TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTRATÉGICA DA LÍNGUA DE LÍNGUAS PRIVADAS DE IDIOMAS

Por:   •  11/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

[pic 1]

Trabalho Final

Análise Estratégica:

                                

Silvio César Moura

Paulo Vinicius

Belo Horizonte

2° semestre / 2015

TRABALHO FINAL DE ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO I

ANÁLISE ESTRATÉGICA DO MERCADO DE AULA PARTICULAR DE IDIOMAS

Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina Estratégia e Planejamento 1 ministrada pelo Prof. Luiz Alex Silva Saraiva, Dr.

Belo Horizonte

2° semestre / 2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................        4
  2. METODOLOGIA......................................................................................        5
  3. A ENTREVISTADA  ................................................................................        6
  4. ANÁLISE EXTERNA...............................................................................        7
  5. ANÁLISE INTERNA................................................................................        8
  6. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................        9
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................        9
  1. INTRODUÇÃO

O seguimento de prestação de serviços no Brasil tem evoluído muito. A cada dia novas práticas e novas técnicas são instituídas procurando inovar, vender e oferecer um serviço mais amplo e de melhor qualidade. No seguimento do ensino não é diferente, aprimorar técnicas de aprendizado, ensino e de venda desse serviço passou a ter papel fundamental no crescimento do setor e nas ambições daqueles que propõem esse tipo de serviço.

O trabalho a ser apresentado, circunda a análise estratégica do ramo das aulas particulares de idiomas. O grupo selecionou uma profissional, Flávia Santiago, que atua no ramo há 17 anos e que poderia proporcionar uma análise geral do panorama do mercado, da sua atividade pessoal e dos seus métodos e estratégias adotadas de modo a aprimorar e aperfeiçoar a realização dos seus serviços.

O intuito do grupo foi explorar a experiência de uma profissional conceituada no mercado e que tivesse o tema central do trabalho, aula particular de idiomas, como sua forma de sustentação principal. Hoje, com a acessibilidade da internet e muitos intercambistas, esse mercado cresceu de forma assustadora, acirrando a concorrência onde o mais preparado e que adota as melhores estratégias sobressai e consegue crescer no seguimento.

Nesse trabalho, serão apresentados dados, opiniões, transcrições de falas do entrevistado, tudo sob o consentimento do mesmo, de modo a evidenciar, compreender e estudar o mercado ao qual ela está inserida e as táticas e estratégias adotadas para prevalecer e sobressair nesse meio.


2.         METODOLOGIA

Para análise estratégica, foi realizada como base de informações uma entrevista feita através de questionário de caráter qualitativo, aplicado à entrevistada na FACE (Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG). Por exercer o trabalho de professora, Flávia se colocava como a melhor fonte de informações para a realização do questionário.

Para obter acesso às informações, houve a indicação do aluno do 5º período de   Ciências Contábeis na UFMG, Rodrigo Henrique, da professora Flávia Santiago. Rodrigo já conhecia a professora e ao discutir sobre o trabalho com os alunos do curso, sugeriu que ela fosse procurada para que a coleta de dados fosse feita. A entrevista foi marcada dentro do campus da UFMG Pampulha, já que é um local de mais fácil acesso para entrevistado e entrevistador.

A análise dos dados e informações fornecidas foi feita e triada pelos integrantes do grupo de modo a adequá-las e inseri-las no contexto de análise proposto pela disciplina: a análise do perfil estratégico do segmento de aulas particulares e as estratégias adotadas  pela profissional especificamente para atender aos anseios do mercado.

  1. CONHECENDO A ENTREVISTADA

Flávia Santiago tem 36 anos e é professora de inglês há 17. Nascida e criada em uma família de professores, aos 18 anos supriu uma vaga na escola onde a irmã era coordenadora para dar aulas de inglês. Após este fato, se especializou, inclusive ao morar por dois anos nos Estados Unidos, e começou a dar aulas em cursinhos, mas vem migrando para as aulas particulares por ser o seu objetivo.

Mesmo com o foco nas aulas particulares, Flávia possui trabalho com carteira assinada para ter acesso às garantias empregatícias, como FGTS, INSS, licença maternidade, décimo terceiro e férias, etc. Dessa forma, possui dois empregos fixos, mas continua com o objetivo de lecionar mais aulas particulares por ser mais rentável.

Ainda possui o diferencial de ter o apoio de editoras, que contribuem para a divulgação de seu material para a aplicação de testes simulados: FCE, CAE, CPE, ENEM e etc. Em um mundo de total interação tecnológica, Flávia utiliza aplicativos para ensino e textos interativos, expandindo o contato e a didática com seus alunos.

Dentro do foco das aulas particulares, Flávia possui uma segmentação de clientes: alunos que precisam de reforço na escola, pessoas no mercado de trabalho que precisam de atualização do curriculum para entrevistas de emprego e pequenos grupos de alunos, além de alunos que necessitam de preparação esporádica, para entrevistas de emprego, por exemplo.

As aulas particulares de inglês vêm ganhando um amplo espaço dentro do mercado de trabalho. Várias pessoas que realizam a experiência do intercâmbio e voltam ao país de origem com fluência, se candidatam a vagas em escolas de idiomas e começam a dar aulas particulares de inglês. Os alunos que procuram por aulas particulares possuem um objetivo específico, por isso não há uma grande migração de professores (a não ser que exista insatisfação quanto ao professor/aula).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com