TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO ARRANJO FÍSICO GERAL COMO BASE PARA RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO - UM ESTUDO DE CASO.

Por:   •  24/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

Responda as perguntas abaixo sobre o artigo - ANÁLISE DO ARRANJO FÍSICO GERAL COMO BASE PARA RACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO - UM ESTUDO DE CASO.

Qual a importância do arranjo físico?

Quais os tipos de arranjo físico e o que significa cada um?

O que é processo de projeto qual sua importância?

Faça um resumo de como foi feito o estudo de caso na empresa de calçados RR.

Respostas:

1 - O planejamento do arranjo físico é eficaz na racionalização do fluxo produtivo, oferecendo vantagens considerável que vão do incremento da produtividade até o aumento do moral e satisfação do trabalhador. Frente a esta afirmação, o planejamento do arranjo físico surge como um dos meios de adequação das empresas diante de um contexto tão conturbado, inseguro e de intensa concorrência que se configura atualmente no mundo empresarial. Tendo em vista a importância que as pequenas empresas tem para a economia de um país, bem como a abrangência metodológica do planejamento do arranjo físico (podendo ser desenvolvido tanto para grandes, como para médias e pequenas empresas), este artigo se propõe a desenvolver um projeto de arranjo físico geral para uma pequena empresa, a partir da análise do ambiente produtivo e por meio da aplicação da modelo de Olivério.

2 - Arranjo físico posicional: onde máquinas, equipamentos, materiais e pessoas se movimentam para o produto ao longo do processo, ex.: cirurgia de coração; Por produto ou linear: onde a disposição de máquinas e equipamentos obedece ao fluxo do processo produtivo, ex.: montagem de automóveis; Arranjo Físico funcional; onde máquinas e processos que realizam operações semelhantes são alocados no mesmo ambiente, ex.: uma biblioteca municipal; e o arranjo físico celular caracteriza-se pelo agrupamento de todas as máquinas usadas na fabricação de um determinado grupo ou família de produtos, funcionando como mini fábricas.

3 - É uma forma mais detalhada de alocação dos materiais, inclusive a posição de cada máquina.

4 - A empresa de calçados RR, em p.v.c e p.u. para o mercado feminino e infantil, além de fabricar solados com as mesmas matérias-primas. Na empresa há apenas um estoque onde são estocadas não só as matérias-primas como o material em processamento também. O Arranjo físico ideal foi elaborado com foco no fluxo produtivo predominante de forma a facilitar as relações entre departamentos. Para tanto foi montada um fluxo racional com base na carta de processo entre os quatro produtos fabricados pela empresa em questão.

Para diminuir as movimentações constantes e demasiadas entre os departamentos e o estoque ou almoxarifado, foi dimensionado um espaço em cada departamento para a alocação de estantes ou caixas para acomodação dos produtos em processos ou acabados de acordo com a necessidade do departamento. Tal procedimento anula o uso das vias de circulação e o espaço destinado aos extintores, além de diminuir drasticamente a movimentação de materiais como já dito.

Ao ser comparado o arranjo físico ideal com o atualmente utilizado pela empresa, percebe-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com