TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT ADQUIRIDA PELA GESTÃO INEFICIENTE NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  7/4/2019  •  Artigo  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

...............................................................................................................................

ADMINISTRAÇÃO – N1MDT

DAUANE ALVES BARBOSA – RA: 258412015

GISLENE KELLY DE OLIVEIRA – RA: 216362016

AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT ADQUIRIDA PELA GESTÃO INEFICIENTE NAS ORGANIZAÇÕES

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

DAUANE ALVES BARBOSA

GISLENE KELLY DE OLIVEIRA

AS CONSEQUÊNCIAS DA SÍNDROME DE BURNOUT ADQUIRIDA PELA GESTÃO INEFICIENTE NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da Faculdade ENIAC para a disciplina Projeto de Manutenção e Desenvolvimento de Talentos.

Professora: Regina Tartareli

Guarulhos

2018

  1. RESUMO

Este artigo abrange uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo propor uma ideia reflexiva sobre uma das consequências de uma gestão ineficiente dentro da organização, trata-se da síndrome de burnout e uma série de possibilidades negativas sobre a empresa desencadeadas pela síndrome no colaborador.

A síndrome de burnout, ainda que se apresente com outros nomes como estafa, estresse e estresse ocupacional é vista como um problema social que vem ganhando cada vez mais destaque, devido a exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal. Seja pelas mudanças tecnológicas que envolvem o trabalho, deixando-nos sempre conectados, ou pelo aumento de tempo que passamos trabalhando nos dias atuais.

A sobrecarga é o motivo número um para o desenvolvimento da síndrome, mas a falta de reconhecimento do gestor, baixo nível de autonomia e de participação nas decisões, corte de gastos, reestruturações na empresa, impossibilidade de promoção e conflitos com o chefe ou com colegas também podem desencadear o transtorno.

Os efeitos do burnout podem prejudicar o profissional em três níveis: individual (físico, mental, profissional e social), profissional (atendimento negligente e lento ao cliente, contato impessoal com colegas de trabalho e/ou pacientes/clientes) e organizacional (conflito com os membros da equipe, rotatividade, absenteísmo, diminuição da qualidade dos serviços).

Palavras-chaves: Síndrome de burnout, saúde do trabalhador, qualidade de vida, produtividade da empresa, empatia.

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho é de grande importância para o indivíduo, pois é dele que se provem o sustento para si próprio e para o de sua família. E com a cobrança do mercado atual, as empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados a fim de concluírem suas metas com êxito e com o mínimo de falhas possíveis. Com isso os profissionais buscam se atualizar e se empenhar cada vez mais, buscando novos conhecimentos através dos estudos para adquirir novas experiências, entretanto o grande acúmulo das atividades rotineiras e a cobrança em excesso podem trazer consigo o desgaste físico e mental, podendo ocasionar ao indivíduo a gerar novas doenças como estresse, depressão e a síndrome de burnout, gerando como consequências a irritabilidade, insatisfação, desinteresse, insegurança, afetando assim a sua vida profissional e pessoal.

Esse artigo visa solucionar o seguinte problema: com a gestão adequada nas organizações é possível diminuir a síndrome de burnout? E responder como hipótese se uma gestão é eficiente à organização, a mesma pode elevar o bem- estar do trabalhador, podendo reduzir os indícios da síndrome de burnout.

  1. OBJETIVOS

3.1- Objetivo Geral

Desenvolver uma abordagem reflexiva sobre os impactos negativos da Síndrome de burnout no mundo empresarial.

3.2- Objetivos Específicos

Apresentar conceitos sobre a Síndrome de burnout;

Descrever causas e impactos da Síndrome de burnout dentro das organizações

Refletir sobre a importância de uma gestão eficaz dentro das organizações.

  1. METODOLOGIA

Neste artigo foram usados referenciais teóricos com base em livros e artigos, de caráter exploratório. Segundo Vergara (2005) “a pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral” (VERGARA, 2005, p.48).

  1. DESENVOLVIMENTO

A síndrome de burnout está cada vez mais presente no âmbito profissional, na medida em que veio como parte das consequências e dos impactos negativos causados nas atividades dentro das organizações.

De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA), 30% dos mais de 100 milhões de trabalhadores brasileiros sofrem com o problema da síndrome de burnout. “O burnout é um processo que se dá em resposta à cronificação do estresse ocupacional, trazendo consigo consequências negativas tanto em nível individual, como profissional, familiar e social.” (PEREIRA, 2014, p. 18).

  Complementando tal colocação Reinhold nos aponta que:

O burnout se caracteriza por profundo sentimento de frustração e exaustão em relação ao trabalho desempenhado, sentimento que aos poucos pode estender-se a todas as áreas da vida de uma pessoa. O burnout parece resultar de fatores internos (vulnerabilidade biológica e psicológica) e externos (o ambiente de trabalho) (Reinhold, 2007, p. 64).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com