TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ORGAZACIONAL PARA PROPOSTA DE MELHORIA

Trabalho Universitário: DIAGNÓSTICO ORGAZACIONAL PARA PROPOSTA DE MELHORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.734 Palavras (11 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 11

DIAGNÓSTICO ORAGANIZACIONAL PARA PROPOSTA DE MELHORIAS

1- Introdução

No diagnóstico usa-se a metodologia pelo qual é o meio que pesquisador utiliza para conhecer a real situação, e assim, fundamentar suas decisões durante a realização do trabalho científico. A pesquisa pode ser definida como “um procedimento formal, com métodos de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais”.

2- Caracterização da pesquisa

O presente trabalho tem como foco analisar os fatores que influenciam determinados setores de uma empresa na área de comércio e serviço, tendo como base a classificação de Vergara (2005, p.46) que apresenta dois aspectos à pesquisa: quanto aos fins e quanto aos meios.

Quanto aos fins pode-se considerar exploratória e descritiva. Exploratória, pois busca fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema para melhor compreendê-lo e por constatar que não existe um estudo sobre o clima organizacional da empresa em questão. Descritiva, pois procura identificar os fatores que influenciam no clima da organização através de questionários averiguando os fatos recorrentes ao mesmo, a fim de solucionar os problemas encontrados. A pesquisa exploratória “tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses”. Tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias e a descoberta de intuições. “a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”. Uma das características mais significativas dessa pesquisa está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.

Quanto aos meios pode-se considerar a pesquisa como sendo de campo e bibliográfica. Será uma pesquisa de campo, pois foram aplicados questionários diretamente as pessoas envolvidas, onde foi feito análise quantitativa dos dados coletados buscando um aprofundamento dos fatos.

3 - Amostragem

A pesquisa em questão tem como população 61 funcionários devidamente ativos na empresa, duas lojas situadas na cidade de Paracatu-MG. A aplicação dos questionários foi realizada no período entre maio e junho de 2013.

O estudo teve uma amostragem não probabilística sendo por acessibilidade ou conveniência, onde os colaboradores pesquisados foram àqueles acessíveis na realização da pesquisa. Essa amostra foi levando em consideração um erro amostral de 12% e margem de confiabilidade 95%, sendo assim, os questionários foram aplicados com 31 funcionários.

4 - Estratégia de Coleta de Dados

Com a finalidade de avaliar os fatores que influenciam, a pesquisadora elaborou como instrumento de pesquisa, questionários contendo perguntas abertas e fechadas de múltipla escolha, de forma clara e objetiva para coleta de dados, sendo aplicados em cada loja, com data e horários marcados pela direção da empresa, de forma a não prejudicar nos serviços dos colaborados.

O questionário utilizado para coleta de dados foi construído com 25 questões de múltipla escolha, através de afirmativas sobre os diversos aspectos relacionados com o contexto do trabalho e apresentados conforme a escala Likert, contendo respostas com cinco pontuações. Dentre as questões, 24 perguntas são fechadas e uma pergunta aberta onde os funcionários deram sugestões para a melhoria do clima organizacional.

O estudo do questionário levou-se em conta o percentual das respostas dos funcionários em cada questão, demonstrados através de gráficos.

As perguntas dos questionários foram estruturadas com base nos diversos fatores considerados essencial para identificar e analisar o clima organizacional da empresa, segundo os fatores citados por Luz (2006) e Carvalho (2011) sendo eles: perfil do empreendedor, ambiente de trabalho, cooperação, reconhecimento pelo trabalho, identificação com a empresa, comunicação, conflito, remuneração e estabilidade.

5 - Estratégia de tratamento e análise de dados

Através de questionário contendo 25 questões foram coletado dados para apresente pesquisa, as informações se dão pela forma de tabulação manual, onde, 24 perguntas são fechadas, tratados de forma estatística e representadas através de percentuais expressando consistência.

O mesmo questionário apresenta uma questão aberta com o intuito de obter sugestões de melhoria do clima organizacional da empresa, possibilitando uma analise mais profunda dos dados de caráter qualitativo e permitindo ao pesquisador melhores condições de interpretação.

6 – Apresentação e análise dos resultados

A análise de pesquisa visa demonstrar a opinião dos colaboradores, averiguando os fatores que influenciam no clima organizacional na empresa estudada, de forma coerente e objetivando melhorias na mesma. Através do levantamento realizado, identificaram-se os fatores que influenciam o clima organizacional em relação à empresa, onde se encontra detalhado os dados referentes às perguntas do questionário, os quais foram analisados conforme o conteúdo exposto no trabalho desenvolvido.

7 - Perfil do funcionário

As questões as seguir tem como objetivo identificar o perfil dos funcionários, levando em consideração a idade, sexo, tempo de trabalho na empresa, renda e grau de escolaridade.

Como foi verificado no levantamento, a maioria dos funcionários (32%) têm até 25 anos de idade, 29% tem acima de 36 e até 45 anos, 23% representam os funcionários com26 e até 35 anos, 13% refere-se aos funcionários com 46 e até 55 anos de idade e os funcionários acima de 55 anos representam 3%. Verifica-se que a empresa conta com uma amostra jovem o que tende a ser um ponto positivo na empresa devido à criatividade e produtividades da nova geração.

De acordo com o levantamento dos funcionários lotados na empresa Trânsito Livre Calçados, 52% representam o sexo masculino e 48% do sexo feminino. Esse percentual representa um equilíbrio pelo tipo de atividade desenvolvida na empresa, não tendo tanta importância a predominância pelo gênero em detrimento do outro.

Comparando com o levantamento anterior percebe-se que 13% dos funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com