TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PESSOAS, SUAS CARATERISTICAS E PERCEPÇÕES

Por:   •  6/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

AS PESSOAS, SUAS CARATERISTICAS E PERCEPÇÕES

AULA 3

A necessidade de tomada de uma decisão sempre ocorre em relação a um problema. Decisão é a escolha que se faz entre duas ou mais alternativas.

Um problema existe quando se verifica uma discrepância entre o estado atual das coisas e seu estado desejável, o que exige uma avaliação do fluxo de ação alternativos para atingir esse estado desejável.

Admitir a existência de um problema e a necessidade de se tomar ou não uma decisão da pessoa no momento, depende da pessoa responsável pelo problema.

A forma com as pessoas tomam decisões e a qualidade de suas escolhas dependem muito das suas percepções, de como ela interpreta os dados e fatos de determinada situação.

Percepção é  processo pelo qual o individuo organiza e interpreta suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu meio.

O que uma pessoa percebe pode ser muito diferente da realidade objetiva.

Toda as decisões exigem interpretação e avaliação de informações.

Os dados vêm de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados. Quais são relevantes e quais não são para a tomada de decisão naquela situação.

O processo de percepção para a tomada de decisão individual afetará a solução final encontrada.

FATORES QUE INFUENCIAM A PERCEPÇÃO

São três os fatores que influenciam na percepção: o perceptor (aquele que percebe), o alvo (a pessoa ou fato a ser a observado) e a situação ou contexto.

[pic 1]

No perceptor

São características pessoais que agem como filtros no momento da perceber uma situação. É um processo inconsciente.

Se você espera que jovens sejam indisciplinados, que funcionário público seja inescrupuloso, que "patrão" só "ferre" o funcionário, é desse forma que você vai percebê-los, independente de eles possuírem ou não esses traços.

No alvo

São aspectos externos, fora do controle do perceptor.

Pessoas que falam alto chamam mais atenção do que aquelas mais quietas; pessoas com roupas coloridas chamam mas atenção do que aquelas com cores mais neutras; o que é novidade chama mais atenção ao que já nos é mais familiar etc.

É comum o RH propor a troca de funções temporárias para treinamento de sensibilização, por exemplo, o financeiro ficar no lugar do vendedor e vice e versa, para que cada um perceba como é o cenário do outro. Isso ajuda na prestação de serviço de um para o outro no dia a dia.  

Na situação

Essa variável é totalmente fora do controle do tomador de decisão.

Refere-se ao momento (contexto) que permeia aquele fato que requer a tomada de decisão.

Uma moça de 25 anos maquiada e com roupa de gala em um casamento numa noite de sábado é visto como "normal", pelo contexto. Mas, se essa mesma moça se apresentar dessa mesma forma na 2ª feira pela manhã no escritório, certamente chamaria a atenção.

O observador e o alvo não mudaram da noite de sábado para a manhã de 2ª feira, mas a  situação (contexto) é diferente.

A pandemia de Coronavirus que infelizmente estamos vivendo no Brasil e mundo agora, é um exemplo, dos fatores explicados acima.

A situação e a forma de lidar com ela, para tomada de decisão, vai variar de pessoa para pessoa, que pode ser influenciada pelos fatores do perceptor, do alvo e da situação.

A nossa mente atua dessa forma, sem o nosso controle consciente. Por isso conhecer esse mecanismo nos faz ficar mais atentos para poder tomar decisões mais coerentes e acertadas.

JULGAMENTO DAS PESSOAS

Ao observamos uma pessoa, tentamos explicar os motivos que geraram o seu comportamento.

Nossa percepção e julgamento serão bastante influenciados pela suposição que fazemos sobre seu estado de espírito. Tentamos determinar se a causa deste comportamento é interno ou externo.

Causas internas: é vista como de controle do indivíduo.

Causas Externas: provocada por uma situação enfrentada pelo individuo, fora do seu controle.

Se um funcionário chega atrasado, seu líder pode achar que ele ficou na farra a noite toda, dormiu tarde e perdeu a hora. Mas pode, também, imaginar que o atraso se deve a um engarrafamento de transito causado por um acidente.

Existem 3 fatores determinantes para decidir se o fator é externo ou interno: 1) diferenciação,  2) Consenso e 3)Consistência.

1. Diferenciação

O comportamento desse funcionário hoje é diferente do que ele apresenta nos outros dias? Ele sempre chega atrasado? Se sim, a causa é interna, o comportamento está sob controle do funcionário, que não é disciplinado com horário. Se, ao contrário, ele não tem esse comportamento normalmente, a causa deve ser externa, pois é diferente do que ele sempre apresentou.

2. Consenso

Ainda no exemplo acima, se muitos funcionários que fazem o mesmo caminho, também chegaram atrasados, o consenso é alto, acredita-se que a causa é externa. Mas, se dentro desse grupo, apenas esse funcionário chegou atrasado, conclui-se que a causa é interna.

3. Consistência

Busca-se ver a coerência no comportamento do funcionário. Ele age sempre da mesma forma ou é uma pessoa que raramente se atrasa?

Quanto mais consistente o comportamento, mais inclinado fica o perceptor atribuir o comportamento a causas internas.

Pode ocorrer situações no Perceptor (líder, por exemplo) que pode gerar avaliação errada da situação.

SIMPLIFICAÇÃO NO JULGAMENTO DAS OUTRAS PESSOAS

A mente usa atalhos para simplificar o processo de julgamento dos outros. Por um lado é bom, pois agiliza a tomada de decisão, por outro lado é ruim, pois pode levar à distorções de julgamento, ocasionados por situações como as citadas na sequencia.

Percepção seletiva

Como são muitos os estímulos que recebemos, tendemos a interpretar seletivamente o que vemos., com base nos próprios interesses, experiências e atitudes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com