TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  20/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 13

COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS

Liliane Ludwig Carvalho[1]

RESUMO

O mercado de trabalho atualmente busca profissionais capacitados em todas as áreas, não sendo diferente com os que atuam na área de Recursos Humanos, por serem profissionais que trabalham diretamente com gestão de pessoas, este artigo tem como objetivo geral descrever o perfil do profissional atuante na área de Recursos Humanos e seus tópicos relacionados. Para realizar esta descrição foi utilizada pesquisa bibliográfica a partir de leituras de livros periódicos e pesquisas e publicações avulsa em sites da internet. Neste contexto busca-se demostrar o quanto é importante ser um profissional qualificado, em um âmbito global, devido às evoluções sofridas pelo mercado de trabalho fica claro que o papel do profissional desta área fica condicionado às necessidades da empresa e sua visão, estes profissionais precisam estar sempre conectados com as novidades do mercado para que possam agir de forma adequada estando sempre à frente das mudanças. Entendemos que o profissional desta área necessita de profundo conhecimento, capacidade, atitude e aptidões para desempenhar de modo satisfatório suas atividades sabendo que competências e habilidades andam juntas, não há competência sem antes haver habilidade e vice-versa.

PALAVRAS-CHAVE: Recursos Humanos. Gestão de Pessoas. Competências.

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho atualmente busca profissionais capacitados em todas as áreas, não sendo diferente com os que atuam em de Recursos, por serem profissionais ligados diretamente com gestão de pessoas.

Algumas competências tornam-se imprescindíveis neste setor, dentre elas podemos destacar a visão de negócio, pensamento globalizado, flexibilidade, excelente comunicação e alta qualificação, como as mais requisitadas dentro das organizações.

Segundo Chiavenato (1999), nos termos atuais as organizações sentem-se necessidades das pessoas como parceiros da entidade, este autor também coloca que os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização, que a eficácia das pessoas é pelos resultados que alcançam. Para tanto, a valorização dos Colaboradores é essencial para que eles se sintam parte da empresa, desenvolvendo suas atribuições com o afinco necessário para que os resultados apareçam no mais curto espaço de tempo possível. Com funcionários motivados é possível verificar um incremento da produtividade, bem como a redução de ausências e um maior comprometimento com a satisfação do cliente. Uma das formas de valorizar e motivar os funcionários são por meio de treinamentos periódicos que os capacitem para desenvolver seu trabalho com maior qualidade. Com habilidades mais desenvolvidas, as responsabilidades são assumidas com maior naturalidade e os talentos se destacam, criando um ambiente de colaboração e constante superação de desafios.

São muitas as competências exigidas para se tornar um profissional de Recursos Humanos, por isso a busca por novas qualificações se faz eternamente necessária. O tema em questão busca descrever quais as competências são necessárias para exercer com responsabilidade e eficiência um cargo na área de Recursos Humanos e seus tópicos relacionados.

2 DEFINIÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Os Recursos Humanos é o departamento da organização que tem como principal função estabelecer o sistema que rege as relações entre os colaboradores e a empresa. A gestão de Recursos Humanos possui um conjunto de ações que visam:

  • Planejar;
  •  Recrutar e selecionar pessoas;
  •  Integrar pessoas;
  •  Análise e descrição de cargos e funções;
  •  Avaliação do desempenho no trabalho;
  •  Planos de cargos e salários, remuneração e benefícios;
  •  Higiene e Segurança no Trabalho;
  •  Formação e desenvolvimento profissional;
  • Análise, controle e auditoria em Recursos Humanos;

          Além de todas estas funções a Gestão de Recursos Humanos desenvolve um papel estratégico dentro da empresa, o que faz do profissional da área um importante líder para a organização capaz de traçar estratégias para manter a motivação e alinhar os colaboradores à missão e objetivos da empresa, fazendo com que a organização se torne mais competitiva e forte no mercado.

3 INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PESSOAS

Souza (2013) defende que ao longo do tempo houve uma evolução por parte das organizações com relação ao valor empregado ao seu pessoal. Classificados antes apenas como recursos, juntamente de tantos outros que redundam nas organizações, estes eram percebidos apenas como servis e passivos. Esta realidade mudou. Tais alterações ocorridas nas organizações direcionaram-nas ao reconhecimento do ser humano. O entendimento de que a valorização das pessoas é o epicentro da gestão de pessoas de acordo com Souza (2013), e esta é uma questão estratégica para o êxito das organizações modernas.

A gestão de pessoas visa, dentro das organizações, ao gerenciamento e à orientação das relações humanas no trabalho e nisto possui inúmeras atribuições, estas direcionadas para a importância do fator humano, visto que este é o maior capital das organizações. Se as pessoas que se utilizam dos recursos materiais e financeiros não estiverem preparadas adequadamente para emprego e produção do que espera a empresa, de nada adianta dispô-los.

3.1 O QUE É GESTÃO DE PESSOAS 

O mercado extremamente competitivo, globalizado, e tecnológico não conseguiu anular o fator humano. Independente de qual seja o tipo de organização, o desempenho das pessoas, em maior ou menor intensidade, é essencial para seu sucesso, é, sem dúvidas, o grande vapor para as organizações.

Diante dessa configuração das organizações de trabalho, os funcionários são entendidos como peça fundamental para a consolidação de qualquer empresa. E é com essa visão que a Gestão de Pessoas, tem seu espaço demarcado. Com a convicção que se o objetivo da organização é ter sucesso, consequentemente seu objetivo também é valorizar seu pessoal.

Conforme Gil (2009), “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais”. Porém, nem sempre os objetivos das empresas foram estes. Antes do modelo atual de Gestão de Pessoas, outros permearam as organizações. Tal concepção é uma evolução do que no passado foi denominado Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (274.4 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com