TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA E ORGANIZAÇAO DE COMPUTADORES

Por:   •  8/5/2016  •  Exam  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  1.737 Visualizações

Página 1 de 3

As memórias de múltiplos níveis (MLC) são mais baratas e suportam uma densidade de dados maior, já as memórias de único nível (SLC) duram mais, suportam uma faixa de temperatura operacional mais ampla, consomem menos energia e o procedimento de remoção ou gravação de dados é mais rápido.

Em se tratando das características dos novos tipos de memória semicondutoras não-voláteis do tipo flash, explique com detalhes as diferenças e comparações nos modos de leitura e gravação dos dados entre os métodos SLC (single-bit cell) e MLC (Mult-Level Cell).

Resposta:

As Unidades de Memória Sólida, ou Solid State Drive (SSD) são feitas hoje com duas tecnologias: a Single-Bit Cell (SLC) e a Multi-Level Cell (MLC). As duas tecnologias, apesar de terem o mesmo propósito, possuem grandes diferenças entre si que direcionam o seu uso de acordo com a necessidade.

As memórias do tipo SLC, como o próprio nome diz, armazenam apenas 1 bit por célula. Isso faz com que esse tipo de tecnologia seja mais caro, pois é necessária mais densidade para armazenar mais dados. O processo de produção desse tipo de memória é muito similar ao de fabricação de um processador, ou seja, os circuitos eletrônicos são armazenados em um espaço físico e, esse espaço, mesmo que minúsculo, é responsável por uma célula de armazenamento de dados. Já a tecnologia MLC pode armazenar mais bits por célula, chegando a ser quatro vezes maior no tipo MLC nível 3, que as memórias do tipo SLC. Isso faz com que o valor das memórias com tecnologia MLC sejam mais baratas que as com tecnologia SLC. O espaço físico é maior na tecnologia MLC, o que torna o bit mais barato em comparação com a SLC.

Por outro lado, essa vantagem de se armazenar mais bits por célula torna as memórias com tecnologia MLC mais lentas que as com tecnologia SLC. A precisão de escrita nas memórias com tecnologia MLC deve ser maior, já que elas armazenam mais bits por célula e, essa necessidade de mais verificações por gravação tornas as memórias MLC mais lentas que as SLC.

Esse processo de mais checagens na memória MLC faz com que ela gaste mais energia que as memórias SLC. O processo nas memórias MLC nível 3 são mais suscetíveis ainda as altas temperaturas geradas pela maior energia despendida, devido ao fato de armazenarem mais bits por célula.

Essas características fazem com que as memórias do tipo SLC tenham maior vida útil em comparação as memórias do tipo MLC, podendo as memórias SLC chegarem a 10 vezes mais tempo de vida útil que as memórias MLC. As memórias mais antigas podem chegar a 10.000 ciclos de escrita para as memórias do tipo MLC e até 1.000.000 de ciclos de escrita nos modelos mais novos de memórias do tipo MLC.

Com todas essas características, as memórias com tecnologia MLC são utilizadas em aplicações que não demandem tanta confiabilidade, como memórias pen-drive, cartões de memórias, entre outras. Já as memórias com tecnologia SLC, mesmo sendo mais caras, são utilizadas em aplicações que demandem mais confiabilidade, tanto em gravação como em tempo de vida útil, ou que precisem de tempo de gravação significativamente menor, ou seja, são utilizadas em aplicações corporativas, storage, entre outras.

PIROPO, B. SSD: Quais os melhores, SLC ou MLC?.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com