TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO DI DOMENICO

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS 6

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8

3 CONCLUSÃO 9

1 INTRODUÇÃO

A microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins onde os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As empresas maximizam o lucro a partir de custos e receitas possíveis. As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As empresas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos.

A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controlo inflacionário.

Para que tudo isso aconteça precisamos de administradores capacitados que saibam tomar decisões, analisar fatos estatísticos, econômicos e administrativos. Isso só é possível através de técnicas de análises de resultados, conhecer algumas ferramentas que são necessárias para o conhecimento e identificação de situações do dia a dia no mundo dos negócios, são estes os métodos quantitativos.

Mas de nada adianta se não tivermos profissionais corretos, que não possuem um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho, o que é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Levando em consideração todos os conceitos vistos até agora, veremos como se comporta diante dos tais o mercado Di Domenico, atuante em Primavera do Leste - MT.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Empresa familiar que iniciou suas atividades em 1992, mercado Di Domenico trabalha com produtos secos e molhados, frutas, verduras e açougue.

Seus principais clientes são pessoas que possui renda entre 2 a 3 salários mínimos, em maioria do sexo masculino, com ensino médio completo, grande parte são casados e possui em média dois filhos. Os clientes de maior consumo costumam frequentar o mercado uma vez por semana, levam em média de 15 a 45 minutos para fazer suas compras, gastam em torno de R$ 150,00 e geralmente pagam em dinheiro ou cartão.

Os produtos mais vendidos são os de higiene pessoal, material de limpeza e bebidas. Na área de higiene pessoal o produto mais vendido é o creme dental, em especial da marca Colgate, já no setor de produtos de limpeza o campeão de vendas é o sabão em pó Omo e no setor de bebidas temos a Coca-Cola como a mais vendida. Como há a fidelização dos clientes com os produtos citados mesmo o produto sofrendo alteração dos preços (aumento) os clientes não abrem mão dos mesmos e na ausência destes produtos no mercado compram de outra marca porém em menor quantidade.

Os preços são definidos de acordo com o valor de compra e é levado em consideração os preços praticados pelos concorrentes do mesmo segmento, visando o acompanhamento de mercado em geral. Para definir o preço de venda é levado em conta o preço de compra mais a margem de lucro que varia de acordo com o gênero do produto, e esta margem nem sempre é fixa pois deve-se variar para que o produto as vezes deixe de ser lucrativo para se tornar competitivo.

A inflação reflete diretamente sobre o preço final das mercadorias, pois caso o preço de compra sofra variação esta é repassada aos consumidores, independente se ouve queda ou aumento dos preços. Ela não é sentida de forma homogênea pelas famílias. Seu impacto depende muito do que cada uma consome, onde mora, qual a sua renda mensal, entre outros fatores.

O mercado Di Domenico paga seus fornecedores através de boleto bancário com prazos ente 15 a 30 dias e antes de cada compra são feitas cotações com vários fornecedores a fim de encontrar o melhor preço, pois quanto menor o preço de compra melhor a margem de lucro, mais sempre mantendo a relação preço qualidade. Seus principais concorrentes são os Supermercado São João e São Pedro, pelo fato de estarem todos próximos e alocados no mesmo bairro. Para contornar esta situação, o mercado Di Domenico adota como estratégia de venda o bom atendimento ao cliente, preços competitivos e merchandising.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS

Estudaremos a seguir a venda de bebidas em um período de uma hora durante o período da tarde. Queremos averiguar qual o refrigerante é o mais vendido e qual o percentual ele representa nas vendas de um modo geral.

Dados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com