TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS SERVIÇOS E TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS DO SUPERMERCADO BOA ESPERANÇA

Por:   •  8/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.431 Palavras (30 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 30

ANÁLISE DOS SERVIÇOS E TÉCNICAS ORGANIZACIONAIS DO SUPERMERCADO BOA ESPERANÇA

Resumo: Este artigo cientifica foi desenvolvido com a finalidade de ampliar os conhecimentos administrativos através de um estudo dos serviços e pratica organizacionais do supermercado Boa Esperança, o qual buscou analisar a estratégia de marketing para seu mix de produtos, considerando o impacto percebido na decisão de compra dos clientes; e para isto identificou o perfil dos consumidores que utilizam os serviços e produtos oferecidos pelo supermercado, focalizando os diferenciais competitivos na visão do cliente. O estudo foi realizado em apenas uma das unidades Boa Esperança, situado na Rua Tenente Ferreira Maldos 297 Parnamirim / RN.  Na metodologia utilizou-se o tipo de pesquisa descritiva, de campo, qualitativa e quantitativa, para obtenção do universo optou-se por uma amostra aleatória simples entre clientes em compras, entrevista estruturada com o gestor da empresa e observação in loco que foi realizada no mês de Outubro de 2014, as quais foram tratadas com o auxilio de técnicas estatísticas como: Formatação tabular, porcentagens e gráficos. Durante a analise verificou-se que a empresa pesquisada já esta consolidada no mercado varejista.

Palavras- chave: Cliente; Fidelização; Abrangência.

  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do mercado vem sofrendo muitas mudanças na era da globalização, e com o passar dos anos o ramo varejista brasileiro está cada vez procurando se adaptar e buscar melhorias para melhor atender seus clientes e de buscar também novos clientes.

Daí os supermercados deixaram de vender só cereais e passaram a ter outros setores para melhor servir as necessidades dos seus clientes, com isso o mercado brasileiro vem obtendo resultados positivos neste segmento, segundo a Abras (Associação de Brasileira dos Supermercados), as vendas reais nos supermercados brasileiros cresceram 5,36% em 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta quarta-feira (29), pela Associação de Brasileira dos Supermercados (Abras), em São Paulo.  (ABRAS, 2013)

O setor supermercadista se mantém otimista. "Em 2014, esperamos um ano muito parecido com o de 2013, com o PIB crescendo pouco, mas com a manutenção dos baixos níveis de desemprego. Diante deste cenário, calculamos mais um ano de crescimento para o setor, próximo a 3%", afirma Honda o presidente da Associação de Brasileira dos Supermercados. (ABRAS, 2013)

E dentre outros aspectos as empresas para que cheguem a esses índices de vendas positivas é preciso mostrar ao seu cliente a satisfação e qualidade de seu serviço. Segundo Cobra (2009), construir a satisfação do cliente por meio da qualidade e valor é o ponto-chave do novo pensamento mercadológico, o qual parte da premissa de que os consumidores comprarão da empresa que entregar o maior valor. Assim, a oferta de produtos ou serviços de maior valor para o cliente passa a ser o diferencial que determina a vantagem competitiva em relação a outras organizações.

Para Kotler (2006), a satisfação depende, dentre outros fatores, da qualidade dos produtos ou serviços. A qualidade, por sua vez, consiste na totalidade dos atributos e características do serviço ou produto que afetam a capacidade de satisfazer as necessidades do consumidor. Assim, se o produto ou serviço atende às expectativas do cliente ou as excede, diz-se que a empresa fornece qualidade.

Nesse contexto, o setor alimentício tem se mostrado bastante crescente e competitivo nos dias atuais. O aumento da jornada de trabalho longe de casa ou até mesmo o simples desejo ou necessidade de se fazer rápidas refeições ou lanches na rua, de certa forma, acabaram contribuindo para que as pessoas viessem a buscar novos pontos de alimentação. Com isso, a quantidade de empresas atuantes neste setor tem aumentado e consequentemente oferecendo ainda mais opções de produtos e serviços para o consumidor. (ABRAS, 2013).

Diante disso, este artigo tem o objetivo de analisar as práticas organizacionais à luz dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas, e a partir da percepção dos clientes da rede de supermercados Boa Esperança Ltda localizada em Parnamirim/RN, procurar obter informações, como questões de localização, ambiente, produtos oferecidos, preço, entre outros, no intuito de demonstrar o índice de satisfação das pessoas que utilizam os seus serviços na qual servirão para desenvolvimento deste artigo.

1.1 OBJETIVOS

1. 1. 1 Objetivo Geral

Analisar as práticas organizacionais à luz dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas de Administração de Recursos Humanos II, Administração Mercadológica II, Administração de Serviços, Estatística, Contabilidade aplicada e Tópicos Especiais I, bem como a partir da percepção dos clientes das organizações investigadas.

1. 1. 2 Objetivo Específico

            - Identificar as práticas organizacionais no que diz respeito às estratégias e estruturas da empresa;

- Comparar as práticas identificadas com as teorias apresentadas nas disciplinas;

- Relacionar as práticas das organizações com a percepção dos clientes acerca destas;

- Propor melhorias estratégicas e estruturais para as organizações analisadas.

1.2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Desde 1986 no mercado, o Supermercado Boa Esperança começou com o trabalho árduo de Senhor Ronaldo e Senhora Laíde, casal muito querido por todos os funcionários e clientes do Boa Esperança. Tudo começou com uma pequena banca e hoje a empresa possui três unidades em Parnamirim. Na unidade do Parque Industrial conta com um restaurante e com projetos de ascensão. E hoje a empresa também conta com um centro de distribuição de mercadoria e o centro de panificação na qual fabrica produtos com marca própria.  São em torno de mais de 900 funcionários.

A 1ª unidade da empresa e considerada como Matriz está situada à rua Tenente Ferreira Maldos, 297 – Centro – Parnamirim/RN, a 2ª unidade na rua Cândido Martins G. dos Santos, 524 – Rosa dos Ventos – Parnamirim/RN e a 3ª unidade na rua Água Vermelha, 166 – Parque Industrial – Parnamirim/RN.

Durante aproximadamente 10 anos, o Supermercado Boa Esperança fez parte de uma rede de supermercados: a RedeMais. Nesse período teve oportunidade de crescer, aprender e solidificar suas negociações e parcerias. Em 2010, ao sentir que podia ampliar seus negócios e caminhar sozinha, estruturou e teve um Centro de Distribuição inaugurado, desvinculando-se da RedeMais. Hoje, atua como Boa Esperança Supermercados. É importante considerar que atualmente a empresa é conhecida pela qualidade de seus produtos e bom atendimento aos seus clientes. Os produtos são da área alimentícia na qual está subdividido em seções: Matinal e Cereais, Higiene e Beleza, Bazar, Hortifrutigranjeiro, Açougue, Frios, Padaria e Telefonia. E contar também com serviços de entrega em domicilio (não só em Parnamirim, mas em outros municípios vizinho também), Caixas Eletrônicos, Restaurante, Pague Fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (886.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com