TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM POSTO DE TRABALHO

RESUMO

Um ambiente ergonomicamente correto se dá quando todos os estudos envolvendo homem-ambiente-máquina atingem as especificações da AET e de exigência dos trabalhadores. Leva-se em conta o bem estar e as designações de atividades específicas requeridas durante o período de trabalho. Postura, tempo de realização das atividades, sobrecarga de trabalho e demais necessidades especificas, condiciona o nível de estresse ocasionado pelo abuso cometido do empregador ao empregado. Analisa-se todo espaço e movimentação para obter uma definição adequada de um ritmo e local de trabalho adequados para ambas as partes.

Palavras-chave: Ergonomia; ambiente de trabalho; melhor desempenho.

1 INTRODUÇÃO

        

Muitas empresas estão buscando pela excelência em seus setores e entre seus concorrentes. Procurando produzir produtos com qualidade superior e também proporcionando aos seus colaboradores um ambiente de trabalho saudável e convidativo. Elas estão procurando investir na área ergonômica porque admitem que um funcionário satisfeito, produz muito mais e gera muito mais lucro a empresa do que um funcionário parado (doente).

        

A ergonomia vem ganhando denotado espaço dentro dessas instituições, pois prevenir é melhor do que remediar. Os trabalhos ergonômicos iniciam nos departamentos ou postos de trabalho onde há maior incidência de acidentes de trabalho, afastamentos, doenças e rotatividade de empregados.

A análise ergonômica parte da identificação de um problema que justifique um estudo, buscando ações ergonômicas para a solução destes. A sua análise permite compreender a natureza e a dimensão dos problemas apresentados, bem como elaborar um plano de intervenção para abordá-los.

O objetivo deste trabalho, busca realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) em um posto de trabalho de um escritório. Levantando os prós e os contras de se exercer uma atividade normalmente repetitiva.

2 ERGONOMIA

Do grego ERGON (trabalho) e NOMOS (lei), ou seja, lei do trabalho, apresenta várias definições segundo vários autores renomados no assunto.

Para WISNER apud ESTORILIO (2003), define “ergonomia como sendo o conjunto de conhecimentos científicos relacionados ao homem, necessários na concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência no trabalho”.

O trabalho humano é observado através de vários aspectos utilizados pela Ergonomia, tais como postura, exploração visual e deslocamento. Usando os resultados da pesquisa desses vários aspectos, chega-se a uma conclusão sobre as condições de trabalho. Por exemplo, o deslocamento dos trabalhadores podem ser acompanhados e registrados a partir da observação de sua movimentação através de sua jornada de trabalho.

O objetivo principal da ergonomia é o conforto e a saúde, por esse aspecto as pesquisas devem se ater as condições que evitem o desconforto e a promoção da atividade laboral não saudável. “O delineamento da pesquisa nos indica como os dados serão coletados, analisados e interpretados. Através dele são estabelecidos os relacionamentos entre as questões iniciais de pesquisa, os dados coletados e as respectivas conclusões finais do estudo”. (YIN,2005). Por isso é fundamental recolher os dados primeiramente para poder atingir a problemática, realizar o estudo de caso, elaborar um relatório ou laudo, objetivando e apontando as melhorias necessárias para o conjunto no todo. Evitando assim que haja complicações para a empresa.

Então basicamente aplica-se a ergonomia no melhoramento dos ambientes, assim como a saúde e a psique do trabalhador para que o mesmo gere resultados positivos no exercício de sua função. Abolindo as causas mais comuns de afastamento do trabalho como dores lombares, estresse e movimentos repetitivos (LER). O trabalho de preparar um diagnóstico é irrelevante se este não criar mudanças positivas. Isto significa que a intervenção ergonômica é uma tecnologia da pratica que objetiva modificar a situação de trabalho para torná-la mais adequada às pessoas que nela operam. (COUTO, 2002)

2.1 POSTO DE TRABALHO        

        

Primeiro deve-se avaliar o posto de trabalho a ser analisado. Se ele se encontra adequado às práticas que nele serão realizadas e se ele oferece um local que proporciona bem estar físico e mental, afinal grande parte do seu tempo no dia-a-dia será voltado para este ambiente. Analisado esta parte do processo leva-se em conta no dimensionamento deste posto as características físicas e mentais dos indivíduos que ocuparão este espaço como idade, limitações físicas e habilidades. Segundo Smith apud Neves (2002), no planejamento dessas áreas devem-se considerar questões como:

▪ o padrão e os objetivos estratégicos da empresa;

▪ planos para implementação de novas e diferentes tecnologias;

▪ o tempo que o funcionário passa na frente do computador e fora do escritório;

▪ como os funcionários se interagem;

▪ dimensão e tipos de equipamentos que constituem os postos de trabalho.

Segundo Charles et al. (2004), “estações pequenas fazem com que os usuários desses espaços fiquem, por exemplo, mais próximos às fontes de ruído como impressoras, fax e a própria emissão do ruído proveniente das comunicações entre os funcionários, além de terem menos superfície de trabalho, o que dificulta diretamente a execução de suas tarefas. Grandes estações acabam por resultar em distâncias longas para recursos compartilhados podendo, ainda, aumentar o isolamento social”.

Assim sendo, a analise ergonômica deve ser feita levando em consideração todos os critérios ambientais e humanos que possam vir a interferir e comprometer a realização de uma atividade laboral com qualidade. A escolha de uma equipe bem preparada e que possui uma vasta experiência na área da ergonomia, pode gerar um melhor acondicionamento de pessoa-local de trabalho, resultado na satisfação imediata de ambos os lados (empresa-funcionário).

2.2 DIMENSIONAMENTO DO POSTO DE TRABALHO

Primeiramente leva-se em conta uma analise detalhada do espaço e dos tipos de materiais que circundaram o posto de trabalho. No caso analisado o posto encontra-se numa m de trabalho de um escritório qualquer, onde a mesma pessoa utiliza este mesmo espaço durante o horário comercial, com carga normal de 8horas trabalhadas diárias. Neste posto haverá uma mesa, ou estação de trabalho, um computador e demais acessórios sobrepostos sobre a estação e consequentemente uma cadeira e apoio aos pés.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com