TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: CONTEXTO HISTÓRICO, CONCEITOS E APLICAÇÕES

Por:   •  29/10/2019  •  Seminário  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

ANDERSON

ANDRÉIA

FABIANO SILVA SANTOS

YAGO NEVES ROCHA

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: CONTEXTO HISTÓRICO, CONCEITOS E APLICAÇÕES

Petrolina

2019

[pic 2]

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: CONTEXTO HISTÓRICO, CONCEITOS E APLICAÇÕES

Trabalho apresentado no formato de seminário como nota complementar para a disciplina Gestão de Pessoas I, do 5ª período do curso de Bacharelado em Administração, ministrada pela Prof. Drª. Alvany Santiago.

Petrolina

2019

SUMÁRIO[pic 3]

1        INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2        CONCEITO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL...................................3

3        CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL...........................................................................................4

4        AS CINCO DISCIPLINAS DE SEIGE................................................................5

5        CAMINHOS E TIPOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL...................6

6        RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO.................................................................................................8

7        APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E AS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS............................................................................................10

8        CONCLUSÃO..................................................................................................11

        REFERÊNCIAS...............................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objeto de estudo o tema Aprendizagem Organizacional, seus conceitos e análise com base nas referências apontadas: será apresentado o conteúdo introdutório, um o contexto histórico de desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional, posteriormente uma abordagem as disciplinas necessárias e as situações propícias para que esse processo ocorra, os tipos de aprendizagem, as orientações voltadas para o desempenho e como as empresas estão lidando com esse processo, apresentando o tema de universidades corporativas.

2 CONCEITO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

        Aprendizagem é um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode vir, ou não, a manifestar-se em uma mudança perceptível de comportamento (FLEURY E FLEURY, 1997, p. 19). Já a aprendizagem organizacional está voltada para os conhecimentos, técnicas e inovações que acontecem nas organizações juntamente aos colaboradores. Devido à grande relevância do tema, existem uma ampla diversidade de definições diferentes, o que pode explicar a falta de consenso entre os muitos pesquisadores do tema: há a possibilidade de analisar diversos níveis de acordo com a perspectiva, que podem ser por parte do indivíduo, do grupo ou uma visão organizacional.

De acordo com a perspectiva de Guns (1998), a aprendizagem organizacional é a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuam a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização. O processo de aprendizagem organizacional agora é intrínseco ao desenvolvimento do capital humano das organizações contemporâneas.

        O tema se tornou tão importante a ponto de criar o envolvimento de outras disciplinas como a economia e a sociologia, originando um amplo campo de estudo, o processo de aprendizagem organizacional assume hoje novos contornos e crescente relevância, por causa do acelerado processo de mudanças pelas quais passam as sociedades, as organizações e as pessoas (FLEURY, 1997).

        Devido à importância desse processo, Kiernan (1998) considera a aprendizagem organizacional como “A religião das organizações do futuro”, reforçando o conceito de que não existe mais espaço para organizações que não investem no conhecimento e gestão do aprendizado.

        O campo de estudo é integrado por dois tipos de vertentes, um deles voltado para as organizações que aprendem, composto por pesquisadores e profissionais que visam a transformação organizacional, e uma outra vertente voltada a aprendizagem organizacional, composto principalmente pelos pesquisadores acadêmicos. Estes basicamente se diferenciam pela forma como são elaborados os trabalhos e como são sustentadas suas teorias: o primeiro, é através de experiências práticas, que quando bem-sucedidas, disseminam suas generalizações, e o segundo, dotados da investigação e o rigor metodológico presente nas academias.

3 CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

        O contexto histórico correlacionado ao desenvolvimento teórico da aprendizagem organizacional pode ser considerado recente, impulsionado principalmente pela escola de relações humanas e os estudos de Elton Mayo por volta dos anos 30, onde o comportamento e bem-estar do colaborador estava diretamente relacionado com sua capacidade produtiva, a relação do colaborador-empresa era assunto de maior importância do que costumava ser tratado na época

        Para Chiavenato (1996), fica evidente a diferenciação entre as abordagens de teorias Clássica e Relações Humanas, segundo Taylor (1911) “O operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente. ” É inegável a contribuição dos estudos de Taylor para a administração, mas é importante salientar que o mesmo foi completamente míope ao rotular as relações de trabalho do colaborador e as organizações do futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (280.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com