TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teórica ponto de vista de Weber sobre o domínio

Artigo: Teórica ponto de vista de Weber sobre o domínio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Artigo  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas: Coronelismo , enxada e voto “E assim nos parece este aspecto importantíssimo do ‘coronelismo’, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os ‘coronéis’, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro, a situação política dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui, em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça. É claro, portanto, que os dois aspectos – o prestígio próprio dos ‘coronéis’ e o prestígio de empréstimo que o poder público lhes outorga – são mutuamente dependentes e funcionam ao mesmo tempo como determinantes e determinados. Sem a licença do ‘coronel’ – firmada na estrutura agrária do país –, o governo não se sentiria obrigado a um tratamento de reciprocidade, e sem essa reciprocidade a liderança do ‘coronel’ ficaria sensivelmente diminuída”. Fonte: LEAL, V. N., Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Omega, 1986, 5ª ed., p. 43. 1- Weber, em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros. Identifique e justifique o tipo de dominação presente no texto. 2- Pode-se afirmar, na perspectiva weberiana, que o patrimonialismo é um entrave à modernidade? Justifique.

Questão de múltipla escolha: O texto abaixo, retirado do livro Carisma e Êxtase, de Charles Lindholm, caracteriza bem um dos tipos de dominação legítima de Weber. Marque a opção que melhor o explique: O Servidor Possuído É um grande erro dizer que as populações são controladas apenas pelo medo. Ao contrário, tudo indica que no começo de todas as grandes civilizações,incluindo as modernas, houve um investimento extraordinário de amor, de servidão voluntária por parte de quem dirige e também de quem segue. Esta imagem do líder é portanto distinta da delineada por Maquiavel, com sua famosa frase “é muito mais seguro ser temido do que ser amado”.

A) Dominação tradicional, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

B) Dominação carismática, baseada na veneração extra cotidiana do heroísmo ou do caráter exemplar de uma pessoa.

C) Dominação carismática, baseada na crença nas tradições vigentes e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade.

D) Dominação racional-legal, baseada na legitimidade das ordens legais e do direito de mando dos que, em razão dessas ordens, são nomeados para exercer a dominação.

E) Dominação racional-legal, baseada na veneração extra cotidiana do heroísmo ou do caráter exemplar de uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com