TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]


CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

ADMA MIDIA MATOS LOBO

CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Salvador

2019

ADMA MIDIA MATOS LOBO

 

CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Trabalho de Ciências Humanas e Sociais do Curso de Administração do Centro Universitário Jorge Amado, como requisito parcial para obtenção da nota de AV2.

Docente: Cristiana Oliveira

Salvador

2019

INDIGNAI- VOS

A análise feita a partir da entrevista de Hessel e parte da sua carta, verificamos a existência de inúmeros fatores que se assemelham com a situação do Brasil, como ele mesmo diz, todos os países passam por tais situações, é a realidade de todos, porém, em níveis diferentes.

No caso do Brasil, a corrupção ocorre de forma bastante evidente e torna-se impossível não ser assunto em qualquer lugar que se vá e a população brasileira por sua vez tem se posicionado, mobilizando-se e reagido de forma crescente nas manifestações   contra todos os problemas sociais, inclusive ao sistema econômico, onde a corrupção incide.

A Expressão “ O gigante acordou” que traz referência a manifestação do povo brasileiro que tem despertado ante a tanta injustiça de nível social,  de política, desigualdade  e em  todos os âmbitos, volta a ser cobrado por Hasser em sua entrevista, que a população acorde, verifiquem ao seu redor a existência de tantas outras situações intoleráveis,  encorajando-os  que de alguma forma a tomar partido, despertando a nossa capacidade de indignação tornando-nos engajados na luta por uma sociedade mais solidária, igualitária e justa, através dos  movimentos sociais.

O fomento dos movimentos sociais em sua maioria, tem a sua causa relacionada a sedimentação social, pois a população está fragmentada de forma desigual, uns possuem acesso limitado a oportunidades sociais e recompensas enquanto outros obtém vantagem em tudo e sobre tudo. O próprio Hessel expõe essa diferença, mesmo a elite sendo pequena ela consegue controlar, comandar, ou seja, segurar os cordões do saco de dinheiro enquanto o proletariado, o povo de classes sociais mais baixas, são os explorados.

A Teoria de Marx na conjuntura contemporânea visa o alcance por mudanças na sociedade, a partir desses movimentos, partindo da ideia de conflitos, lutas de classes onde cada indivíduo deve confrontar contra as mais diversas situações que comprometem os valores elementares da democracia, excluindo a violência, contudo, determinante e convicto dos seus ideais.

       A sociologia marxista permite analisarmos que todo esse contexto se relaciona e o processo se inicia quando o governo se comporta de forma indiferente diante da corrupção, criando revolta das pessoas, estas vão às ruas e luta por uma reforma política, e gradativamente agrupa outras pessoas com o mesmo propósito, ou por novas causas que vão surgindo e assim sucessivamente, sempre na ideia de transformar,  suscitando o desejo de mudança e acreditando em resultados  cada vez mais positivos, mesmo que pareça estar remando contra a maré.   Cada pessoa deve ter dentro de si a convicção de poder encontrar a solução para os problemas atuais da sociedade, através da união e da comunicação.

O que estimula os movimentos sociais são as mudanças sociais, em função da necessidade de modificar a estruturação seja de um organização ou de uma sociedade assim como foi referido no livro de Hessel, os objetivos que originavam os confrontos  possuíam clareza, e as pessoas  envolvidas num propósito, reuniam-se de forma ordenada para proporcionar ou combater mudanças na sociedade ou em seus grupos.

Para se fazer existir um movimento social, além de mobilizar recursos e pessoas bem comprometidas, necessita de um propósito, assim como,  uma organização bem desenvolvida e esses movimentos não são limitados a manifestações publicas, ocasionais, mas refere-se a organizações que  diligentemente influem afim de atingir seus objetivos políticos, suas lutas por uma determinada causa possuem caráter permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (152.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com