TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ORGANIZACIONAL BETE LEITE DOCERIA

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SENAC PERNAMBUCO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

 

Bernadete Leite Pereira

ANÁLISE ORGANIZACIONAL BETE LEITE DOCERIA

Recife

2016


Bernadete Leite Pereira

 

ANÁLISE ORGANIZACIONAL BETE LEITE DOCERIA

Trabalho apresentado como requisito para a obtenção do grau de tecnólogo no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac Pernambuco.

Orientadora: Sandra Pereira

Recife

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4

  1.1. Contextualizando a organização .................................................................  4

  1.2. Contextualizando o autor .............................................................................  5

  1.3 Objetivos .........................................................................................................  5

  1.3.1 Objetivo geral................................................................................................  6

  1.3.2 Objetivo específico ......................................................................................  6

  1.4 justificativa ......................................................................................................  6

 2 IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA...................................................................... 7

 3 PROPOSIÇÕES DE MELHORIAS .......................................................................

 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................

 5 REFERÊNCIAS ....................................................................................................

 6 APÊNCICES .........................................................................................................

 7 ANEXOS ...............................................................................................................

                 


 

1 INTRODUÇÃO 

          O presente estudo tem o intuito de desenvolver uma análise organizacional para a Doceria Bete Leite. Análise é o processo, procedimento racional utilizado para caracterizar, decompor e interpretar um sistema, de modo a conhecer seus fatores constitutivos, assim como seu comportamento e suas respectivas leis de interação.

           A análise nas organizações, processo dinâmico e permanente de trabalho, tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, planejando mudanças, aperfeiçoando clima, estruturas organizacionais, processos e métodos de trabalho.

  1. Contextualizando a organização

          A Bete Leite Doceria é uma empresa de origem familiar, que vem atuando em Recife, no bairro da Boa Vista, e tendo ainda por explorar toda região metropolitana. Alcançou a proporção de uma micro-empresa prestadora de serviços e de produção por ter uma receita bruta anual inferior a duzentos e quarenta e mil reais de acordo com o SEBRAE. Apesar da formalização a organização, ainda, é caracterizada por uma empresa familiar, porque é constituída, essencialmente, por membros da Família Pereira.

          A referida empresa atua no ramo alimentício, especialmente na produção de doces, bolos artísticos, tortas e salgados, bem como na prestação de serviços, que é contratado principalmente para comemorações, festas infantis e eventos corporativos.

          A proprietária é a principal responsável pela criação dos doces e salgados de acordo com o contexto, exigência do cliente e disponibilidade dos ingredientes.

Com relação aos aspectos institucionais, Bete Leite Doceria ainda possui posicionamento nebuloso e está a pouco tempo formalizando suas operações. Faltam-lhe visão, valores e objetivos. O processo de produção frenético aos poucos vai dando lugar a um desenvolvimento mais aprofundado de ações para esta pequena organização

          Razões pelas quais a supramencionada empresa permite um estudo científico que contribua para o seu desenvolvimento competitivo.

  1. Contextualizando o autor

 

          Bernadete Leite Pereira, proprietária da doceria Bete Leite, é a principal responsável pela criação dos doces, salgados e tortas que compõem o cardápio da organização. Casada mãe de três filhas, sempre teve um sonho de ser dona de seu próprio negócio, sonho este que foi iniciado aos 20 anos de idade, onde começa a sua trajetória na Confeitaria.

          Tudo começou a partir de um quiosque de lanches no centro da cidade do Recife, onde passou 3 meses, aconteceu uma revitalização no centro da cidade e o mesmo foi removido sem destino. Após 4 anos conseguiu um ponto na universidade católica de Pernambuco, onde afirma que foi um presente de Deus.

          Começou a vender comida de milho onde tinha uma boa saída. Visando melhorar, começou a pegar salgados de fornecedores, mas não deu muito certo porque a qualidade e a aparência variavam. Não estando satisfeita com esse desleixo, Bete começou a colocar a mão na massa, parou de vender comida de milho e foi se aperfeiçoar em salgados e doces através de cursos. Sempre estava procurando receitas para aprimorar seus quitutes e criar novos sabores.

Destacou-se como diferencial competitivo pela facilidade em personalizar e agregar novos sabores, atendendo aos mais diversos gostos e estando apta, inclusive a reproduzir modelos de bolos e doces a partir de esboços criados pelo cliente. Há imensa preocupação com o know-how e aperfeiçoamento constante de técnicas, ingredientes e instrumentos, levou a empresária a ingressar na graduação em gastronomia, que a ajudou a trilhar novos rumos a sua carreira profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (381.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com