TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGOS JORNALÍSTICOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 2

Para a elaboração do presente trabalho, foram considerados dois artigos independentes, um científico e um midiático, que tratam do mesmo tema: a violência entre torcidas de futebol.

Partindo deste ponto, é possível observar a diferença entre ambos já no quesito organização do texto.

Um artigo científico apresenta formato específico e exige componentes em sua estrutura, como título, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas, dentre outros. Todo trabalho deve corresponder a esta mínima ordem e estar dividido em títulos e subtítulos. Geralmente parte de uma análise histórica, conjuntural, contextual. É necessário, para tanto, que a idéia seja subdividida e o tema amplamente abordado, gerando uma conclusão sólida e científica. A formatação do texto também é importante fator a ser considerado; tamanho da fonte, espaçamento entre linhas e margens são alguns exemplos.

O principal objetivo de um artigo científico é reunir informações relacionadas ao tema, considerando histórico, pesquisas, dados, proposições, reflexões, prestando em seu vocabulário um sentido formal, claro e aprofundado, ou seja, não se atendo à linguagem meramente informativa e casual, mas objetivando expressar toda a lógica do raciocínio apresentado.

Em PIMENTA, C. A. M. Violência entre torcidas organizadas de futebol. Paulo Apr./June 2000, o recorte dessa reflexão se faz necessário, pois pretende-se buscar uma melhor compreensão de nosso tempo social, rompendo com visões reduzidas, conservadoras ou meramente estatísticas sobre o tema violência, bem como indicar apontamentos às modificações sentidas no cotidiano dos grandes centros urbanos brasileiros que (re)ordenam o comportamento dos grupos de jovens, em face das transformações políticas, econômicas e socioculturais em curso.

Dessa forma, o tema “violência no futebol” é apenas a base sugestiva para desenvolvimento de um pensamento aprofundado que envolva sua história e suas relações econômicas e sociais.

Já em se tratando de um artigo jornalístico, tal minúcia não pode ser percebida. Artigos jornalísticos têm a função principal de informar, comunicar, de forma impessoal e direta.

Neste tipo de informativo, é muito comum nos depararmos com fragmentos de depoimentos profissionais que buscam credibilizar o assunto abordado. O formato é mais flexível e a linguagem mais direta e acessível quando comparado a um artigo acadêmico ou científico.

Em matéria publicada por Marcio Dolzan no jornal O Estado de São Paulo de 29 de outubro de 2013, o tema é discutido a partir de uma pesquisa realizada pela empresa esportiva Stochos Sports Entertainment, onde foi verificado que 84,7% dos entrevistados considera que grupos organizados são responsáveis pela confusão nos estádios.

Podemos perceber que a pesquisa apresentada é a base do assunto discutido, e dela partem as afirmações e depoimentos que a legitimam ou afrontam. Porém, fecha-se e conclui-se em si mesma, desconsiderando outros elementos que poderiam vir a compor a discussão, reafirmando o âmbito propositadamente informativo.

Desta forma, podemos diferenciar estes dois tipos de artigo não somente no que tange à estruturação dos textos, composição das frases, formato e vocabulário, mas, sobretudo, na organização das idéias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com