TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 6



ANÁLISE DE INVESTIMENTO 


Cristiano Balbino da Silva 
Dayana Silva dos Santos 
José Ronaldo L. Leite 
Kátia Barbosa dos Santos 
Manuela Santos Souza 
Michele R. Alves 

ANÁLISE DE INVESTIMENTO 

Trabalho sobre Análise de Investimento. Apresentada à Universidade de Santo Amaro, sob a orientação do profª Alexandre parte dos requisitos para conclusão da disciplina Administração Financeira II. 

São Paulo 
2010 

O Termo Investimento 

É preciso esclarecer esse termo, uma vez que a Lei das Sociedades por ações Lei nº 6.404define que investimento é a participação permanente em outra sociedade, mediante a aquisição de ações (ao implantarem um projeto estão fazendo um investimento, pois estarão aplicando recursos na empresa). 

Geração de caixa ou fluxo de caixa líquido 

O Americano Ezra Solomon, afirma: somar a depreciação ao lucro depois do imposto de renda, é o meio mais prático e rápido de obter o fluxo de caixa das operações.Ele não leva em consideração as mutações dos itens circulantes ,longo prazo ativo permanente e patrimônio líquido,pois não tem sentido de estar presentes a estas projeções.Termologia usada será geração de caixa. 

Fluxo de caixa incremental 

O item mais importante para análise de um projeto , é a apuração do acréscimo do valor da geração de caixa, (fluxo de caixa incremental).Para cada projeto analisado ,o importante será a geração de caixa futuro ,depois de descontado o imposto de renda. 

| Custo Inicial ANO 1 ANO 2 | 
|*Acréscimo de Receita ---------- 50.000 100.000 | 
|*Acréscimo de Saída 100.000 30.000 60.000 | 
| *Fluxo Líquido ou Fluxo 100.000 20.000 40.000 | 

Definição do Termo Fluxo de Caixa Líquido 

Fluxo de caixa líquido, é um dos elementos utilizados para a análise de rentabilidade de projetos, é o lucro líquido do exercício após a dedução do imposto de renda, mas adicionando dos valores da depreciação,amortização e provisão para perdas prováveis,considerados na demonstração do resultado do exercício. 

Fluxo de caixa Líquido = LLEAIR + D + A + P 

LLEAIR = Lucro Líquido do Exercício após o imposto de Renda 

D= Depreciação 

A= Amortização 

P= Provisão para perdas prováveis. 

Definição do termo fluxo de caixa líquido atualizado 

Quando os valores do fluxo de caixa líquido são heterogêneos, utiliza-se o fator do valor atual de uma série uniforme (1+i)n-1 quando forem iguais. 
i(1+i)n 

A soma dos valores atuais das parcelas é chamada de fluxo de caixa líquido atualizado (FCLA). Esta soma é o valor atual de uma renda. 

Fluxo de caixa líquido médio 

Ao analisar a rentabilidade de um projeto, são feitos projeções de resultados por vários exercícios sociais, é a prática tem mostrado que a projeção de resultados por 5 anos é um período aceito. 

Os valores anuais não têm a obrigação de ser iguais , o normal é serem heterogêneos o fluxo de caixa líquido médio consiste em somar estas parcelas heterogêneas e dividir pelo número de anos. 

Análise de Investimento 

Investimento significado restrito a alguns ativos. Quanto à intenção de resgate, o investimento pode ser classificado em Temporário ou Permanente. 

Analisando os investimentos pode ser investimento incremental, supondo que dois projetos de investimento A e B, com escalas de investimentos diferentes, nas seguintes condições: investimento mutuamente e excludentes , recursos disponíveis $ 350,00; e taxa de atratividade 15% a.a . A melhor alternativa de investimento é o projeto B, pois, apesar de apresentar o IL e a TIR menores do que a alternativa A , apresenta o URL maior. 

Para melhor compreender esse efeito, pode-se extrair de fluxo de caixa incremental (diferença entre o maior e o menor valor de projeto) do projeto B e calcular a sua TIR. Se o fluxo de caixa do projeto A e B for igualado qualquer método (IL , TIR ou VPL) aplicado apresentará o resultado idênticos para os dois projetos. 

O fluxo de caixa incremental apresenta a TIR de 17,98%. (maior do que a taxa mínima de atratividade) e VPL de R$ 11.038. Se somar esse VPL ao VPL da outra parte do fluxo de caixa do projeto B, ter-se-a o VPL de R$ 35.107. Se os projetos não forem mutuamente excludente , considerando-se a taxa mínima de atratividade de 15% a.a,os dois poderiam ser implementados. 

Existe um critério de reinvestimento de fluxo de caixa dos projetos pelo período de MMC, apresenta como projeto com melhor retorno em termos de TIR e de VPL o projeto A. Esse resultado é válido, desde que a empresa consiga efetivamente “repetir” o fluxo de caixa de projeto, esse critério pode ser utilizado em alguns casos, para período curtos (de alguns meses ou semanas) ,pois a previsibilidade das condições econômicas e financeiras é bem maior. 

O empreendedor esta constantemente envolvido em decisões de investimento,que seja a criação de uma empresa ,ou se ela já existe; a de fazer novos investimentos em maquinas ,instalações ,tecnologia,ou quaisquer,outra decisões que otimizem o lucro e,por sua vez ,o retorno de seus investimentos. 

As analises são muitas vezes, estimativas de valores , ao verificar os dados percebemos que não existe certeza absoluta sobre a ocorrências dos números esperados.Assim estamos a todo instante fazendo previsões sobre o futuro, sobre os resultados que nossos atos e decisões poderão desencadear. 

Esse é o grande problema do processo decisório. A função mais importante do empreendedor (ou gestos) é exatamente a de decidir. Segundo SEGURATO: “Esta decisão, que ocorre no presente, mantém vínculos ao mesmo tempo com o passado e com o futuro ; representa o fim do passado e o inicio do futuro”. 

Assim, o processo decisório deve partir de informações existentes, admitir certas hipóteses e através de algum método de previsão, chegar a informação sobre o futuro. Muitas às vezes, essas previsões são realizadas dentro de parâmetros e critérios seguros em outras vezes , elas acontecerão de forma assistemáticas ou subjetiva. 

Métodos de análise de investimento 

Basicamente, os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grupos: aqueles que não levam em conta o valor do dinheiro no tempo, e os que consideram essa variação através do criterioso fluxo de caixa descontado. 

Períodos de payback 

Este método, de aplicação bastante generalizada, consiste na determinação do tempo necessário para que o dispêndio de capital (valor do investimento) seja recuperado através dos benefícios líquido (fluxo de caixa) promovidos pelo investimento. Basicamente, existem duas metodologias de calculo do período de payback: médio e efetivo. 

Payback médio e efetivo 

O tempo de retorno médio e baseado na relação existente entre o valor do investimento e o valor médio dos fluxos de caixa. O payback efetivo reflete mais realisticamente o comportamento dos fluxos de caixa, pois o resultado que se chega no final e bem superior ao médio, isto em relação ao retorno do investimento. 

Taxa interna de retorno 

O método da taxa interna de retorno (TIR) representa a taxa de desconto que iguala, em determinado momento de tempo (geralmente usa-se a data de inicio do investimento – momento zero), as entradas com as saídas previstas de caixa. Ao levar em conta o valor do dinheiro no tempo, representa à verdade na verdade a rentabilidade do projeto expressa em termos de uma taxa de juros equivalente periódica. 

Valor presente liquido 

Diante das situações conflitantes consideradas, dois aspectos devem merecer a atenção do administrador no momento de tomar suas decisões de investimento: a taxa prevista de reinvestimento dos fluxos intermediários de caixa e a escala do investimento. 

E muito defendida a superioridade teórica do método do VPL, notadamente em função de seu resultado ser expresso em valores percentuais, que distorce projetos com diferentes níveis de investimento, e do pressuposto de reinvestimento a própria TIR. 

Ponto Forte: Segundo essa metodologia, a empresa consegue ter maior organização e controle de suas receitas e despesas para poder administrar corretamente suas riqueza e também conseguir se programar para fazer o investimento que for necessário ou desejado, com esse método também é mais fácil entrar no mercado de ações. 

Ponto Fraco: A empresa fica bem organizada com suas entradas e saída, ficando assim ate difícil de relatar um ponto negativo, porem a empresa fica limitada a alguns tipos de investimentos e isso pode ser esse ponto negativo. 

Bibliografia 
SCHUBERT, Pedro. Analise de Investimento e Taxa de Retorno; Ed.Atica – São Paulo- 1989 
HOJI, Masakozu. Administração Financeira; Ed. Atlas – São Paulo, 2001 
ROBERTO, Jose Kassai. Retorno de Investimento; Ed. Atlas- São Paulo, 2000 
MARTINS, Eliseu. Administração Financeira: as finanças das empresas inflacionárias; Ed Atlas- São Paulo- 1986

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com