TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Jornalistico e Artigos Científicos

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Turmas : 2012

TEXTO :

Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo cientifico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico.

TRABALHO : Artigos Jornalísticos e Artigos científicos - TG

REFLEXÃO :

A construção de um artigo cientifico é diferente de um simples texto pois deve trazer informações baseando-se em fatos e estudos comprovando sua veracidade, sua linguagem é formal e muito mais técnica em sua descrição.

Existe uma serie de regras a serem seguidas desde o tipo de escrita, formatação dentre outros aspectos estipulados pela ABNT.

Ao escolher o tema futebol, se for tratado da forma jornalística podemos simplesmente destacar o time que venceu a partida, o melhor jogador em campo, a rivalidade entre as equipes e demais fatos decorridos durante a partida.

Na abordagem cientifica o tema futebol necessita de um estudo mais aprofundado como exemplo a forma que ele pode transformar a cultura de um país, as novidades da medicina como forma de melhoramento da performance dos jogadores e ate mesmo o tipo de tecido apropriado para o melhor desempenho dos seus participantes.

Podemos destacar o estudo cientifico para o desenvolvimento do esporte como um todo desde a sua estrutura de base ate a profissionalização dos atletas.

Exemplificando, um artigo cientifico sobre o tema futebol poderia ser escrito da seguinte forma:

O futebol, oriundo da palavra de origem inglesa (football), é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das regras. É jogado em um campo retangular gramado com uma baliza em cada lado. O objetivo do jogo é deslocar a bola através do campo para coloca-la dentro da baliza do adversário, ação que se denomina Gol. A equipe que marcar mais Gols no decorrer da partida de 90 minutos é a vencedora.

Durante uma partida de futebol um jogador corre em media de 7 a 11 quilômetros nos 90 minutos, dependendo da posição em que joga. Na Europa, devido as temperaturas mais amenas a media é um pouco maior sendo de 10 a 14 quilômetros por partida.

Um jogador profissional durante o jogo chega a mudar de atividade física 1100 vezes com diversos tipos de movimentos, caminhando por cerca de 3 quilômetros, trotando outros 5 e correndo em alta velocidade por mais 3 quilômetros em tiros rápidos acima de 20 km por hora, perdendo em média 4 kg e 1400 Calorias por jogo segundo especialistas.

Segundo o cardiologista Dr. João Vitola o esforço comum no dia a dia de um atleta pode desencadear doenças cardíacas, como o aumento da espessura do músculo do coração e do tamanho da cavidade cardíaca. Um exemplo são as anomalias das artérias coronárias que podem ocasionar um fluxo insuficiente de sangue ao coração, durante períodos de esforço na partida de futebol, podendo levar o atleta a morte súbita .

Assim concluímos que a abordagem cientifica do tema Futebol é diferente de um simples texto, tendo uma riqueza de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com