TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ANÁLISES DE INVESTIMENTOS

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

                                                                         

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Ana Flávia Reis Paulino – 6660425522

Jaêne Suellen de Moraes – 6814000478

Rafael de Oliveira Leite – 1299458966

ANÁLISES DE INVESTIMENTOS

Jacareí – SP

2015


FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

   

                                                                         

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ANÁLISES DE INVESTIMENTOS

Relatório de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentado à Faculdade Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Análises de Investimentos.

Orientadora: Profª Tânia Mancilha.

Jacareí – SP

2015

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Kuhnen e Bauer:

O conceito de análise de investimento pode hoje ser um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de uma maneira científica. (Kuhnen e Bauer, 2001).

A Análise de Investimentos tem grande importância para as organizações, pois através dela é possível avaliar qual o melhor tipo de investimento para a empresa, qual terá o retorno financeiro e no tempo desejado. Em uma análise, todos os riscos são avaliados, fatores internos como os recursos disponíveis da empresa, e também os externos, como no caso de uma crise econômica, por exemplo. Muitas vezes, a melhor opção é não se arriscar e deixar para investir em outro momento para não ter prejuízos.

1.1 – Objetivos

1.1.1 - Objetivos Gerais

Desenvolver o fluxo de caixa relevante de um projeto e comparar opções de investimentos.

Após concluir essas etapas, teremos desenvolvido as competências e habilidades descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais conforme abaixo:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e casuais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
  • Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e com solidar projetos em organizações.

1.1.2 - Objetivos Específicos

Calcular um fluxo de caixa incremental e escolher o melhor projeto de investimento, comparando as opções considerando prazo, risco e retorno.

Constituir uma empresa e investir o dinheiro adquirido através de prêmio na loteria no valor de R$1.000.000,00, desenvolver um projeto mensurando os valores dos ganhos da empresa e comparar com outra opção de investimento, medindo os retornos de capitais e assim escolher a melhor alternativa.

  1. - Justificativa

Os administradores e gestores das organizações precisam estar sempre ligados à situação da empresa em que atuam para que possam tomar as decisões corretas trazendo sempre lucros e desenvolvimento.

Para isso, conhecer e entender a Análise de Investimentos, é a melhor forma de saber onde, como e no que investir.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 - Etapa 1

Aula-tema: Conceito e formas de investimento. A importância do investimento para as organizações. O mercado financeiro e as principais formas de aplicação financeira no Brasil.

2.1.1 Passo 1

A economia brasileira tem passado por uma crise com a alta dos impostos. Isso afeta nos negócios, tanto para quem investe como para quem consome, enfim para a população em geral.

Segundo o site UOL Economia – Cotações, no dia 23 de março de 2015, o dólar comercial fechou em alta no valor de R$3,17. Com o dólar em alta, pontos negativos e positivos podem ser avaliados. Para quem tem interesse em investir em produtos importados, como por exemplo, bebidas ou carros, até mesmo no ramo alimentício, aonde a maior parte da farinha vem, por exemplo, da Argentina e Estados Unidos, é um ponto negativo, pois não está compensado o valor de compra e venda. Mas para quem investir em produtos nacionais, é um ponto positivo, pensando no consumidor que não irá procurar por produtos importados exatamente pelo valor extremamente alto do dólar.

Os impostos brasileiros em alta preocupam investidores também pelo fato de custos fixos que teriam em um estabelecimento, como água e energia, devendo-se fazer o racionamento dos mesmos.

Notícias divulgadas Boletim Focus, afirmam que no ano de 2015 a inflação deveria chegar a 6,5% no máximo, contudo, poderá atingir a 7,1%, por essa razão os investidores devem pensar em todos e quaisquer pontos antes de realizar qualquer tipo de investimento.


2.1.2 Passo 2 (Equipe)[pic 1]

Tabela 01 – Tipos de Aplicações

Fonte: Reis, A.F; Moraes, J.S.

Avaliando o quadro de aplicações, e considerando as pesquisas realizadas para preenchimento do mesmo, acreditamos que a melhor opção de Aplicação no momento sejam os Títulos Públicos, pois é a aplicação de menor, ou quase nenhum risco. E o mais arriscado, seriam as Ações principalmente com a crise econômica que estamos enfrentando ultimamente.

2.1.3 Passo 3 (Equipe)

Apesar de concluirmos que o mais seguro seja investir em títulos públicos, optamos por investir o dinheiro na Caderneta de Poupança, pois a mobilização é bem mais fácil, o dinheiro pode ser retirado/movimentado a qualquer momento, e teve uma variação mensal em 2014, já maior que a variação de 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com