TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

SISTEMAS DA INFORMAÇÃO

LUCAS ANASTÁCIO MARÇAL DOS SANTOS - RA 233082015

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

LUCAS ANASTÁCIO MARÇAL DOS SANTOS

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

Trabalho apresentado ao Curso Sistemas da Informação  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Politicas Sociais e Ambientais.

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

Síntese da Leitura

Após a abolição da escravidão, os negros ainda tinham muitas dificuldades relacionadas ao trabalho, que , nessa mesma época, o governo republicano promoveu uma campanha de branqueamento a população do Brasil para eliminar a herança biológia e a cultura africana.

Para a elite brasileira, o negro deveria ser excluído da sociedade brasileira por causa do seu "caráter barbaro" e "estado de selvageria" , sendo proibida a entrada deles no país. Assim destinando recursos para imigração européia, proporcionando a exclusão dos negros do mercado de trabalho formal.

Italianos, Espanhóis, alemães e Portugueses, chegavam em grande levas no Brasil e eram encaminhados a trabalhar tanto nas áreas rurais, quanto nas áreas urbanas, nas fazendas no Centro-oeste de São Paulo. Aos Negros, sobraram as tarefas mais complicadas, sem qualquer tipo de contrato firmado e sendo pagos por cada serviço prestado.

Outras cidades aconteciam isso também e os negros eram subempregados em atividades dosmésticas, no transporte e na limpezas das ruas. A exclusão racial não aconteceu apenas no trabalho, mas geograficamente também, devido as suas condições financeiras, foram obrigados a residir longe das grandes cidades.

De acordo com o crescimento urbano de São Paulo, teve a expansão de profissionais liberais e a formação de classes operária e média. Compostas pela maioria dos brancos, os negros de forma limitada, foram conseguindo ter seu espaço em algumas empresas.

Teve bastante movimentações operárias de europeus e negros, para ter melhores condições de trabalho, com o objetivo de enfrentar os empregadores e o governo em são paulo. Os jornais organizados pela população negra, também ajudaram no movimento operário.

Por volta da década de 1920, quando os trabalhadores imigrantes, organizados em associações políticas, passaram a reivindicar de maneira mais rigorosa e eficiente seus direitos e melhores condições de trabalho, acabaram perdendo a preferência dos empregadores e do governo, que deram mais oportunidades de emprego aos negros. Foi, sobretudo nessa época, que os negros conseguiram ingressar com mais intensidade nas indústrias e engrossar as fileiras do movimento operário.

Os negros da classe operária, tinha como objetivo juntar pessoas do seu grupo e manifestar suas culturas por meio de músicas, bailes, festas e danças. Muitas dessas atividades deram origens a grupos carnavalescos e mais tarde as escolas de samba.

A existencia do negro foi muito importante para história do país, lutaram pela igualdade e foram se juntando cada vez à sociedade brasileira. Hoje em dia vimos poucos casos de racismo, mas ainda tem alguns que tem preconceito.

Cultura negra no Brasil

A cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos, na época do Brasil Colônia. A cultura europeia, tida como branca, predominava no país e não dava margem aos costumes africanos, que era discriminado pela sociedade branca, na época, maioria. Então, observa-se que na sociedade não se tinha as manifestações; porém, os negros tinham sociedades clandestinas, chamadas de quilombos.

Nessas comunidades, havia a liberdade para os negros se manifestarem, tudo de acordo com os costumes de suas terras natais. Nos engenhos de açúcar, eles desenvolveram a capoeira: uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança, era praticada para ser usada contra os inimigos (senhores de engenho).

Culinária

Outra característica marcante da cultura afro no Brasil é a questão dos diferentes temperos dados à culinária brasileira. Eles tiveram a capacidade de mesclar coisas da cozinha indígena com a europeia e transformar em comida brasileira. Ora, os escravos saíram de suas terras para um local diferente, sem trazer nada consigo. São pratos mais famosos da culinária afro-brasileira:

  • Acarajé;
  • Vatapá;
  • Bobó;
  • Feijoada (a famosa feijoada é citada como sendo um prato servido nas senzalas).
  • Azeite de dendê (tempero comum na culinária baiana);
  • Frutas e especiarias: coco, banana, pimenta malagueta e o café são produtos oriundos das terras africanas.

Expressões Culturais

Uma coisa que chama a atenção é a alegria do povo afro-brasileiro. Além da capoeira, que já é comum em várias partes do Brasil, mas enfaticamente no estado da Bahia. Os negros trouxeram estilos diferentes no quesito de moda e estilo. Sempre baseado nas culturas dos ancestrais, aderem penteados interessantes, como os dreadlocks, da cultura rastafári; o cabelo black power; os trançados; com balangandãs, dentre outros.

Música

Na música, predomina o samba, bem marcante na cultura brasileira, o que é uma herança dos afro-brasileiros. O estilo musical nasceu em meados da década de 1920; no Rio de Janeiro, surgiu e permitiu a criação de outros ritmos, tais como: o samba enredo, o samba de breque, o samba canção e a bossa nova.

Religião

O candomblé, religião afro-brasileira, assim como a umbanda, a macumba e o omoloko, foi deixado pelos escravos que adotavam o sincretismo para preservação desse culto. Na época do trabalho escravo, para que a adoração aos deuses africanos não cessassem, os negros usavam os santos da igreja católica, como forma de despistar a mão de ferro portuguesa. Por isso, se vê a mistura do candomblé com o catolicismo.

A cultura negra é algo que influenciou, não só o Brasil, mas diversas nações que usufruem da pluralidade do movimento negro. Nos Estados Unidos, o estilo dos negros é bem característico. O rap e hip hop são elementos que fazem parte do cotidiano do povo negro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (58.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com