TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

politicas socias e ambientais – n2funda

andré luiz fernandes – RA 262172015

jefferson henrique pereira de souza – ra 260042015

thiago ponce – ra 243642015

manifestações culturais afro-brasileiras

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

andré luiz fernandes – RA 262172015

jefferson henrique pereira de souza – ra 260042015

thiago ponce – ra 243642015

manifestações culturais afro-brasileiras

portfólio nº 2

Trabalho apresentado ao Curso Mecatrônica Industrial, Engenheria da Computação e Engeharia Civil da Faculdade ENIAC para a disciplina Políticas Socias e Ambientais.

Prof. Rosana Quitério

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

1-Elabore uma síntese da leitura prosposta com cerca de 20 linhas.

Influências ''afro-culturais”

Em relação a cultura afro-brasileira; temos em vista que, apesar de muitos obstáculos encontrados pelo período pós-abolição no Brasil, os legítimos africanos e seus descendentes, encontraram dentro das dificuldades impostas pela sociedade, meios para manifestar e organizar suas culturas, assim, tendo grande influência na sociedade brasileira.

As sociedades africanas tiveram sua história, por muito tempo esquecida; principalmente devido aos prévios conceitos sobre o continente africano, que eram em sua maioria, formados pelos europeus. Eles, porém, os viam como: uma sociedade sem história e não civilizada; concluindo, então, que não possuíam os mesmos padrões sociais e semelhanças aos europeus.

No entanto, após esse período de opressão em que foram inerentes ao sistema escravista, os africanos e descendentes, convivendo com brancos e outros nacionais, encontraram meios de manifestar as suas culturas, dessa forma, tendo influência na sociedade brasileira. Ao mesmo tempo em que os negros se uniam contra a segregação racial e a discriminação, não deixaram de lado suas manifestações culturais, como por exemplo, a capoeira e os maracatus; os gêneros musicais como, o samba; e suas crenças como, o candomblé.

Os negros, portanto, em meio as várias diversidades, conseguiram tomar espaço, reivindicando seus direitos de cidadãos dentre uma sociedade que agora, também era sua por direito, impondo sua influência, que finalmente teve como módulo a democracia e nos deixando, o que hoje em dia chamamos de cultura afro.

2. procure um artigo ou notícia que tenha o objetivo de ressaltar a cultura negra no Brasil, reproduza-o (pode escanear ou copiar) e teça um comentário com cerca de 10 linhas, ressaltando a importância do tema.

Cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária.

Somente a partir do século XX, manifestações, rituais e costumes africanos começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais.

Música

A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do País e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com