TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS REFLEXÕES MEMORIAL

Por:   •  29/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

REFLEXÕES MEMORIAL

FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA

Atividade 01: Nos períodos das primeiras experiências educacionais no Brasil, a figura do funcionário de escola era coberta por uma invisibilidade característica do período. Não existia o funcionário de escola com suas funções bem concretas como hoje em nossas escolas, e aos que exerciam essa função era destinado somente o trabalho pesado e braçal. Por que era assim? Em que se baseava esse cenário? Qual o motivo para isso?

Reflexão

A princípio a educação no Brasil Colonial organizou-se, de início, em torno dos jesuítas e, depois, orientou-se pelo modelo das reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal. A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados.

 Nesse cenário, acredito que o profissional dessa época era visto como um simples “escravo” devido a ideia que perpetuava na época que o detentor de todo o processo educativo era a figura do professor jesuíta acreditava-se que só o professor poderia participar do fazer pedagógico.

E havia uma discriminação em forma de preconceito como os “ajudantes” da escola” vistos como não capazes de educar.

Tinha-se a ideia de que educar significava apreder a  ler e escrever e só quem seria capaz de ensinar seria os padres, ou seja a igreja.

Defendo a ideia de que o real motivo para não democratizar o ensino seria o medo da igreja de que seus seguidores alcançassem o conhecimento que na época era restrito a um pequeno grupo.

Atividade 2: Gestão democrática e educação de qualidade estão diretamente relacionadas, a segunda não pode se efetivar sem a primeira. Você concorda com essa afirmativa? Reflita e escreva suas reflexões no seu espaço on-line.

Reflexão

SIM. Todas as ações de uma escola devem ser pensadas e refletidas por todos os sujeitos envolvidos no processo educativo isso que dizer que todos(pais, professores, estudantes e funcionários) devem ter  a participação efetiva para o sucesso dos alunos. Esta participação incide diretamente nas mais diferentes etapas da gestão escolar (planejamento, implementação e avaliação) seja no que diz respeito à construção do projeto e processos pedagógicos quanto às questões de natureza burocrática como conselho fiscais, de classe, dentre outros.

Atividade 3: Gestores, coordenadores, professores, pais, alunos, comunidade, cada um tem seu papel e seu compromisso com o processo educativo, incluindo o processo de democratização da gestão escolar. Se cada papel não for exercido efetivamente esse processo não se cumpre, ou se cumpre de forma insatisfatória.

Assim também é com o funcionário de escola, que não pode estar fora desse contexto, uma vez que compõe o quadro da comunidade escolar e constitui peça fundamental na efetivação dessa democratização. Como hoje você vê a atuação do funcionário escolar nesse processo? Esse sujeito está cumprindo seu papel? Sua atuação se relaciona às ações necessárias à construção da gestão escolar democrática? O que é necessário fazer, em sua função de funcionário de escola, para que a escola em que trabalha seja efetivamente democrática?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com