TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMPRESAS DIALÉTICAS

Por:   •  16/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Empresas dialéticas apresentam duas características , a primeira e sua ênfase na mudança e a ênfase nos opostos e a IBM e Canon são empresas pioneiras em ser dialéticas. As organizações criam, mantém e exploram o conhecimento de forma similar ao padrão dialético, buscando a transcendência e síntese das contradições. Assim temos que o conhecimento tácito e explicito são complementares e interpenetrantes (há conhecimento explícito no conhecimento tácito e vice versa, são contínuos mas separáveis)

 IBM como empresa dialética:

O CEO da IBM fez a criação de uma empresa verdadeiramente integrada. Gerstner identificou o potencial da empresa na sinergia. Logo que se tornou executivo lançou a operação “Abraço de Urso” que determinava que seus administradores Senior visitassem seus maiores clientes. A ação e comportamento de Gerstner sugerem que ele e forte defensor do raciocínio dialético, enfatiza o conhecimento tácito quanto o explicito. A decisão de Gerstener pode ter sido baseada em seus conhecimentos tácitos obtidos enquanto trabalhou na American Express, como cliente da IBM e através das interações com seus clientes, executivo da IBM Utilizou a visão interna (tese) quanto externa (antítese) para criar um integrador verdadeiramente centrado no cliente (síntese), tornando-a um empresa de conhecimento tácito.

 Canon como empresa dialética:

Depois de passar 23 anos em um conglomerado subsidiário Norte Americano que provocava perdas o CEO da Canon Fujio Mitarai retorna ao Japao, forjando um estilo Oriento-Ocidental com praticas estilo americanas em toda a empresa. Relatou seus ganhos em base consolidada após se tornar uma das primeiras empresas do Japão.

Seu foco no lucro esta enraizada em sua experiência americana, no entanto Miratai percebeu que manter um emprego por toda a vida e tão importante quanto obter lucro, não demitindo as pessoa durante os períodos de crise, forma-se uma relação de confiança. Perseguir uma política contraria a demissão e, ao mesmo tempo, uma política de lucro em primeiro lugar parece contraditório, Miratai reconheceu que o paradoxo e um estilo de vida na Canon. Mostrando que trouxe o conhecimento e mantendo conhecimento explicito, observa-se mais o conhecimento aplicado na Canon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com