TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  6/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO TABOÃO DA SERRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EAD

TABOÃO DA SERRA, 16 DE ABRIL DE 2015.

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 INVESTIMENTOS 
3 DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO PRETENDIDO
4 TABELA DE INVESTIMENTOS INICIAIS 
5 TABELA DE MERCADORIAS A SEREM COMERCIALIZADAS PARA MÊS E ANO 
6 TABELA ESTIMATIVA DE RECEITA 
7 TABELA DE DEPRECIAÇÃO 
8 FLUXO DE CAIXA ANUAL 
9 DRE 
10 CONCLUSÃO: TMA, VPL E TIR 
11 DEFINIÇÕES DE SELIC 
12 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

Investimentos é um conceito que se originou da Economia e faz com que seja de extrema importância para as organizações, pois são utilizados recursos presentes disponíveis ou de terceiros para se obter maiores recursos futuros a fim de se obter lucros.

Para tanto é necessário uma análise de investimentos eficaz,capaz de mensurar os recursos necessários não apenas o econômico financeiro, mas também o planejamento do ambiente empresarial e seu grau de risco, estimar os prazos de retorno, fazendo uma análise ampla dos negócios.

Veremos ao decorrer dos estudos, a importância da análise de investimento para o sucesso de uma empresa, apresentaremos um projeto de investimento que consiste na abertura de uma loja de calçados multimarcas, a AC Calçados.

INVESTIMENTOS

Os Investimentos são fundamentais para a economia e para as organizações, trata-se de uma ferramenta muito importante para a sobrevivência das empresas. São através dos investimentos que pode haver uma expansão, um crescimento de mercado e também um fluxo para manter uma saúde financeira.

Em termos econômicos o real significado é a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva, para se obter rendimentos superiores ao presente como, por exemplo, as instalações, máquinas, meios de transporte, entre outros.

E para se obter recursos é necessário que as empresas façam investimentos freqüentes, levando ao administrador analisar os investimentos, tal como os recursos necessários, grau de riscos e o ambiente empresarial. Existem três tipos básicos de investimentos:

- Investimentos Públicos: Onde se espera um retorno social, disponibilizados pelo governo ou entidades públicas a fim de se obter bem-estar social como escolas, hospitais, pavimentação de ruas, saneamento de rede, entre outros.

- Investimentos Privados: Retorno monetário aos investidores, recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de diretor privado como as indústrias, empresas prestadoras de serviços particulares, comércio, outros.

- Investimentos Mistos: Bem-estar para a sociedade quanto monetário, são recursos de governos ou entidades públicas e em parte por pessoas jurídicas de direito privado ou físicas, como o Banco do Brasil e Petrobrás.

A análise de investimento utiliza de técnicas especificas com o objetivo de identificar a melhor opção entre inúmeras possibilidades de investimento. Se existe ou não a viabilidade em um determinado investimento, ou ainda, se é rentabilidade para os negócios.

De acordo com Kuhnen e Bauer:

O conceito de análise de investimento pode hoje ser um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de uma maneira científica. (Kuhnen e Bauer, 2001, p. 389).

Deve se considerar na análise de investimentos a rentabilidade e o risco dos investimentos, o retorno deve ser maior e de menos risco a organização. Os recursos necessários sejam os disponíveis próprios e os de terceiros, deve se haver uma análise previa e estruturada considerando-se o fator político, social, cultural e de meio ambiente que afetam diretamente o investidor.

É de total importância e relevância uma análise expressa em valores monetários que influenciaram na viabilidade de um investimento.

DESCRIÇÃO DE NEGÓCIO PRETENDIDO

Definido pelo Grupo: Loja de Calçados Multimarcas

Escolha: O ramo de calçados está crescente, com uma variedade pessoas que buscam novos modelos e estilos das tendências de moda com qualidade e conforto.

Público: Feminino como foco principal, masculino e infantil.

Razão Social: ARTES CALÇADOS COMÉRCIO DE CALÇADOS MULTIMARCAS – EPP

Nome Fantasia: AC Calçados

Empresa Enquadrada no Simples Nacional

Capital Próprio: 40%

Capital Terceiros: 60%

Estoque Inicial: 50% Feminino – 25% Masculino – 25% Infantil

Equipamentos e Instalações: Iluminação, vitrines, balcão, bancos, espelhos, computadores, telefone.

Funcionários: 8 (1 Gerente, 2 caixas, 4 vendedores e 1 faxineira)

Prazo de Retorno: 36 meses

[pic 1]
[pic 2]

MERCADORIAS A SEREM COMERCIALIZADAS POR MÊS E ANO

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

DEPRECIAÇÃO

[pic 7]

[pic 8]
[pic 9]

[pic 10]
[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]
[pic 16]

As explicações referente a Selic, já estão bem abreviadas e todo seu conjunto é importante para nosso conhecimento.

Fonte: Banco Central do Brasil

TAXA SELIC

O que é taxa Selic, como é definida, para que serve, sua relação com consumo, inflação e câmbio, definição, taxa básica de juros, histórico

O que é - definição

A Taxa Selic é também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira. É a segunda menor taxa de juros da economia brasileira (a menor é a TJLP) e serve de referência para a economia brasileira. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais.

Como é definida

A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

Para que serve

Para definir o piso dos juros no país. É a partir da Selic que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações financeiras feitas pelos clientes. A Selic também é usada como referência de juros para empréstimos e financiamentos. Vale ressaltar que a Taxa Selic não é a utilizada para empréstimos e financiamentos na ponta final (pessoas físicas e empresas). Os bancos tomam dinheiro emprestado pela Taxa Selic, porém ao emprestar para seus clientes a taxa de juros bancários é muito maior. Isto ocorre, pois os bancos embutem seu lucro, custos operacionais e riscos de não obter de volta o valor emprestado.

A Selic e a inflação

A Taxa Selic é um importante instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando está alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Por outro lado, quando está baixa, ela favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores.

A Selic e o câmbio

Quando a Taxa Selic está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país. Isso ocorre, pois muitos investidores externos fazem aplicações no Brasil atreladas aos juros. Entrando e circulando mais dólares na economia brasileira, esta moeda se desvaloriza, enquanto o real ganha força.

A Selic e o consumo

Como a alta da Selic encarece os financiamentos e aumenta os juros cobrados em cartões de crédito, fica mais caro comprar de forma parcelada. Logo, a Selic alta desestimula o consumo, reduzindo a venda de mercadorias e serviços. As empresas brasileiras e os consumidores acabam sendo prejudicados com este fator.

A Selic e a Bolsa de Valores

Um cenário econômico com a Taxa Selic alta não é favorável para a Bolsa de Valores. Isso ocorre, pois com a queda no consumo, cai também a produção e o lucro das empresas que possuem ações na Bolsa. Neste cenário, muitos investidores preferem fazer aplicações financeiras em produtos atrelados a juros (fundos de renda fixa, por exemplo), deixando de investir em ações onde o risco é maior.

Taxa Selic atual

No dia 04/03/2015 o COPOM aumentou a Taxa Selic em 0,5%, chegando a 12,75% ao ano. De acordo com economistas, a alta está relacionada com os esforços do Banco Central em reduzir e controlar a inflação, para que em 2015 ela possa ficar dentro da meta estabelecida.

Você sabia?

- A maior taxa Selic que o Brasil já teve, desde 1996, foi de 45% entre 05/03/1999 e 24/03/1999.

- A menor taxa de juros da economia brasileira é a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo). Atualmente (março de 2015) ela está em 5,5% ao ano. Definida pelo Banco Central do Brasil e divulgada trimestralmente, esta taxa é usada, principalmente, nos empréstimos feitos pelo BNDES ao setor produtivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se então que através deste estudo, nos aprofundamos no assunto de análise de investimentos. Sendo necessário que haja uma série de fatores relevantes para se realizar um investimento, pois geralmente os recursos esperados tendem a ser a longo prazo.

Os riscos estão presentes a todos os investimentos e são inerentes a obtenção de qualquer retorno financeiro, mas somente através de uma análise é possível fazer uma previsão da viabilidade do negócio.

O investimento se após analises for concluído como inviável, não se deve correr o risco. Mesmo com esses números nas mãos, se mostrando um projeto viável, não é garantia de sucesso no projeto apresentado, por que além da instabilidade econômica do país, todas as pessoas envolvidas, terão de ter pleno conhecimento do funcionamento da empresa e colocá-las em prática. Terão de ter disciplina e dedicação, para um resultado positivo.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Conceito de investimento - o que é, definição e significado – disponível em: http://conceito.de/investimento#ixzz3UdOHLU00 – acesso em 17/03/2015.

Fluxo de caixa – disponível em: http://www.coladaweb.com/contabilidade/fluxo-de-caixa - acesso em 14/03/2015

KIRCHNER, Juliana Leite. Análise de Investimentos. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

KUHEN, Osmar Leonardo, BAUER, UdibertReinoldo. Matemática financeira aplicada e análise de investimentos. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

Liderança e gestão descomplicada – disponível em: http://gestao-e-lideranca.blogspot.com.br/2011/03/giro-dos-estoques-ou-rotatividade-dos.html - acesso em 20/03/2015.

OLIVIO, Rodolfo Leandro de Faria. Análise de Investimentos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015.

Planilha básica para elaboração de projetos – disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B9h_NveLKe7zNjA2MGYxYmUtODY0OS00ZDlhLWI3ZDUtOTQ
1OGMyYTJmY2Qz/edit?authkey=CMSI95AI&ddrp=1&hl=pt_BR# - acesso em 14/03/2015.

Taxa Selic – disponível em: www.suapesquisa.com/economia/taxa_selic.htm - acesso em 25/03/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (309.7 Kb)   docx (466.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com