TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FUNÇÕES BÁSICAS ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  15/3/2018  •  Dissertação  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É ADMINISTRAÇÃO?

A administração é, de acordo com o livro Introdução à teoria geral da administração de Chiavenato (Pág. 2, 2003)¹, uma área do conhecimento humano repleta de complexidades e desafios.

Em seu outro livro denominado Administração, Chiavenato (pp. 4, 2007)² diz que administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais.

A importância desse ramo é que através dele que companhias e instituições são organizadas através de um funcionário denominado administrador, por meio de planejamento, organização, direção e controle  para alcançar os objetivos da empresa da melhor forma possível, como disse Chiavenato no seu livro Introdução à teoria geral da administração (pp. 4, 2007)²

“A administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.”

CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Elsevier Brasil, 2007. Pág. 3

FUNÇÕES BÁSICAS ADMINISTRAÇÃO

Segundo Chiavenato em Administração nos Novos Tempos (15-16 pp., 2005)³ “a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais previamente estabelecidos”.

Primeiramente, o planejamento produz planos para que sejam cumpridos os objetivos e define os recursos necessários para o alcance adequados desses. A função da organização, logo em seguida, é a atribuição e agrupamento de tarefas e alocação dos recursos necessários para a efetivação do propósito. Em terceiro lugar, a direção é a etapa em que são orientadas e postas em prática as atividades direcionadas para o grupo organizacional e, por último, é necessário o controle que representa o acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho a fim de verificar se tudo o que foi planejado, organizado e dirigido está acontecendo como deveria.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

¹ CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Brasil, 2003.

² CHIAVENATO, Idalberto. Administração. Elsevier Brasil, 2007

³CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Elsevier Brasil, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com