TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA FARMÁCIA

Por:   •  18/12/2017  •  Artigo  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

ALUNO

ANALISE E MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA FARMACIA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Logística Empresarial da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da [a]Pesquisa.

SERRA

2016


  1. TÍTULO[b]

Analise e melhoria de processos em uma farmácia localizada na cidade de Serra no estado do Espirito Santo.

  1. TEMA[c][d]

Para elaboração deste projeto de pesquisa foi feita com base em na observação do cotidiano, na vida profissional, e consultas realizadas a procedimentos internos (POP). Será realizado em estudo da literatura relacionados a logística e processos empresariais.

O estudo pertente diagnosticar os 3 processos de negócios, organizacionais e gerenciais porem a analise maior será os processos organizacionais, tais como compras de medicamentos, recebimento de até sua dispensação que possam ser melhorados e permitindo a melhor comunicação, confiabilidade e agilidade, para expansão de novas lojas e filiais da farmácia.

       3) DELIMITAÇÃO DO TEMA[e][f]

O estudo será focado nos procedimentos internos e observação do local de trabalho em uma farmácia na região de Serra no Espirito santo no primeiro semestre de 2016 e a relação da pratica com a fundamentação teórica nos períodos de 2010 a 2016.

Sempre analisando a viabilidade econômica e intelectual da empresa, tais como conhecimentos dos funcionários e investimento em novos softwares de gestão.

O projeto abrangera incialmente as duas lojas existentes hoje, e será expandida para as demais lojas que estão em fase e construção.

4) PROBLEMA

Atualmente a empresa possui um processo funcional que atende a demanda, porém ainda possuem algumas falhas de tais como lançamento de notas fiscais e conferencia de produtos, falta de conhecimento dos funcionários aos processos internos. Outro fator também que precisa ser melhora é o software de gestão que não é especializado para o comercio de medicamentos, dificultando o lançamento e a venda de produtos com descontos no balcão.

Este software também tem como característica engessada deixando problemas simples como cadastro de produtos novos e relatório específicos de venda serem só de acesso da área fiscal.

Outro fator observado foi à falta de indicadores gerenciais de venda, onde estes números precisam ser vistos somente acessando o sistema e gerando relatórios.

Um problema decorre, portanto, de um aprofundamento do tema. Ele é sempre individualizado e específico. Diversos autores sugerem que o problema deve ter algumas características. As mais plausíveis seriam: a) deve ser formulado como pergunta; b) deve ser claro e preciso; c) deve ser limitado a uma dimensão variável (opondo-se a uma forma muito ampla, impossível de investigação). (DESLANDES in MINAYO, 2004, p. 28-39)

5) HIPÓTESE

Visto que a empresa possui uma organização funcional e tem como objetivo se tornar uma empresa de processos visando sempre a satisfação do cliente, será feito um mapeamento dos processos atuais e sugerir melhorias através de pesquisas com o referencial teórico.

Com as informações descritas será preciso criar procedimentos internos mais claros, implementar software de gestão mais eficiente e treinar todos os funcionários.

6) OBJETIVOS                

        6.1 GERAL        

        Contribuir para o entendimento do termo “processos”, apresentar melhorias para Farmácia e novas ideias para gestão com base em uma organização por processos e a satisfação e fidelização dos clientes atuais e a atração de novos clientes.

        6.2 ESPECÍFICOS        

Mapear processos, diagnosticar falhas e apresentar melhorias através de treinamentos nos processos já existentes e aumentar a compreensão do mesmo, apresentar as melhorias com um novo software de gestão e cotação de preços, criar indicadores gerenciais das farmácias, tdefinição de uma maneira única de execução das tarefas operacionais.

7) JUSTIFICATIVA

Todo trabalho realizado faz parte, obrigatoriamente, de algum processo organizacional, visto que não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo. Da mesma forma, não faz sentido existir um processo organizacional que não ofereça algum produto ou serviço.

Segundo (PAMPONET, 2016):

 As definições podem ser perfeitamente aplicadas em empresas de qualquer segmento (serviço, indústria e comércio) e porte (micro, pequeno, médio e grande), haja visto o sentido de abrangência à qual transmitem. Assim, pode-se consolidar que a compreensão de processos é essencial, pois é a chave para o sucesso em qualquer negócio, visto que através destes irão resultar uma estrutura adequada para fornecer produtos e/ou serviços de qualidade ao cliente.

Nas organizações em que a estrutura funcional vem de longa data como modelo tradicional, a mudança de visão parece radical, pois passamos de uma visão vertical da empresa, para uma visão horizontal.

Com base em Stewart, Gonçalves (2000b) apresenta três diferenças básicas entre as organizações funcionais e por processos:

  • As organizações estruturadas por processos têm como metas atingir objetivos externos;
  • Os trabalhadores e recursos são organizados buscando dar conta da operação completa;
  • Inexiste o filtro da hierarquia na condução da informação.

Para Gonçalves (2000b, p. 13) “a empresa estruturada por processos não é necessariamente gerida por processos e vice-versa.” A incompatibilidade entre a estrutura organizacional e o modelo de gestão impede quase sempre que alcançamos resultados positivos. Assim, evidenciamos as fases que uma organização pode passar na busca de adotar este modelo de gestão.

Ainda (Gonçalves, 2000b) nos apresenta algumas fases que podem ser adaptadas para diagnosticar os problemas dos processos e implementar novos conceitos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com