TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  20/10/2021  •  Monografia  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

APLICAÇÃO DE DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Cícian Francieli Carvalho de Lima Batista¹

Eduardo Lemke²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O termo diagnóstico abrange uma gama de definições, entretanto sinteticamente significa encontrar possíveis problemas através da descrição de sintomas associado a exames de comprovação. Esse conceito, retirado da medicina e adaptado para administração, tem como intuito agregar uma forma de avaliar a saúde da empresa mediante inúmeras ferramentas de diagnóstico, ferramentas essas que compõem então o diagnostico empresarial (Antônio, 1982, p. 3). Esse método tem como objetivo, encontrar possíveis problemas da corporação, avaliar a saúde organizacional, apontar causas e indicar melhorias.

Segundo Chiavenato:

[...] as organizações são propositadas e planejadamente constituídas e elaboradas para atingir determinados objetivos, e também são reconstruídas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças. (CHIAVENATO, 1985, p. 36)

Mediante esse conceito podemos afirmar que as organizações estão sempre em constante mudança, tanto na busca de novos mercados ou de novos nichos, até mesmo de novas tecnologias. Entretanto essas mudanças exige uma visão macro de toda empresa um diagnostico preciso da corporação para nortear as tomadas de decisão.

Pina et al (1976, p. 19) reitera: “Diagnóstico de administração de empresas se constitui num método de levantamento e análise, em um dado momento, das causas da baixa produtividade, do desempenho da administração e da potencialidade da empresa.”

Não obstante, para uma analise extremamente abrangente seria necessário levar em consideração o meio em que essa empresa está inserida, avaliar a concorrência, publico alvo, os meios de logística fornecida a empresa, etc.

Para Rosana Kisil (KISIL, 2001), é necessário realizar um diagnóstico organizacional, a fim de conhecer a situação da corporação e através dessa contrastar mudanças. Entretanto, não há um único diagnóstico e cada um deles resulta de um conjunto de variáveis, levando em consideração como cada uma foi estudada, do momento histórico em que se faz o estudo e da experiência do executor.

Entre muitas ferramentas de análise há a matriz SWOT, que traduzindo do inglês significa: Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Para Rodrigues (2005), através dessas variáveis é possível efetuar um balanço geral de uma empresa e que quando essa organização alinha os fatores críticos do mercado com os pontos fortes se torna mais competitiva.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Foi realizada uma entrevista com o proprietário da empresa EFbalanceamento, Sr. Estefâne Batista dono de uma prestadora de serviços no ramo da manutenção industrial em Criciúma e região. Foi executado um questionário usando as ferramentas de matriz SWOT.

FIGURA 1- ROTOR FIGURA 2- MOINHO DE FACAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com