TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Processos Oganizacionais - 3º e 4º Semestre

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  9.594 Palavras (39 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA À ORGANIZAÇÃO CENTRO DAS INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO – CIESP DE MÉDIO PORTE

SÃO PAULO – SP

2018

Ingrid Aparecida Alvarez – RA: D50CHE-8

Samuel Francisco Meira da Silva – RA: D4800F-4

Steffany dos Santos Silva – N1538A-3

Taylison Linares dos Santos – D48EGB-8

Thayane da Silva Moreira – RA: D4541H-7

RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA À ORGANIZAÇÃO CENTRO DAS INDÚSTRIAS DE SÃO PAULO – CIESP DE MÉDIO PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas – APS - IV – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/4º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.

SÃO PAULO – SP

2018

Sumário

Introdução        4

Objetivo do Trabalho        5

Fundamentação Conceitual        6

Perfil da Organização        7

Aplicação do Questionário        8

Análise das Respostas        33

Sugestão de Melhorias        34

Conclusão        35

Bibliografia        36

 

Introdução

A APS (Atividades Práticas Supervisionadas) é um trabalho realizado pelos alunos do curso de graduação em Administração de Empresas, da Universidade Paulista (UNIP). A APS tem como objetivo colocar tudo o que aprendemos em sala de aula na prática desde conceitos teóricos explorados na disciplina de processos organizacionais de uma determinada empresa, na maioria dos casos empresa de pequeno e médio porte. 

Nós realizamos  uma análise e diagnóstico organizacional da empresa de médio porte CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CIESP), em busca de promover uma visão integrada das disciplinas, desenvolverem o trabalho em equipe, inserindo-os nas práticas administrativas da empresa.
Este Programa abrangerá a disciplina de processos organizacionais .
Os objetivos desse APS são: contribuir para a compreensão das organizações, sistemas dinâmicos que necessitam da aplicação de conceitos adequados, e o foco principal são os processos, ver se não está tendo retrabalho e perca de tempo  ,isso tudo para que sua sobrevivência seja garantida.

A principal metodologia utilizada pelo programa é: Entrevistas realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento das informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo da APS.

Objetivo do Trabalho

Esse trabalho tem como objetivo aprimorar as técnicas apreendidas em processos organizacionais, onde foi realizado uma pesquisa com a empresa Centro das Indústrias do Estado de São Paulo entidade civil sem fins lucrativos, que atua tanto no comércio local como no exterior.

No desenvolvimento, será mostrada as estratégias de sustentabilidade e propostas de valor da empresa. E suas ações que são baseadas na preservação dos interesses gerais da Indústria e de seus associados. Também como foco os processos organizacionais da entidade.

O trabalho foi planejado e estruturado visando a amparar todos os conteúdos básicos, indispensáveis para completar a concepção do contexto. Atuando como uma força propulsor a para o estudo da matéria.

Fundamentação Conceitual

O Processo Organizacional nos ajuda no desenvolvimento da organização, sociedade e na globalização, criando acessibilidade, uma boa qualidade de vida e interação entre os funcionários facilitando o meio de atividade e mantendo-as sustentáveis, solucionando problemas organizacionais, ajudando em suas decisões, e satisfazendo seus clientes. A empresa passa a ser vista com bons olhos, tendo um bom nível de competividade e influenciando outras organizações. Ela passa a não pensar só em si, mas sim no planeta como um dos principais fundamentos.

  • Princípios da responsabilidade Social – (Conforme ISO 26000)

  1. Accountability;
  2. Transparência;
  3. Comportamento ético;
  4. Respeito pelos interesses das partes interessadas
  5. Respeito pelo estado de direito;
  6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento;
  7. Respeito pelos direitos humanos.

Estabelecer na organização a responsabilidades social, e integrar em seus processos para que haja uma influência em suas atividades, como organização e padrão, prazos, organogramas, objetivos, orçamentos para um ótimo funcionamento da empresa.
Conduta legal e ideal, contribui no bom padrão de vida, reduz custos, a aumenta a economia da empresa.

São fatores que pela lealdade, honestidade e reconhecimento de causas e consequências desempenha a boa conduta. Contribuir sobre causas e direitos humanos, ajudando outras organizações, com o processo Due Diligence, integrando a sua política, analisando suas atividades para medição e mudança se possível, isso para a empresa estar adaptada e sempre em contribuição da participação e iniciativas no planeta. A aprendizagem, conhecimentos, manuseio de ferramentas e reconhecimentos, vem sempre pelo esforço e práticas da voluntariedade.

Perfil da Organização

A empresa CENTRO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - CIESP, em atividade há 90 anos, é uma organização sem Fins Lucrativos de médio porte. Tem por atividade o fortalecimento da área industrial como meio de desenvolvimento sustentável, fomenta negócios e trabalha em defesa da indústria que é o principal cliente da organização, emite Certificado Digital, Certificado de Origem, possui Câmera de Conciliação, Medição e Arbitragem para rápida solução de conflitos, Posto de Serviço da Junta Comercial, com aceso facilitado e Qualificação Profissional, melhorando os resultados da equipe de seus Associados e Parceiros, situa-se na Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César – São Paulo/SP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (281.1 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com