TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RECOMPENSAS E REMUNERAÇÕES

Por:   •  20/8/2020  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

O salário é uma retribuição em dinheiro que a empresa paga em troca do serviço prestado pelo funcionário.

O salário pode ser dividido em: Remuneração Básica, Incentivos Salariais e Benefícios.

• Remuneração Básica: É o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora. No holerite vem discriminado um determinado valor que é aquele pelo qual o funcionário foi registrado em carteira.

• Incentivos Salariais: São aqueles programas diferenciados que a empresa concede aos seus funcionários ou alguns deles para recompensar o bom desempenho em seus cargos dentro da organização.

Cada uma deve desenvolver um pacote de recompensas para motivar os seus colaboradores adaptada segundo as necessidades de cada organização. Sabemos que o objetivo principal dos incentivos salariais é motivar os colaboradores no exercício de suas funções.

• Benefícios: É tudo aquilo que você recebe e que não está embutido no seu salário básico. São exemplos: as férias com duração de 30 dias, uma vez por ano; o seguro de vida que a empresa paga; o vale transporte concedido para o percurso de sua casa até a empresa; o ticket alimentação e muitos outros. Sendo alguns benefícios obrigatórios por lei, já outros são de iniciativa da própria empresa.

Remuneração variável: Chamamos de remuneração variável, móvel ou flexível a parcela do salário atrelada ao desempenho profissional do trabalhador, do setor ou da empresa, e que pode variar ao longo do tempo. A parte móvel pode ter várias modalidades, tais como sugestões premiadas, participação acionária, participação nos lucros e resultados, bônus, comissões e prêmios. Este tipo de remuneração reajusta ao seu desempenho e ao alcance de metas e resultados, funcionando como motivação intrínseca, ou seja, como fator motivacional, dando ênfase à auto realização pessoal, na medida em que premia o bom desempenho e incentiva o desempenho excepcional.

Remuneração por habilidades: A remuneração por habilidade tem como foco pagar o salário baseando-se naquilo que o colaborador sabe fazer e não no cargo desempenhado. Este tipo de plano pode ser distribuído de duas formas: planos baseados no conhecimento e baseados em multi habilidades.

Remuneração por competência: O modelo de remuneração por competência é similar ao sistema de remuneração por habilidades. A principal diferença é que a remuneração por habilidade é mais aplicada a cargos operacionais e a remuneração por competências a cargos gerenciais. Para que o indivíduo seja avaliado como competente é necessário que a empresa forneça as condições necessárias de trabalho. Portanto, para remunerar um colaborador por competência é fundamental que a empresa propicie a este trabalhador todos os recursos – físicos e de treinamento – para que ele possa cumprir com as metas organizacionais.

Remuneração por valor agregado: Um programa de remuneração por valor agregado, também chamado de cadeia de valor, é aquele em que os componentes do pacote de remuneração (benefícios, pagamento de base, incentivos, etc.) criam, tanto separadamente quanto em conjunto, valor para a empresa e para seus funcionários.

Remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com