TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PROJETO E ORCAMENTO EMPRESARIAL

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 5

ANÁLISE DE PROJETO E ORCAMENTO EMPRESARIAL

Trabalho Avaliativo (Grupo 05 alunos).

Valor: 3,00 pontos

1) Defina o que é projeto e suas principais características.

Projeto é uma sequência de atividades temporárias, planejadas que tem o objetivo de fornecer um produto, serviço ou resultado único. As principais características de Projeto são: Empreendimento temporário ou sequência de atividades com começo, meio e fim programados; tem o objetivo de fornecer um produto singular; Dentro de restrições orçamentárias.

1.1) Crie um projeto - Problema ou oportunidade (Justificativas do projeto)

Explique qual problema a ser resolvido, ou oportunidade a ser aproveitada, ou objetivo a ser atingido. Por exemplo, o aprimoramento da competitividade da empresa, por meio do lançamento de um novo produto ou aumento da capacidade produtiva, por meio da aplicação das instalações.

Problema: Na empresa onde trabalho havia um problema para manter o controle das datas de validade dos extintores de incêndio das locomotivas. Há um regulamento interno onde as locomotivas não podem entrar em operação se os extintores de incêndio estiverem fora da validade, causando um impacto operacional muito grande pois na maioria das vezes a data de validade era verificada pelo operador da locomotiva já após a composição do trem estar formada e assim o trem ficava impedido de sair até a troca do extintor ou mesmo da locomotiva. Como a frota de locomotivas é muito grande, o controle não estava sendo eficaz.

Solução: Foi criado um aplicativo para smartphone onde foram catalogados todos os extintores de todas as locomotivas e quando algum extintor já está próximo do vencimento da validade, o aplicativo emite um alarme para a equipe de manutenção da oficina, onde este extintor é substituído e atualizado no próprio APP, evitando assim os impactos na saída dos trens.

2) Defina escopo do projeto.

Os produtos fornecidos pelo projeto são divididos em partes, subprodutos, elementos ou componentes, consagrados no Brasil como componentes do produto. Assim sendo, o conjunto de componentes é o escopo do projeto.

3) Defina Projeto e Trabalho Operacional. Indique suas semelhanças caso exista e quais os seus objetivos.

Projeto é uma sequência de atividades finitas, com começo e fim programados.

Atividades repetitivas, ou que tem duração contínua não é projeto. É atividade funcional, programa, ou Trabalho Operacional. Trabalho Operacional é exatamente o trabalho contínuo e repetitivo com o objetivo de sustentar o negócio.

As semelhanças entre trabalho operacional e projetos são: Realizados por pessoas; planejado, executados e controlados; restringidos por recursos limitados.

O objetivo do projeto é ser temporário, exclusivo e que atinja os objetivos. Já o do trabalho operacional é ser contínuo, repetitivo e que mantenha o negócio.

4) Quais as três principais categorias do produto do projeto? De um exemplo de cada.

As três principais categorias do produto são:

Produtos físicos: são produtos tangíveis como casas, rodovias, máquinas e equipamentos, construção de edifício, ponte ou usina hidrelétrica.

Conceitos (ou informação): são os produtos intangíveis como relatórios de pesquisa, plantas de edificações, roteiros de filmes, sistemas administrativos, desenhos e fórmulas entre outros.

Eventos e Serviços: são os que consistem na realização de tarefas ou atividades. O projeto compreende uma sequência de planejamento, organização e execução de tarefas. Exemplo: planejamento e execução de competição esportiva, planejamento e implantação de sistema de informação, festa de lançamento de produto e produção cinematográfica.

5) Quais os principais critérios usados para caracterizar e administrar uma atividade como projeto?

A importância de um evento ou atividade, ou sua diferença em relação às atividades de rotina.

A atividade que deve fornecer um produto novo.

Data prevista ou prazo para entrega do produto.

Atividades diferentes das atividades de rotina.

Problema com solução que envolve muitas variáveis, como especialidades funcionais diferentes.

Solução de problemas para cliente importante da organização.

6) Defina incerteza e Complexidade do projeto. De exemplos de projetos que combinam -se na categoria Menor incerteza e menor complexidade.

Incerteza significa desconhecimento do resultado ou do caminho para chegar até ele, ou ambos. A incerteza é uma escala. Quanto maior o desconhecimento, maiores a incerteza e o risco.

A complexidade de uma situação mede-se pelo número de variáveis que contém. Um projeto complexo contém grande número de variáveis para serem administradas.

Um projeto que exige pequeno número de variáveis e pouca incerteza quanto ao resultado final. Como pequenos projetos de engenharia, organização de um congresso.

7) Defina ciclo de vida do projeto?

É a sequência de fases que um projeto passa desde o seu início até o seu encerramento. O ciclo de vida do projeto fornece o framework básico para a gestão de projetos independente do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com