TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE SUPERMERCADOS SANTA CATARINA

Por:   •  26/9/2022  •  Artigo  •  9.337 Palavras (38 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 38

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES DE SUPERMERCADOS SANTA CATARINA

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar qual o comportamento dos consumidores de supermercados localizados no centro de Forquilhinha, Santa Catarina. O desenvolvimento deste artigo se deu inicialmente com a pesquisa bibliográfica, onde foi apresentado o embasamento teórico necessário aos assuntos, varejo, serviços, comportamento do consumidor, modelos de comportamento de compra, e modelo Sheth; Newman; Gross (1991). Com base no instrumento proposto por Vargas (2010), foi aplicada a pesquisa de campo, através de um questionário contendo quinze perguntas com intuito de conhecer o perfil dos entrevistados, e também um quadro com trinta e duas afirmações para poder analisar como cada consumidor se comporta, o questionário foi aplicado com 152 famílias, e este número de questionários foi obtido aplicando a formatura cientifica de Barbetta (2002), com um erro amostral de 6%. Foram realizados cruzamentos das variáveis do modelo Sheth; Newman; Gross proposto por Vargas (2010), para poder verificar como cada consumidor se comporta em relação as compras no supermercado. As principais observações em relação aos resultados da pesquisa foram que as mulheres são as principais compradoras, na questão do comportamento os valores funcionais geraram maior concordância, isso mostra que os consumidores desta região dão uma maior importância a questões como comodidade, atendimento, higiene, praticidade, e oportunidade.

Palavras-chave: Comportamento do consumidor, Modelos integrativos, Varejo supermercadista.

Abstract

This study aimed to analyze what the behavior of supermarket located in the center of Forquilhinha, Santa Catarina. The development of this monograph was made initially with the literature, where it was presented the theoretical background necessary to subjects, retail, services, consumer behavior, buying behavior models, and model Sheth, Newman, Gross (1991). Based on the instrument proposed by Vargas (2010), was applied to field survey, using a questionnaire containing fifteen questions aiming to meet the profile of respondents, and a staff of thirty-two claims to be able to analyze how each consumer behaves the questionnaire was applied to 152 families, and this number of questionnaires was obtained by applying scientific graduation Barbetta (2002), with a sampling error of 6%. Crossings were performed of the model variables Sheth, Newman, Gross proposed by Vargas (2010), to be able to see how each consumer behaves toward purchases at the supermarket. The main observations regarding the results of the research were that women are the main buyers, the issue of functional behavior generate values ​​greater agreement, it shows that consumers care of this region further into issues such as convenience, service, cleanliness, convenience and opportunity.

Palavras-chave: Consumer behavior, Integrative models, Retail supermarket.

Introdução

O varejo de supermercados no Brasil sofreu transformações nos últimos tempos bem como o seu modelo operacional. A entrada das grandes redes mundiais como o Wal-Mart e Carrefour provocou uma mudança radical no setor, pois de certa forma forçou os supermercados brasileiros a incrementarem o seu mix de produtos e desta forma não se prenderem apenas aos  produtos básicos.

O setor supermercadista no Brasil fechou o ano de 2011 com um crescimento nas vendas de 4% (IBGE2011) em relação ao ano de 2010, isso se deve ao crescimento do poder aquisitivo da população, e a expansão do crédito pessoal, e também ao crescimento populacional, pois segundo o IBGE, em 2010 o Brasil fechou o ano com uma taxa de crescimento populacional de 1,17% (IBGE 2010), ultrapassando a casa dos 190 milhões de habitantes.

Através destes números do crescimento do setor e também das novas tendências para o setor supermercadista, observou-se uma possibilidade de desenvolver um estudo sobre o comportamento dos consumidores na região de Forquilhinha Santa Catarina, para poder descobrir como cada consumidor desta região se comporta quando realiza suas compras no supermercado. Foram criados três objetivos específicos que são, conhecer o perfil dos consumidores do varejo de supermercados do centro de Forquilhinha, analisar um modelo de estudo de comportamento do consumidor, e identificar fatores de influência na decisão de compra dos consumidores. Através destes três objetivos específicos criou-se então o questionário de pesquisa aplicado na região central de Forquilhinha.

Este artigo é composto por introdução, fundamentação teórica, procedimentos metodológicos, pesquisa com os resultados, e por fim as considerações finais.

  1. Revisão Teórica

Nesta primeira etapa do artigo são apresentados alguns conceitos sobre varejo, novos hábitos dos consumidores, comportamento do consumidor, modelos integrativos de comportamento de compra do consumidor, modelo Sheth; Newman; Gross.

1.1 Varejo

O varejo pode ser definido segundo Cobra (1997, p.335), como sendo uma unidade de negócios que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas ou outros distribuidores e vende diretamente ao consumidor final. Outra definição mais simplificada do varejo segundo Parente (2000), seria “a venda de produtos ou serviços para atender uma necessidade pessoal do consumidor final”.

 Com o passar dos anos e a evolução tecnológica do mundo, o varejo passou por diversas mudanças assim como os outros segmentos de vendas, focando no varejo supermercadista do Brasil os supermercados brasileiros seguiram uma tendência evolutiva dos Estados Unidos, os clientes com o passar do tempo se tornaram mais exigentes quanto a qualidade dos produtos e serviços e também na questão dos preços. Esta evolução teve inicio com implantação da leitura de código de barras em 1989, em 1997 ocorreu um aumento estrondoso na implantação deste sistema na faixa de 88,22%. E em 2006 foi quando esse conceito de leitura por código de barras se dissipou no Brasil (LAS CASAS, 2006).

Acompanhando a evolução tecnológica mundial e o futuro das lojas varejistas no Brasil tem-se hoje diversos tipos de lojas de varejo disponível aos consumidores, pode-se classificar estas lojas de algumas formas: como lojas de combustíveis e lubrificantes, hipermercados, supermercados, lojas de bebidas, lojas de tecidos, vestuários, moveis eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, perfumaria, lojas de livros, jornais e revistas, equipamentos e material de escritório, lojas de veículos, materiais de construção, e outros artigos de uso pessoal (IBGE 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.6 Kb)   pdf (348.5 Kb)   docx (124.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com