TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de atividade individual

Disciplina: Estruturas e processos organizacionais

Módulo: 5 modulo

Aluno: Ana Flávia Freire Paes de Andrade

Turma: Pós ADM Turma 24

Tarefa: pesquisa in loco de dados e avaliação sobre a estrutura organizacional e os processos locais de três restaurantes.

Pesquisa in loco

McDonald’s

Outback

Ilha da Kosta

Metas da organização (rapidez, atendimento, clima, etc.) 

O atendimento é rápido e bem sistemático. O clima é leve, amigável e discontraido.

O atendimento inicial é rápido, mas a comida demora a sair. Porem o clima é super agradável e o lugar já é propicio a ser um ponto de encontro e não apenas para comer.

O primeiro atendimento para pedido é rápido, mas a comida leva em torno de 30 a 40 min para sair. O clima é agradável, os garçons são amigáveis e tem um clima intimista.

Estrutura de autoridade

A estrutura é hierárquica.

Existe uma hierarquia, mas não tão rígida. Os funcionários têm um pouco mais de autonomia.

Existe hierarquia, mas não tão rígida.

Estrutura da organização (mecanicista, orgânica)

A estrutura é completamente mecanicista.

É mista. É mecanicista e um pouco orgânica.

Estrutura Orgânica.

Trabalho em equipe ou individual (as pessoas trabalham juntas ou

sozinhas?)

Todo o trabalho é realizado em Equipe.

Todo o trabalho é realizado em Equipe.

Todo o trabalho é realizado em Equipe.

Interdependência (até que ponto os empregados dependem uns dos outros nas suas tarefas?)

Todos os funcionários dependem um do outro para que o trabalho seja realizado.

Todos os funcionários dependem um do outro para que o trabalho seja realizado. O garçom depende da organização do salao, depende do cozinheiro, que depende de quem compra os alimentos e por ai vai.

Todos os funcionários dependem um do outro para que o trabalho seja realizado. O garçom depende da organização do salao, que depende do cozinheiro, que depende de quem compra os alimentos e por ai vai.

Tarefas (rotineiras ou não rotineiras)

Tarefas rotineiras.

Tarefas rotineiras.

Tarefas rotineiras.

Especialização dos empregados nas tarefas

Alta especialização. Cada funcionário tem um posto bem definido durante as atividades. Porem nao fazem uma única coisa/função.

Tem especialização, mas os empregados tem uma pouco mais de flexibilização nas suas tarefas.

Existe especialização, mas não tao alta.

Padronização (até que ponto as tarefas e os produtos são variados?)

As tarefas são bastante padronizadas e os produtos sofrem pouca adaptação de acordo com a cultura de cada pais. E também tem alteração em campanhas publicitarias e datas comemorativas.  

Existe padronização. os produtos sofrem alteração de preços e tamanhos em determinados horários.

Pouca padronização.

Habilidade exigida (técnica, social)

Social.

Social no geral mas técnica em algumas especialidades (ex: Drinks, cozinha, administrativo..)

Social no geral mas técnica em algumas especialidades (ex: Drinks, cozinha, administrativo..)

Tomada de decisões (centralizada/descentralizada)

Centralizada.

Centralizada.

Descentralizada. Os funcionários tem mais autonomia.

Avaliação dos dados

Questão 1

Considerando o posicionamento estratégico dos restaurantes pesquisados (as suas metas, os seus objetivos e a sua identidade organizacional), disserte, analisando criticamente, se considera adequada a estrutura e os processos locais observados.

  A McDonalds, já se intitula ser ‘fast food’, percebe-se que o tempo que o cliente leva entre pedido, produção e retirada do produto é muito rapido. A estrutura mecanicista “Possui departamentalização, por vezes complexa, alto grau de formalização, desenho com tendência à verticalização e, com certeza, opera dentro de preceitos da centralização” (TEIXEIRA, 2018) torna a produção formal, possui uma cadeia de comando claro e organizada. Além de que o treinamento feito com os funcionários é o mesmo em todos os lugares do mundo, torna o sabor único onde quer que esteja não se terá surpresa com o sabor. A estrutura e processos adotados pela empresa são referencia quando se fala de processos organizacionais. Além de que preço, rapidez e sabor fazem ser a empresa que é.

   No Outback, o modelo que impera é o Orgânico, “Trata-se de um modelo horizontal que, em geral trabalha com equipes multidifunionais, tem pouca formalização, e promove um espírito coletivo e colaborativo, ou useja, descentralizados” (TEIXEIRA, 2018). O padrão de atendimento é igual em todas as redes da Outback, que se diz não possuir modelo de franquias, e sim ‘Expansão do seu negócio’. Em qualquer outback é possível sentir o mesmo clima. Os serviços e tarefas são padronizados e adaptados as culturas de cada local. O mesmo sabor e um cardápio ‘padrão’ com pequenas adaptações serão sempre encontrados. O cliente ao chegar diz a quantidade de pessoas e são levados para mesas exclusivas. O atendimento costuma ser bem intimista, os garçons são conhecidos por serem simpáticos e extrovertidos. Ajudam os clientes nas escolhas também. Os pratos demoram de 20 a 30 min. São ofertados petiscos, drinks e sucos de entrada. A proposta do ambiente é de confraternização, ao contrario da ideia ‘fast food’. Os funcionários tem especialização nas tarefas, “Especialização no trabalho é utilizada para descrever o grau em que as tarefas organizacionais são separadas e divididas, considerando as diferentes e bem determinadas funções” (TEIXEIRA, 2018).  

   O Ilha da Kosta é um restaurante tradicional em Recife. Conhecido na cidade pela tradicional ‘Parmegiana’ e pelo horário estendido de funcionamento. É possível nos finais de semana sair para ‘jantar’ as 2h ou 3h da manhã. Costuma ser bem frequentado por famílias. Os garçons são antigos e conhecem a maioria dos clientes. O serviço é o tradicional de um restaurante familiar. Os clientes sentam e aguardam os garçons para fazer os pedidos. Demoram cerca de 30 a 40min. O cardápio é sempre variado, alguns pratos são inseridos sem muita padronização. Os garçons tem autonomia para trocar ingredientes, alterar pratos, fornecer ‘beneficios’ para o cliente, as decisões são mais descentralizadas “em organizações descentralizadas, em geral, os problemas tendem a ser solucionados de maneira mais rápida, já que existe menos burocracia, e as decisões podem ser mais fluidas e divididas” (TEIXEIRA, 2018).

   As estruturas e processos dos três restaurantes citados são completamente propícios as propostas que cada um tem a oferecer. A prova é de que os três são muito bem-conceituados e a escolha de muitos, cada um na sua área e na sua proporção.

Questão 2

Se você fizesse parte de uma consultoria indicada para melhorar as operações das organizações pesquisadas, que recomendações você faria a cada uma delas? Embase a sua resposta em suas observações e na teoria da disciplina.

   A missão da McDonalds é: “Trabalhamos, diariamente, para sermos o restaurante favorito dos nossos consumidores. Para atingir esta missão, os nossos valores estão na base daquilo que somos, daquilo que fazemos e de como trabalhamos.” (MCDONALD’S, 2018, on-line).  Para a Mc, a experiência dos consumidores está no centro de tudo o que fazem. O foco da empresa é o cliente satisfeito. Preço acessível, rapidez e sabor. A Mc oferece tudo que propõe com muita eficiência. A recomendação para a empresa é o treinamento mais direcionado para os funcionários do operacional. As posturas dos funcionários por diversas vezes ficam a desejar. Abordam assuntos pessoais na frente dos clientes, conversam em altos tons de voz um ou outro que se encontra distante, usam palavras de baixo escalão e muitas vezes não dão 100% de atenção ao cliente durante o atendimento. Esse tipo de comportamento é possível ser visto em diversas McDonalds. A cultura do Estado/país, influencia muito nesses comportamentos, uma vez que depende do nível de educação dos funcionários.

   No Outback, o número de garçons é pouco para a quantidade de mesas e pessoas que frequentam o espaço. Um único garçom fica responsável por várias mesas. Eles oferecem bebidas refil, diversos petiscos, sucos o qual são produtos que são solicitados reposição, ou pedidos com uma frequência relativamente alta. Por diversas vezes os clientes passam um tempo tentando chamar a atenção do garçom e nem sempre obtendo sucesso. Nos horários de pico como: HappyHour, Almoço, Jantar e finais de semana é necessário aumentar o número de funcionários.

  O Ilha da kosta é um restaurante familiar bem conceituado em Recife. O restaurante cresceu baseado em um projeto de crescimento. Cresceu de forma sistêmica e seus resultados na cidade mostram o quanto a sua proposta condiz com o que se entrega. A sugestão é que a embalagem (a estrutura/aparência) do restaurante seja repaginada. Uma reforma que mostre que o restaurante continua em busca de agradar cada vez mais o cliente, tornando o ambiente mais agradável uma vez que se matém a mesma aparência a muitos anos.

Referências bibliográficas

TEIXEIRA, ANA CHRISTINA CELANO. Estruturas e Processos Organizacionais. FGV IDE in Companny Management Online – Rio de Janeiro, 2018.

MISSÃO, VISÃO E VALORES DA MCDONALDS, disponível em: https://www.mcdonalds.pt/ , acesso em Outubro/2018.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com