TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PERFIL DO GESTOR FINANCEIRO

Por:   •  18/7/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE OLINDA - FOCCA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CAROLINA SOUTO BATISTA

RAFAEL ARRUDA

ANALÍSE DO PERFIL DO GESTOR FINANCEIRO

OLINDA

2017

A administração financeira exige conhecimento do que representa cada conta que nelas figura. Visando extrair informações para a tomada de decisão. O amplo conhecimento do significado de cada conta facilita a busca de informações precisas, justamente por isso, é que as empresas devem se informar mais sobre essa análise, além de colocá-la em prática para obter resultados mais satisfatórios e um melhor controle de sua situação financeira.

Nesse contexto, é cada vez mais necessário que o gestor financeiro tenha as competências exigidas para o cargo, já que uma de suas principais funções é maximizar a riqueza dos proprietários. O perfil dos administradores desse novo milênio, pois, é de: rígidos limites éticos, de um envolvimento cada vez maior em trabalhos em equipe, de constante atualização e aperfeiçoamento, planejamento estratégico, responsabilidade social e ambiental. Tudo isso, para a sobrevivência em um mundo cada vez mais globalizado e, portanto, sempre suscetível a turbulências econômicas que afetam o rumo das mais diversas empresas e países.

Na concepção de Chiavenato o gestor financeiro do século XXI ainda tem muito das características tradicionais, porém além destas características acresce-se o conhecimento e a maneira de agir para aumentar o valor das atividades da empresa, como também a sociedade como um todo.

Chiavenato descreve que o diretor financeiro deveria ter o perfil da seguinte forma:

1) Características Profissionais (são importantes e necessárias, porém partindo-se de um mínimo de conhecimento e com um treinamento orientado e efetivo geralmente podem ser desenvolvidas): conhecimentos técnicos, conhecimentos de informática, idiomas, CRM (customer relationship management), políticas corporativas, visão de negócios, envolvimento com o mercado.

2) Características Pessoais (as mais importantes, pois dependem de esforço pessoal para serem desenvolvidas e mantidas): transparência, ética, disciplina, comprometimento efetivo, orientação para resultados, disponibilidade, formação de times e equipes, motivação, assertividade, pró-atividade, inteligência interpessoal.

Segundo Chiavenato mais importante do que as características pessoais e profissionais é a vocação para trabalhar com finanças, ou seja, gostar do que se faz e fazer o que se gosta é essencial. Para exercer a atividade na área de finanças o gestor financeiro tem que ter vocação para acompanhar as normas e procedimentos, conseguir trabalhar sob pressão, ser objetivo e assertivo, ser cumpridor das metas, apresentar resultados para a empresa visando desenvolver uma boa equipe de trabalho e liderar pelo exemplo.

Na concepção de L.J. Gitman, no livro “Princípios da Administração Financeira”, destaca as três funções primordiais do administrador financeiro: análise e planejamento financeiro, a administração da estrutura de ativos da empresa e de sua estrutura financeira (capital). 

É importante ressaltar o papel do gestor financeiro no crescimento do negócio, entendendo as alavancas do crescimento e a maximização do retorno ao acionista/investidor.

O ambiente legal, operacional e tributário e conceitos como margem de contribuição, lucro operacional, ponto de equilíbrio, o valor do dinheiro no tempo, risco e retorno, fluxo de caixa, estrutura de capital são abordados no campo da administração financeira.

Merecem especial atenção o entendimento por parte do gestor financeiro das contas referentes ao Demonstrativo de Resultados – Lucros e Perdas e de Balanço Patrimonial. É evidente a importância na gestão e entendimento do balanço, que reflete a saúde financeira da empresa e não somente o resultado de um determinado exercício.

Algumas questões importantes que devem ser abordadas:

A) Gestão de custos e eficácia operacional – como maximizar alocação de recursos? Qual o impacto da tecnologia da informação no seu negócio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com