TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS TEORIAS NA EMPRESA E HABILIDADES DO GESTOR

Por:   •  8/10/2018  •  Dissertação  •  9.229 Palavras (37 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 SICREDI UNIVALES – HISTÓRIA E FUNDAÇÃO 4

2.1 APLICAÇÃO DAS TEORIAS NA EMPRESA E HABILIDADES DO GESTOR 4

2.2 PROCESSO COMUNICACIONAL DA EMPRESA 6

2.3 A INFLUÊNCIA DO MACRO AMBIENTE NAS DECISÕES DA EMPRESA 7

2.4 GESTÃO DE PESSOAS – CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho sequencia o conteúdo sobre as áreas de competências relacionadas a Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Apresentando o resultado e dando ênfase do papel da Administração e suas teorias no ambiente de uma organização, ressaltando todos os seus aspectos.

Neste trabalho, realizamos uma entrevista com um gestor de uma das unidades da empresa Sicredi Univales que atua no ramo de cooperativismo de crédito. A entrevista foi desenvolvida para coletar informações sobre a forma de trabalho nesta organização, como é a relação dos gestores com os subordinados, o processo comunicacional da empresa e de que forma os fatores externos influenciam nas decisões estratégicas da empresa e o nível de satisfação de seus colaboradores. Tendo como objetivo, entender o funcionamento de uma grande empresa e suas relações com o meio interno e externo e o impacto que elas produzem no seu desenvolvimento, todas as informações foram fundamentadas teoricamente com base no conteúdo estudado.

2 SICREDI UNIVALES – HISTÓRIA E FUNDAÇÃO

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão e Associados do Vale do Juruena, popularmente conhecida por Sicredi Univales, atua no ramo do cooperativismo de crédito e iniciou as suas atividades no dia 27 de Março de 1993.

A Sicredi Univales é uma fração da empresa Sicredi constituída em 1902 no estado do Rio Grande do Sul. Até 1992 foram abertas mais de 200 cooperativas em várias cidades do Mato Grosso, Santa Catarina e outros. Inicialmente, as cooperativas eram chamadas com a associação dos nomes Credi atrelado ao nome da cidade. (Ex: Bonito –MT, CrediBON).

No ano de 1992, por decisão de todas as cooperativas, foi adotado o nome Sicredi em relação ao Sistema de Crédito Cooperativo.

Em 1993, é inaugurada a CrediVales (hoje, Sicredi Univales) que é a empresa que vamos nos aprofundar.

Essa fração existe, devido as cooperativas terem sido divididas por centrais, dessa forma é possível atender melhor as unidades de cada Estado sem sobrecarregar a sede principal no Rio Grande do Sul. A Sicredi Univales compreende os estados de Mato Grosso e Rondônia, tem sede em Juína, é presidida por Juarez Antônio Cividini e controla 14 unidades em MT e 8 unidades em RO.

Possui, em média, 350 funcionários, divididos entre os setores de diretoria,negócios, administrativo, gestão pessoal, marketing, T.I, controles internos. É classificada com uma empresa de porte médio, atuante do setor terciário porque presta um serviço para a sociedade e é organizada sob o 2º setor já que visa a obtenção de lucros. É uma organização formal porque tem suas normas e regras bem estabelecidas e funciona com base na pirâmide de hierarquias.

2.1 APLICAÇÃO DAS TEORIAS NA EMPRESA E HABILIDADES DO GESTOR

A administração científica de Taylor dá enfâse ao processo produtivo em que se determina a forma mais eficiente de produzir. Já a administração clássica de Fayol dá enfâse a estrutura organizacional em que se estabelece e divide as funções administrativas.

Na empresa analisada, segundo o gestor, as duas teorias são aplicáveis em seu ambiente. Taylor baseava suas idéias na ORT (Organização Racional do Trabalho) que dentre os vários aspectos que contempla está a divisão do trabalho e a especialização do operário na sua tarefa, o que é feito no Sicredi, onde é oferecido treinamento antes e continuamente para o colaborador enquanto ele estiver no cargo. Os incentivos salariais e prêmios por produção defendido por Taylor também é presente nesta organização em que os funcionários são recompensados mensal e anualmente pela sua produção. O ambiente de trabalho é propício para a realização das tarefas e a supervisão funcional é feita periodicamente pelos gestores na unidade com os subordinados e pelos diretores que acompanham o desenvolvimento de seus gestores.

Já Fayol e sua divisão de funções baseava-se no PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar). A administração clássica é facilmente identificada na empresa porque os setores e funções são bem distribuídos e de acordo com o gestor é realizado todos os anos um plano de ação, dele em conjunto com os subordinados, para a definição e fixação dos objetivos organizacionais e metas para o ano corrente. Após esta reunião é alocado a todos os colaboradores as metas individuais e registradas em um portal de evolução que será acompanhado pelos gestores. Ao longo do ano, os colaboradores são orientados, corrigidos por eventuais falhas e aprendem novos mecanismos para atingir as metas. Por fim, é feita uma avaliação global dos objetivos se foram atingidos ou não e de que forma o resultado apresentado irá impactar na unidade, positiva ou negativamente.

A função do gestor exige competências essenciais para o seu exercício, desde o conhecimento das suas tarefas e todos os métodos que contribuem para que cada vez mais esse conhecimento seja amplificado e atualizado. Na empresa em questão, é disponibilizada para todos os colaboradores uma plataforma eletrônica de aprendizado constituída por cursos, reciclagens e atualizações dos materiais já estudados, além de formações presenciais que possibilita o crescimento pessoal e, consequentemente, o crescimento profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com