TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 6

A abordagem clássica da Administração, Escola Clássica Taylor, Escola

Clássica Fayol.

   Através das teorias de Frederick Winslow Taylor e Henry Fayol pode-se afirmar que a empresa JC CONFECÇÕES não adota nenhuma dessas “técnicas” citadas por eles, por isso o motivo de tanta decadência, pois não há “planejamento”, que cuida dos objetivos da empresa e nem “organização” que, de maneira geral, é uma forma de cuidar dos recursos desta. Pensando nisso, primeiramente para que haja uma mudança que não prejudique os proprietários nem os funcionários, iniciamos com a comunicação, pois por mais que o consultor saiba qual é o problema da empresa, a conversa com a equipe de trabalho fará com que os funcionários possam interagir de maneira adequada para a estratégia de mudança, automaticamente sentindo-se importantes junto a seus superiores, motivando-os a participarem dessa solução sem que haja pensamentos contrários ou negativos sobre tal decisão. Tendo a comunicação, o consultor terá a oportunidade de saber que tipo de experiência tem cada funcionário, facilitando na divisão de tarefas prevenindo falhas no resultado.

   Os proprietários da JC Confecções pelo fato de estarem desmotivados e não terem voz de comando deixou que os funcionários não dessem o melhor de si, fizessem o trabalho de qualquer maneira, pois como não tinha metas impostas, qualquer resultado que estavam satisfeitos, obtendo então a insatisfação de seus clientes. Segundo Fayol, a autoridade é a direção correta para comandar e dirigir a empresa num todo, sem exigências não há resultado e só existe resultado onde há regras. Mas não adianta impor regras para a mudança de comportamento dos funcionários se eles não estão motivados a isso, conforme a teoria de Taylor, o funcionário deve ser incentivado a produzir mais. Prêmios de produção e incentivos salariais incluem-se nessa etapa, pois faz com que eles coloquem em prática o esforço, dedicação, agilidade e comprometimento remunerando a empresa em rendimento nas tarefas, produção qualificada mais rápida e resultados mais eficazes.

   Após deixarem todos cientes da estratégia de mudança através da teoria, começaremos a colocá-la em prática. A falta de conhecimento dos proprietários é a principal “deficiência” de não conseguirem administrar a empresa, não adianta o consultor resolver o problema da empresa naquele momento se os proprietários não tiverem pleno conhecimento de continuar essa prática no dia a dia futuramente. Nada melhor que dar o primeiro passo iniciando curso especializado ou ate mesmo a faculdade para obter esses conhecimentos e saber lidar com os fatos ocorridos na empresa, saber guiar os funcionários, estar cientes do que precisa para “tocar” uma empresa, afinal, o saber é a base de tudo. Como Fayol mesmo afirma, começamos de cima para baixo.

    A parte de contabilidade é definitivamente necessária para saber em números através dos registros da empresa qual o andamento da parte econômica e financeira em relação aos anos passados e atualmente, pois ela orientará nas tomadas de decisões a partir de agora. Ela influenciará para o desenvolvimento da mudança pretendida pelos proprietários da JC Confecções, no qual saberemos ao certo qual o patrimônio da empresa, qual foram seus lucros, prejuízos, o quanto de dinheiro foi gasto com materiais, pagamento de funcionários compra de matérias-primas, entre outros, esses “números” são de extrema importância para saber no que pode gastar menos, lucrar mais, economizar no que puder, aproveitar mais do que está à disposição da empresa de maneira correta e não cometer os mesmos erros passados.  Além disso, estudar a concorrência, pois o seu produto terá que ser melhor e inovador o tempo todo, o objetivo é, surpreender o cliente em relação aos demais, a JC Confecções tem que ser destaque no mercado de trabalho.

  Para que isso ocorra, foca-se no grau de satisfação dos clientes em relação ao atendimento e qualidade dos produtos, propunha-se dar a oportunidade de opiniões, duvidas, sugestões e reclamações através de e-mail, telefone ou ate mesmo pessoalmente, com a finalidade de o próprio cliente demonstrar o que ele realmente quer, aonde ele quer que a empresa chegue para atender suas necessidades, por fim, teremos “a visão do cliente” em relação à empresa. Será aplicado um treinamento especifico (comercial) a uma funcionária que trabalhava na parte administrativa com José, orientando-a a cuidar apenas do atendimento ao cliente, estando disposta a suprir qualquer tipo das necessidades citadas que tenha probabilidades de existir. O próprio José pode se encarregar da parte Contábil, Financeira e Departamento Pessoal, enquanto a sua segunda funcionária (com treinamento específico também) cuida das contas a pagar e receber. A parte administrativa num todo ficará a partir de então assim:

José: Financeiro e Departamento Pessoal  / Funcionária 1: Atendimento ao cliente / Funcionária 2: Contas a  Pagar e Receber.

  Na parte de produção, para que não haja perca de tempo e cansaço físico breve dos funcionários, as máquinas, mesas, cadeiras, acessórios e objetos necessários para a confecção de cada parte da malharia serão planejados para que eles não façam movimentos desnecessários, estimando o valor a ser pago por peça produzida e, além disso, inserir prêmios para aqueles que dessem bons resultados na produção, tanto na rapidez quanto na qualidade do produto. Com esse segmento, suponha-se que aumentará os salários e reduzirá o custo de produção, beneficiando os dois lados (A empresa e os funcionários).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com