TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da Estrutura Organizacional

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.244 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS/1º SEMESTRE

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA Empresa ASTRO PAINÉIS E Luminosos ltda.

[pic 3]

                                                 PIMENTA BUENO / 2016

ROGÉRIO GAMA PIRAÍ

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA Empresa astro painéis e luminosos ltda.

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina

-Comportamento, Clima e Cultuta (1º semestre) – prof Elisete A.Z. de Oliveira/Gisleine Fregoneze                                       - Metodologia Científica – prof Gisleine Fregoneze/MariluciaRicieri                                                   - Psicologia Organizacional e gestão de pessoas – prof Ana Celi Pavão e Mônica M. Silva

                                   PIMENTA BUENO -RO/2016


SUMÁRIO

  1. Introdução..............................................................................03
  1. Desenvolvimento...................................................................04

    2.1 - Aspectos da estrutura organizacional.............................04

     2.2- Modos de gestão................................................................05

    2.3 - Problemas identificados....................................................06

    2.4 - Análise dos problemas identificados..............................07

    2.5 - Sugestões de melhorias....................................................08

    3 - Conclusão..............................................................................09

     Referências Bibliográficas.......................................................10

   

     


1-INTRODUÇÃO

              A produção textual exposta aqui é um modelo de diagnóstico organizacional e foi elaborado a partir de entrevistas com 01 (um) funcionário da área administrativa, Astro Painéis e Luminosos Ltda., esta situada na cidade de Pimenta Bueno – Rondônia há 38 anos onde atua no ramo de Publicidade, com especialização Artes Visuais em Painéis e Luminosos (propaganda).

             O estudo realizado na empresa nos ajuda a compreender melhor como funciona as organizações de acordo com sua estrutura organizacional e traz a oportunidade de vivenciar a prática aliada com a teoria que foi estudada ate o momento.

Na empresa em questão, foi observada a sua rotina, relacionando teoria e prática, identificando fatores e práticas estratégicas da organização, bem como análise crítica e imparcial do resultado obtido com o trabalho desenvolvido.

             Os itens principais abordados nesta pesquisa foram: Aspectos da Estrutura Organizacional, os Modelos de Gestão, Identificação de Problemas Existentes, Análise Critica destes Problemas e Proposta de Sugestões para Melhorias.

             Tendo como objetivo principal a observação dos pontos fortes, pontos fracos, Quero demonstrar que um diagnóstico organizacional de características básicas é primordial para uma boa gestão levando em consideração sempre o conhecimento como fator fundamental.

2- DESENVOLVIMENTO

             

                A empresa Astro Painéis e Luminosos Ltda., está situada na cidade de Pimenta Bueno – RO, onde atua no ramo de Publicidade, com especialização em  Painéis e Luminosos onde o setor de atuação da empresa está na prestação de Serviços e está classificada como Micro Empresa com faturamento de aproximadamente 310,000,00(trezentos e dez mil reais) por ano e atua no mercado com 09(nove) funcionários diretos

             

                 A empresa encontra-se em um grande Barracão bem arejado e localizado na Cidade pertencente ao proprietário que oferece excelentes serviços usando máquinas de impressão de Artes de última Geração para produção de Painéis e Luminosos, tendo com isso maior competitividade no mercado onde existe apenas 01 (um) concorrente no mesmo seguimento na Cidade.

2.1- Aspectos da estrutura organizacional

              A empresa é administrada por 01(um) Gerente que atua em 03(três) funções: setor financeiro, Comercial e Técnica.

              Na empresa não tem um organograma formal, o que gera uma falta de descrição de cargos e funções, principalmente na área administrativa onde um dos  funcionários (gerente) exerce o comando das tarefas para seus colaboradores, mas não existe uma definição de funções. Todos fazem tudo, que é coordenado pelo Gerente.

             Na área comercial o Gerente é quem executa as tarefas de vendas, acordo de negócios, compras, preços e prazos. E este mesmo também coordena as áreas de produção e prestação de serviços, onde sim acontece a distribuição e definição de funções, onde são delegadas responsabilidades a todos os membros da equipe, sendo todos coordenados pelo Gerente.

             O setor de Recursos Humanos da empresa é responsabilidade do escritório de contabilidade, que presta assessoria à empresa, sendo auxiliado por um colaborador da empresa que trabalha no escritório da empresa na função Administrativa.

2.2- Modos de gestão

             As características do modelo de gestão da empresa é de uma liderança centralizadora, limitando à política de vendas e metas de mercado a serem atingidas, ocasionando com isso uma perda de identidade organizacional.

             Mesmo diante de tanta autoridade, a comunicação na empresa é informal e mesmo assim funciona de forma rápida, direta e eficaz e acontece sempre no início da jornada de trabalho, programando tarefas diárias e semanais, geralmente por quadro de Tarefas a ser executadas e ordenada por data.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (230.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com