TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AT. CONTEXTUALIZADA OSM NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  1/5/2020  •  Dissertação  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Quando passamos por um processo de transição, é impossível que não façamos comparações do anterior com o atual e vice e versa. Com política não seria diferente.

Qualquer esforço de compreensão da história política brasileira contemporânea passa pela comparação entre os governos Lula e Bolsonaro. Nesses 30 anos de “Nova República”, com a exceção desses dois, nenhuma outra liderança política brasileira teve um “ismo” para chamar de seu.

Dezesseis anos separam 2003 de 2019, onde muita coisa mudou. Eram momentos de transição, de virada na página da história. Com Lula, o Brasil mudou do ensaio neoliberal para a social democracia. Em 2003, teve início uma era de prosperidade geral, de conciliação nacional. Nenhum grupo social perdeu com o governo Lula. É certo que uns ganharam mais que outros, como acontece em toda sociedade capitalista. Já 2019 começou sob os efeitos de uma grave crise política e econômica que estaria longe de terminar.  Com Bolsonaro, o Brasil está transitando da social democracia para algo que ainda não tem nome, mas que na minha opinião, é assustador. 

Fonte de referência: Revista Fórum


A) Considerando o contexto presente, na sua opinião haveriam ações que caso o novo governo tome, beneficiaria toda a população? Se sim, quais e por quê?

B)Considerando o cenário atual, quais as ações que poderiam retomar o crescimento econômico e permitir que o país volte a gerar emprego? Por quê?

Claramente sim.

Algumas ações que beneficiariam a população de forma geral, seria firmar alguns acordos internacionais, dentre eles, os que beneficiariam o nosso país:

1°  Isenção de Vistos para turistas (EUA, Austrália, Canadá e Japão). Assim como alguns países turísticos fazem, o Brasil resolveu isentar a apresentação de Visto de entrada de turistas para estes países visitarem o Brasil, com intuito de incentivar geração de empregos.

2°  Declaração de apoio à entrada do Brasil na OCDE - foi prometido por Trump a Bolsonaro dar apoio ao Brasil para entrar na OCDE (Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico. O  Brasil passaria a ter um selo para desenvolvimento econômico), ou seja,  faz parte do clube de países que implementam boas práticas tanto fiscais, quanto para economia provada ( para atração de novos investidores, para abertura da economia).

3°  Reforma da Previdência. Essa proposta visa, reduzir desigualdades em aposentadorias de trabalhadores privados e públicos, onde ricos e pobres deverão se aposentar com a mesma idade.

Todas essas ações (em tese) poderão favorecer o nosso país. Visando favorecer a economia.

Fontes de Referência:

https://veja.abril.com.br/politica/todas-as-medidas-tomadas-pelo-governo-bolsonaro-ate-agora/

https://www.youtube.com/watch?v=eqIlvPFeAYs

- Willam Waack

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/03/apos-elogios-e-concessoes-de-bolsonaro-trump-apoia-entrada-do-brasil-na-ocde.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com