como a falta de conhecimento por parte dos produtores destas alternativas e também pela carência de infraestrutura de armazenamento nas propriedades, o que limita as possibilidades de comercialização alternativas.

Portanto, esse trabalho objetiva detalhar a importância da cultura da soja dentro do agronegócio brasileiro, o transporte e suas modalidades, os canais de comercialização e as principais formas disponíveis de financiamentos para, a partir daí, entender como o produtor rural, sojicultor de Marau, se comporta dentro destes parâmetros, buscando identificar as formas de obtenção de recursos, canais de comercialização utilizados, bem como a forma de armazenamento e transporte da safra. Esses motivos delimitaram a realização desse trabalho de pesquisa, que busca respostas a seguinte pergunta: Qual o perfil do sojicultor de Marau quanto à busca de financiamentos e os meios de comercialização utilizados para safra?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (712.7 Kb)   docx (369.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com