TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO FLAMINGOS .

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.441 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

                 

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

  ADMINISTRAÇÃO

        

ANÁLISE DO MERCADO FLAMINGOS

[pic 3]

Arapongas

2014

[pic 4]               [pic 5]

                  SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

               ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS:    

  • Angelita Neris de Souza
  • Josiane Simões de Oliveira
  • Josinéia Buosi dos Santos
  • Nilson de Lima Pereira
  • Patricia Rodrigues
  • Paula Eliane Piller
  • Rita de Cássia Campos Trevisoli

[pic 6]


SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO                

04

2

DESENVOLVIMENTO

05

2.1

EMPRESA ENTREVISTADA

05

2.2

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

05

2.2.1

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

05

2.2.2

PREÇOS

06

2.2.3

INFLAÇÃO

07

2.2.4

FORNECEDORES

07

2.2.5

A CONCORRÊNCIA

07

2.3

MÉTODOS QUANTITATIVOS

08

2.4

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

09

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

11

4

REFERÊNCIAS

12

1. INTRODUÇÃO

        A pesquisa de campo é fundamental para o entendimento de táticas e métodos utilizados como estratégias de mercado e através destas percepções pudemos identificar a influência da microeconomia e macroeconomia, dos métodos quantitativos e da ética, política e sociedade, nas empresas.

        Os administradores utilizam destas ferramentas para ampliar seus conhecimentos e assim se destacar sobre seus concorrentes, buscando ganhar a confiança de seus clientes e assim ampliando seus negócios.

A economia brasileira tem passado por diversas transformações, gerando uma série de mudanças na gestão das empresas, especialmente em seus processos operacionais. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar a gestão de compras em um supermercado de médio porte, verificando a qualificação dos compradores, entendendo o funcionamento do processo de compras e demonstrando a importância do setor para o aumento da competitividade das organizações.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1. EMPRESA ENTREVISTADA

        O Supermercado Flamingos já está no mercado há alguns anos e foi fundado pelas sócio-proprietárias  Luciana Melo Martins e Jocelise Martins, a quem agradecemos por terem nos recebido e permitido que realizássemos nosso trabalho.

        Trata-se de uma empresa de médio porte, atuante no ramo de produtos alimentícios e produtos de higiene e limpeza, em geral.

        O Supermercado Flamingos está localizado em Arapongas/Pr, mais precisamente à Rua Maracanã-de-Colar, n°231, no Conjunto Flamingos, bairro que dá nome ao Supermercado.

2.2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.2.1. Comportamento do Consumidor


         Como neste supermercado os principais clientes são as famílias, é muito fácil perceber que as mudanças no comportamento dos clientes vem principalmente com alteração dos preços dos produtos alimentícios e de higiene, mais claramente falando dos produtos da cesta básica, como o arroz, feijão, café, leite, açúcar, macarrão, óleo, farinha de trigo, sabão e papel higiênico. Estes produtos influenciam no comportamento dos clientes, pois são considerados por eles como produtos superiores, sendo estes os mais importantes.
         Os consumidores também utilizam táticas na hora de adquirir suas mercadorias, sabem que suas necessidades são ilimitadas, o que é muito diferente ao falarmos dos seus recursos. Para conseguir saciar suas necessidades eles utilizam o método de substituição: se compra sempre o produto da marca “a” mas este produto fica mais caro, o consumidor opta por comprar o mesmo produto, porém da marca “b”. Este método possibilita que a compra tenha os mesmos produtos sem que exceda no seu valor final.  

        Existe uma mudança também se um produto que antes era mais caro fica mais barato. Os consumidores passam a consumir mais este produto, sendo que em alguns casos os clientes que consumiam outro produto passam a comprar este. Os consumidores buscam pelos melhores preços, mas é claro que estes produtos também precisam ser de qualidade. Sendo assim, muitas vezes um produto não pode ser substituído pelo mesmo produto de marca diferente; nesta situação o consumo é apenas reduzido, compra-se o mesmo produto, porém em menor quantidade. Os clientes estão sempre em busca de descontos e promoções e quando encontram, compram uma quantidade maior do produto ofertado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (82.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com