TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS VERIFICAÇÕES DE TAYLOR E FAYOL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.833 Palavras (12 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

SÃO PAULO - UNIDADE CAMPO LIMPO

CIÊNCIAS CONTABÉIS

ATPS – TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

SÃO PAULO - SP

Novembro de 2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

SÃO PAULO - UNIDADE BRIGADEIRO

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Teoria da Administração, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade pratica supervisionada.


[pic 2]

Prof.ª Rodrigo

EQUIPE

Andressa Reis de Souza

RA:1299100675

Adriana Alcântara de Paula

RA: 9911154374

Geiziane Oliveira De Andrade

RA: 9092483327

Jaqueline de Oliveira Andrade

RA: 9855492030

Sibele Medeiros dos Santos

RA: 8874424857

Tatiane Dias Costa

RA: 8874421816

Rael Rodrigues Carvalho

RA: 8056784958

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO4

AS PRINCIPAIS VERIFICAÇÕES DE TAYLOR E FAYOL5

ANALOGIA DE TAYLOR E FAYOL COM A EMPRESA JC 8

MELHORIAS A SEREM FEITAS NA JC CONFECÇÕES9

CUSTOS E RECEITAS DE PRODUÇÃO 10

ORGANOGRAMA 12

FORMULARIO DE CONTROLE 13

ORGANIZAÇÃO 14

PROCESSOS, FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E PLANEJAMENTO 15

CONCLUSÃO 19

        


INTRODUÇÃO

Administração é simplesmente o ato de trabalhar com e através de pessoas, para realizar os objetivos, tanto da organização quanto de seus membros. Nessa ATPS iremos abordar os princípios da administração, focando nas concepções de Taylor e Fayol, sobre a empresa JC confecções, ressaltando os principais pontos da administração que se alastram sobre os dias atuais.

AS PRINCIPAIS VERIFICAÇÕES DE TAYLOR E FAYOL

[pic 3]

 Taylor foi um engenheiro mecânico e operário, é considerado o pai da administração cientifica por propor a utilização de métodos científicos para diminuir a fadiga e os problemas de saúde dos trabalhadores, seu foco era eficiência e eficácia na administração industrial.  Taylor desenvolveu a organização racional do trabalho, pensava que os funcionários da frente de produção precisavam seguir regras a fim de alcançar resultados, de forma que a empresa JC confecções necessita As preocupações de Taylor era eliminar o desperdício, elevar os níveis de produtividade, outros princípios de Taylor eram:

  • Princípios de planejamentos;
  • Princípios do preparo;
  • Princípios de controle;
  • Princípios de execução.

Ênfase na eficiência do processo produtivo e na economia de recursos, de acordo com Taylor, a implantação da Administração Científica deve ser gradual e obedecer a certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízos aos patrões. Essa implantação requer um período de quatro a cinco anos para um progresso efetivo.

Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior, como esta acontecendo na empresa JC confecções.

Fayol fundador da teoria clássica da administração, o pai da ideia da organização estrutural, e é considerada pioneira da administração, sua teoria caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional pela visão do homem econômico e pela busca máxima de eficiência. Ele definiu 6 funções empresariais como o conjunto de operações que toda empresa possui mantendo organização para por em prática, seriam eles:

  • Funções Técnicas;
  • Funções Comerciais;
  • Funções Financeiras;
  • Funções de segurança;
  • Funções Contábeis;
  • Funções Administrativas.

Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.

Taylor e Fayol tinham os mesmo objetivos de melhorar á eficiência no trabalho, acreditava nas pessoas, o processo era cada pessoa ter um supervisor, assim o trabalho era dividido. Eles concordavam que o gerenciamento tinha que ser separado pela execução, pois o superior observava os movimentos e execuções dos serviços dos operários, podendo orientar quando necessário, ganhando produtividade. Na empresa JC confecções os irmãos veem apresentando de certa forma uma diferença como Taylor e Fayol, porém não estão sabendo colocá-los em prática por não ter experiências administrativas, a empresa esta passando por dificuldades, os donos não têm mais controle sobre a empresa, precisa de uma boa administração. Depois da revolução industrial, com a troca de mão de obra manual pelas maquinas e o aumento das organizações, o interesse por uma administração mais competente e sistemática, crescia. E assim, a administração foi dividida em duas etapas, a administração cientifica do Taylor e a clássica do Fayol

Na teoria de Taylor existia 4 conceitos básicos, que seria: Pagar salários de acordo com cada função, ter um Know How, ou seja um método de pesquisa para obter melhores resultados nas tarefas, os funcionários seriam treinados para cada função exercida e um bom relacionamento entre a administração e os funcionários.

Fayol levava seu conhecimento para toda a organização e tinha por objetivo organiza-las de acordo com cada função. Escreveu o livro " Administração industrial e geral ", onde em seu modelo de administração citava 5 funções, entre elas: organizar metas para a empresa e como seria alcançadas, Saber lidar com os recursos da organização, dar ao subordinado funções que ele foi designado, coordenar as metas que foram colocadas como objetivo a ser alcançado e controlar que o funcionário seja compatível com o que a empresa espera dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (319.5 Kb)   docx (99.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com